Home Estilo de vida Saúde Descarte de medicamentos: o que fazer com comprimidos que não serão mais usados?
Saúde

Descarte de medicamentos: o que fazer com comprimidos que não serão mais usados?

Envie
Descarte de medicamentos: o que fazer com comprimidos que não serão mais usados?
Medicamentos precisam ser descartados corretamente para evitar impactos ambientais e sanitários Créditos: Istock
Envie

Brasil está entre os países que mais consomem medicamentos; conheça três formas seguras de descarte
Com o crescimento do consumo de medicamentos, aumenta a preocupação com o descarte e o gerenciamento adequado desses resíduos. Isso reforça a necessidade de medidas eficazes para evitar impactos ambientais e sanitários. Segundo o Conselho Federal de Farmácia, o Brasil está entre os 10 países que mais consomem medicamentos no mundo, atingindo a marca de 162 bilhões de doses comercializadas.
Você já encontrou um medicamento vencido no fundo da bolsa ou esquecido em uma gaveta? Nesses momentos, surge a dúvida: qual é a forma correta de descarte? Seria no lixo comum, na descarga do banheiro ou existe um local apropriado? 
“De acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), os medicamentos são classificados como Grupo de Risco B. Isso significa que são resíduos que contêm produtos químicos que podem oferecer riscos à saúde pública e ao meio ambiente, dependendo de características como inflamabilidade, corrosividade, reatividade e toxicidade”, explica a supervisora de produção da Prati-Donaduzzi, Graziele Brezolin.
Três formas para o descarte correto
Muitas pessoas acreditam que descartar medicamentos pela descarga evita a contaminação de profissionais que lidam com o lixo comum. No entanto, essa prática pode contaminar a água e o solo. Por isso, é fundamental adotar métodos que minimizem os riscos. 
1- Pontos de coleta em farmácias 
As farmácias geralmente possuem locais específicos para coleta de medicamentos vencidos ou em desuso, que são encaminhados ao lixo hospitalar. “O lixo hospitalar é direcionado a aterros sanitários apropriados, onde os resíduos são incinerados ou esterilizados, reduzindo as substâncias presentes nos medicamentos”, acrescenta Graziele.

2- Unidades Básicas de Saúde e hospitais
O descarte em lixo comum, seja em casa ou na rua, apresenta risco de contaminação ao ser destinado para aterros sanitários e lixões. Dessa forma, o ideal é optar por descartes em Unidades Básicas de Saúde (UBS) e hospitais, garantindo que os resíduos sejam descartados corretamente no lixo hospitalar. 
3- Logística reversa na indústria farmacêutica 
Outra opção é buscar uma empresa farmacêutica na sua região, caso haja alguma na sua cidade. É o que acontece para aqueles que moram na região Oeste do Paraná, onde a Prati-Donaduzzi recebe em Toledo, medicamentos da comunidade para assegurar o descarte adequado. 
“Ao recebermos os medicamentos, proporcionamos à comunidade um local seguro para descarte, oferecendo mais uma alternativa que diminui os riscos de poluição ambiental”, finaliza a supervisora de produção. 

Sobre a Prati-Donaduzzi

A Prati-Donaduzzi, indústria farmacêutica 100% nacional, é especializada no desenvolvimento e produção de medicamentos. Com sede em Toledo, Oeste do Paraná, produz aproximadamente 13 bilhões de doses terapêuticas por ano e gera mais de 5 mil empregos. A indústria possui um dos maiores portfólios de medicamentos genéricos do Brasil e desde 2019 vem atuando na área de Prescrição Médica, sendo a primeira farmacêutica a produzir e comercializar o Canabidiol no Brasil.
Envie
Artigo relacionado
Com 300 casos por 100 mil habitantes, SP entra em epidemia de dengue
Saúde

Com 300 casos por 100 mil habitantes, SP entra em epidemia de dengue

O estado de São Paulo atingiu nesta sexta-feira (21) o marco de 300 casos...

Saúde cria programa especial para atingidos no desastre de Mariana
Saúde

Saúde cria programa especial para atingidos no desastre de Mariana

O Ministério da Saúde anunciou a criação do Programa Especial de Saúde...

RELÓGIO BIOLÓGICO MASCULINO: O IMPACTO DA IDADE NA FERTILIDADE E AS ALTERNATIVAS PARA PRESERVAÇÃO
Saúde

RELÓGIO BIOLÓGICO MASCULINO: O IMPACTO DA IDADE NA FERTILIDADE E AS ALTERNATIVAS PARA PRESERVAÇÃO

Embora a fertilidade masculina tenha sido historicamente considerada menos suscetível ao fator...

Mariza Faria realizará encontro de empreendedorismo para profissionais de saúde em Vitória, ES
Saúde

Mariza Faria realizará encontro de empreendedorismo para profissionais de saúde em Vitória, ES

Evento exclusivo acontecerá na sexta-feira, dia 21, no Coco Bambu e promete...