Home Cultura Leitura “De galinha a gavião”: Juliana Rosa lança livro que traduz os entraves da economia brasileira para todos os públicos
Leitura

“De galinha a gavião”: Juliana Rosa lança livro que traduz os entraves da economia brasileira para todos os públicos

Envie
Divulgação
Divulgação
Envie

Com linguagem acessível e entrevistas com os maiores especialistas nos temas abordados, obra publicada pela Editora Nova Fronteira amplia o debate econômico para quem não é da área

Com mais de 25 anos de carreira no jornalismo econômico, Juliana Rosa acaba de lançar o livro “De galinha a gavião: como impulsionar o voo da economia brasileira”, pela Editora Nova Fronteira. A obra nasce de um termo recorrente no meio econômico, os chamados “voos de galinha”, e propõe uma reflexão direta: por que a economia brasileira voa alto por algum tempo, depois volta para o chão? “É um crescimento econômico de curto prazo que não se sustenta ao longo do tempo. O Brasil tem feito voos de galinha desde a década de 1980, o que tem nos privado de uma qualidade de vida melhor”, afirma a autora.

O primeiro evento de lançamento foi em São Paulo. Em setembro, haverá também em Brasília, na Biblioteca do Senado, dia 3/9, às 18h30, e no Rio de Janeiro, na Janela Livraria (Shopping da Gávea), dia 15/9, às 19h.

De forma leve e didática, a autora mergulha em temas como contas públicas, juros, educação, sistema tributário, infraestrutura, insegurança jurídica e comércio internacional – tema quente agora com o governo americano de Donald Trump -, buscando traduzir o “economês” para quem não é especialista, mas quer entender os mecanismos que travam o crescimento do Brasil. “Será que a globalização está morrendo? Como essa reconfiguração do comércio global atinge o Brasil?”, questiona a jornalista.

A proposta de Juliana Rosa é ampliar o acesso ao conhecimento econômico para que mais pessoas possam fazer escolhas melhores para a vida, para os negócios e para o país. “O conhecimento, tão desvalorizado atualmente em um mar de fake news, é fundamental para fomentar a cidadania, a democracia e a redução de desigualdades”, diz.

Para escrever o livro, Juliana conversou com alguns dos maiores nomes da área, como Gabriel Galípolo (presidente do Banco Central), Pedro Malan (ex-ministro da Fazenda), Ricardo Paes de Barros (um dos criadores do Bolsa Família), Ana Paula Vescovi (ex-secretária do Tesouro Nacional), Bernard Appy (secretário extraordinário da reforma tributária) e a economista Zeina Latif, que assina o prefácio.

Em 2024, a autora recebeu o prêmio “Jornalista Econômico do Ano” pela Ordem dos Economistas do Brasil (OEB). Ela também foi premiada três vezes pelo Maxpress/Jornalistas & Cia como apresentadora do programa mais admirado da TV, o Conta Corrente, da GloboNews, e figurou entre os 50 jornalistas mais admirados do país. Atualmente, Juliana é comentarista nos canais de TV e rádio do Grupo Bandeirantes. “A educação é a principal marca do meu trabalho. Tenho orgulho e compromisso com a responsabilidade que o jornalismo tem na sociedade, principalmente em um país tão desigual como o nosso”, afirma ela.

Envie
Artigo relacionado
Leitura

‘O Burro Inteligente’ ensina as crianças sobre o perigo dos estereótipose a importância da união

Primeira publicação da Editora Urucuia, que se inspira nas fábulas e rimas...

Épik Comunicação
Leitura

AVEC Editora é finalista em sete categorias do VIII Prêmio ABERST

A AVEC Editora se destacou na edição deste ano do Prêmio ABERST...

Divulgação
Leitura

Sucesso de Café com Deus Pai chega ao volume 6 com lançamento global

O livro Café com Deus Pai, de Junior Rostirola, chega ao seu...

divulgação
Leitura

Zora Viana lança primeiro livro e propõe novo olhar sobre empreender com propósito, lucro e bem-estar

A psicóloga e empresária estreia na literatura com uma obra que combina...