Home Notícias Defesa Civil do Rio Grande do Sul alerta para chuva após onda de calor
Notícias

Defesa Civil do Rio Grande do Sul alerta para chuva após onda de calor

Envie
© Alex Rocha/PMPA
Envie

O Rio Grande do Sul vivencia, nesta semana, sequências de alertas de chuva e de calor intenso. Ao mesmo tempo em que o início do ano letivo foi adiado, devido às altas temperaturas registradas no estado, alertas de chuvas têm sido emitidos, em especial para o sul e para a área central gaúcha.

A Defesa Civil do estado divulgou nesta terça-feira (11) um alerta para “chuva pontualmente forte” acompanhada de raios, rajadas de vento e eventual queda de granizo. O alerta abrange, em especial, áreas ao sul e ao centro; da Campanha, Costa Doce e dos vales

“Caso seja surpreendido pelo tempo severo, busque abrigo. Se estiver em casa, feche bem portas e janelas. Durante os temporais, retire da tomada os eletroeletrônicos. Abrigue animais e mantenha-os em segurança”, alertou, por meio de nota, a Defesa Civil.

Calor

Além de chuvas, o estado vive dias, também, de altas temperaturas. O calor é tamanho que levou a Justiça a adiar o início das aulas da rede estadual, atendendo a pedido do Centro dos Professores do Estado do Rio Grande do Sul (CPERS).

A previsão inicial era de que o ano letivo começasse na segunda-feira (10). Caso a decisão não seja revista, a expectativa é de que as aulas iniciem no dia 17 de fevereiro.

O governo do estado recorreu da decisão liminar, por meio da Procuradoria-Geral, e agora aguarda decisão da Justiça, no sentido de definir qual será a data exata para o início das aulas.

Segundo a presidente da Cpers, Rosane Zan, o calor extremo, previsto para os próximos dias, representa um sério risco à saúde de educadores e estudantes. Rosane chamou atenção para a estrutura precária das escolas estaduais.

“A maioria das salas de aula não possui ar-condicionado e, em muitos casos, nem mesmo ventiladores suficientes para amenizar o calor”, disse Rosane Zan. “Sem condições adequadas, professores, funcionários e estudantes seriam forçados a enfrentar um ambiente insalubre, agravando ainda mais os riscos à saúde”, acrescentou.

Fonte

Envie
Artigo relacionado
Notícias

Profissionais com 50 anos ou mais estão na mira das contratações dos supermercados

No ano passado, as empresas contrataram, segundo o Cadastro Geral de Empregados...

Notícias

Pequim+30: sociedade civil vê retrocesso na igualdade de gênero

Instituições que representaram a sociedade civil na delegação oficial brasileira durante a...

Notícias

Andrea Schwarz compartilha como transformar desafios em asas: “Somos nós que escolhemos como nossa história será escrita”

Com 435 mil seguidores no Instagram, autora promove autoconfiança, transformação e propósito...

Notícias

PF repatria bebê que estava em Portugal e foi vítima de tráfico humano

A Polícia Federal (PF) concluiu nesta segunda-feira (24) Operação Pérola, que resultou na repatriação...