Levando em consideração apenas alguns fatores, é possível fazer um bom negócio tanto para quem vende o veículo quanto para quem compra
Para quem possui automóveis antigos e quer adquirir um modelo novo, a revenda ainda é o caminho mais recomendado. Mas, para que o veículo ganhe uma avaliação positiva e chame a atenção de possíveis compradores, é preciso analisar diversos fatores que podem impactar no fechamento de um bom negócio.
Critérios para preço de revenda
Entre os diversos fatores que são avaliados na revenda de um veículo, existem três principais.
- Quilometragem: veículos com baixa rodagem costumam ter um desgaste menor do que automóveis mais “rodados”.
- Ano de fabricação: como modelos mais recentes não tiveram tempo de ser tão usados, isso pode indicar maior conservação.
- Estado de conservação do veículo: ter um veículo em boas condições pode indicar que o novo dono não terá problemas com o carro, o que facilita a negociação de um bom valor de revenda.
A manutenção também é algo essencial no momento da revenda. Ter os registros de revisões e consertos pode dar mais confiabilidade ao carro e ajudar na negociação de preços mais altos. Além disso, fatores como estado da lataria e do interior também pesam muito na avaliação, já que são os indicadores de cuidado com o automóvel, ou da falta dele.
Um ponto interessante na hora da revenda é fazer com que o carro conte com equipamentos adicionais, como, por exemplo, sistemas de conectividade ou itens de conforto, entre outros. Esses pequenos detalhes podem influenciar na cotação e até mesmo aumentar o valor do automóvel durante a negociação.
Dicas para valorizar o veículo na revenda
Apesar de parecer algo de outro mundo, algumas medidas simples podem gerar uma diferença significativa para quem pensa em vender um carro usado. Entre elas, fazer uma limpeza completa, interna e externamente, ajuda na apresentação e passa a primeira impressão de que o carro recebeu cuidados básicos.
Realizar pequenos reparos também ajuda. Ajustar riscos e imperfeições na pintura, trocar lâmpadas queimadas e até mesmo reparar vidros trincados podem melhorar o visual. Além disso, passar o automóvel por uma revisão antes de anunciá-lo e apresentar a nota fiscal ao possível comprador também é uma estratégia para aumentar a confiança e reduzir objeções.
Outro ponto que ajuda na negociação é ter toda a documentação organizada, como IPVA, licenciamento e comprovantes de manutenção, deixando a transação mais transparente e atrativa para os possíveis compradores. Manter o automóvel em boas condições, com histórico claro e sem pendências, pode ajudar a vender carro rápido.
Portanto, desde o visual até a revisão mecânica, tudo precisa ser pensado em favor da credibilidade do veículo. Dessa forma, é possível aumentar o valor percebido, o que facilita a negociação. Com estratégia e atenção, é possível transformar um processo complicado em algo seguro e eficiente que renda uma boa negociação para ambos os lados.