Leitura
Daniel Cavalari lança o livro “O Poder De Uma Decisão”
O pastor e escritor Daniel Cavalari lança seu primeiro livro: “O poder de uma decisão – ninguém para uma pessoa decidida a mudar!”. A narrativa é uma história de superação e novos começos, com emoção do início ao fim. Uma leitura sobre perdoar os outros e a si mesmo, avançar e não retroceder.
Verdade é que tomamos decisões desde muito cedo, ainda na adolescência temos de fazer escolhas que influenciarão nossos caminhos. Escolhas certas ou erradas vão determinar os rumos da nossa vida, assim, “podemos afirmar que todos nós nos tornamos a pessoa que decidimos ser”, conscientes ou não da força dessa afirmação. O autor, que aborda as próprias experiências, nos convida a mergulhar na sua história de vida, que envolve sofrimento, rejeição e muitas perdas, mas também apresenta restauração, superação e novos começos. “Você verá que, mesmo que tudo à sua volta pareça estar perdido, uma decisão acertada pode fazer você voltar para os trilhos da esperança, recuperar o tempo perdido e vislumbrar um futuro de bênçãos e grandes conquistas da parte de Deus em sua vida”, enfatiza Daniel.
O pastor e escritor explica que, na adolescência, começamos a formar opiniões, pensar em escolher uma profissão, criamos vínculos de amizades e que, na cabeça do adolescente, ele conhece tudo, e os pais não sabem nada sobre nada: “Hoje, sou pai de duas meninas, uma com 17 e a outra com 11 anos. Eu sei o quanto nossos filhos são influenciados pelas redes sociais, amizades e outros desejos, principalmente o de descobrir, conhecer e querer experimentar o ‘proibido’. O adolescente precisa ter a cabeça muito boa e, especialmente, ter inculcado os verdadeiros valores e princípios que regem sua vida e suas convicções sobre sua fé em Deus. Caso contrário, serão facilmente influenciados por más companhias. A adolescência, diga-se de passagem, é a fase de transição mais difícil de lidar. Por isso, indico esta minha obra a partir desta faixa etária.”
Com a primeira edição esgotada em apenas 15 dias, são inúmeros testemunhos de leitores emocionados, relatando a experiência que estão tendo com a leitura do seu livro. Algo que chama a sua a atenção é o fato de dezenas e dezenas de pessoas lhe mandarem mensagens dizendo o quanto a leitura as emociona, o quanto é instigante, edificante, de fácil compreensão: “É muito gratificante ler mensagens de pessoas me dizendo que meu livro as edifica tanto que é impossível ler um capítulo e deixar os próximos para depois. Sou muito grato a Deus por me capacitar tanto!”
Cavalari revela ainda que a a principal motivação para transformar sua experiência de vida em um livro foi poder espalhar esperança, alcançando o coração daqueles que, assim como ele, sofreram ou estão sofrendo a dor do abandono e da rejeição: “Pessoas machucadas, com feridas no corpo, na alma e no espírito, que se encontram trancadas no quarto da solidão, da frustração e do fracasso, desenvolvendo um terrível complexo de inferioridade, vindo até a se enveredarem no mundo tenebroso do crime e das drogas. Mostrar que existe, sim, um caminho novo e feliz para todos que decidem mudar a história da própria vida.”
Emocionado, ele declara que esta sua primeira jornada como escritor significa muito, pois é um sonho realizado, um projeto concretizado e uma grande porta que se abriu em sua vida, que o projetará para um futuro promissor em todos os sentidos. E acrescenta que a publicação do livro é um presente de Deus para o seu ministério como pastor e um lindo testemunho para todos que lerão esta obra “e saberão que para Deus não existem impossíveis em cada uma das Suas promessas. Tenho um santo orgulho de mim mesmo, se assim posso dizer. Estou feliz e satisfeito! Eu creio que este será o primeiro de muitos que estão por vir. Inclusive, já estou escrevendo o segundo livro. Sem dúvida, escrever meu primeiro livro foi o ponto de partida para o extraordinário de Deus para mim!
O autor compartilha que o maior desafio que enfrentou durante a produção da sua obra foi relembrar as feridas de um passado de dor e sofrimento. Ele as compara com as cicatrizes que marcam o corpo, mas que, no caso, algumas delas permanecem na alma. Uma cicatriz não dói, mas inevitavelmente você se lembrará do motivo que causou aquele ferimento. Muitas vezes, ele ficava pensativo, triste e quieto. Ao ser indagado pela esposa sobre o que o aborrecia, ele respondia, “não sei”. Mas, no fundo, ele sabia que era o resultado de marcas indeléveis que renasciam das cinzas: “Não foi fácil, mas foi necessário. Havia algumas coisas que ainda precisavam ser tratadas e eu tratei ao longo desta obra. Foi surreal. Tem uma frase do renomado escritor C. S. Lewis que diz: ‘Todos gostamos de mostrar as cicatrizes ganhas nas batalhas, mas nem sempre, as feridas causadas pelo chicote’. Foi um grande desafio a ser superado!”
Ele relembra a sua maior decisão e o quanto ela foi fundamental para o decorrer da sua caminhada. Ao “visitar o passado”, ele percebeu que havia desperdiçado dez preciosos anos da sua vida, então “caiu a ficha”. Ele poderia ter estudado, abraçado uma profissão, “ser alguém na vida”, como dizia sua mãe. Contudo, o que ele havia conquistado até aquele momento eram alguns antecedentes criminais, danos à sua saúde por conta das drogas e ainda mais problemas, além de todos que sofreu com a separação dos pais no passado. “Mas o que me fez tomar a decisão de realmente mudar de vida foi a minha prisão em 1999, após uma rebelião. Ali, eu orei (falei com Deus) e disse que se Ele me desse uma chance, nem que fosse a última, eu estava decidido a mudar! No livro, conto como se deu este desfecho. Foi surreal!”
Daniel Cavalari é pastor na Igreja do Nazareno – Comunidade da Esperança em Campinas (SP). Formado em Teologia pela Faculdade Nazareno do Brasil, com pós-graduação em Estudos Bíblicos do Novo Testamento pela UniCesumar. É apresentador do “Papo de Reino Podcast”, capelão formado pela Unipas Internacional e escritor. Atualmente, está cursando pós-graduação em Gestão de Igrejas e Instituições Sociais, pelo Centro Universitário Internacional UNINTER. É casado com Rosana Gimenes e pai de duas meninas, Rayssa e Bianca.
“Existem situações que marcam a nossa vida e mexem com nossa estrutura. Algumas por conta das escolhas erradas que fazemos, outras por circunstâncias inevitáveis. A questão não é o problema em si, mas como lidamos com ele. É preciso cuidado para não tomarmos decisões impensadas e equivocadas. Hoje, somos o resultado das escolhas que fizemos no passado; amanhã, seremos o resultado das escolhas que fizermos hoje. A lei da semeadura é imutável e inevitável. Precisamos entender que as consequências dos nossos atos muitas vezes serão irreversíveis. Por isso é muito importante pensar e orar antes de tomarmos decisões. Sua vida é preciosa demais para ser desperdiçada com escolhas erradas e inconsequentes. Talvez você não veja nada de bom a curto, médio ou longo prazo. Suas escolhas podem tê-lo levado a viver uma vida de sofrimento e inquietação, sem melhores perspectivas. Neste livro, eu vou te ensinar a superar as dificuldades e vencer seus traumas, suas dores, frustrações, medos e fracassos. Vou mostrar para você que, mesmo que tudo à sua volta pareça perdido, uma decisão acertada levará você de volta para os trilhos da esperança, para poder vislumbrar e desfrutar tudo que ainda não viveu. Nunca é tarde demais para viver o extraordinário de Deus em sua vida!” (Daniel Cavalari)
Um sonho a mais no coração do pr. Daniel Cavalari
“Deus colocou algo em meu coração após o lançamento deste livro. Eu tenho muita vontade de distribuir esta obra na Fundação Casa (Antiga Febem), já conseguimos 220 exemplares que serão enviados, a priori no estado de São Paulo. Quero motivar os jovens que ali estão a tomarem a decisão de mudar de vida, afinal de contas, um dia eu estava ali na mesma condição que eles estão hoje. Deus tem pressa em mudar esta geração.”
Adquira esta obra pelo site: https://www.danielcavalari.com
Ficha Técnica
Título: “O Poder De Uma Decisão”
Autor: Daniel Cavalari
Editora: Literal
Idioma: Português
ISBN: 978658486810-6
Número de páginas: 112
Preço: R$ 34,90 (livro físico) e R$ 24,90 (e-book)
Faça contato com o autor Daniel Cavalari por meio das Redes Sociais!
Site: https://www.danielcavalari.com
Instagram: https://www.instagram.com/danielcavalarii
YouTube: https://www.youtube.com/@PapodeReinoPodcast
Facebook: https://www.facebook.com/daniel.cavalari.9083
Por Ana Paula Costa
Leitura
Sesc Niterói recebe oficina literária gratuita em homenagem ao mês da Consciência Negra
No mês da Consciência Negra, o clássico da literatura infantil “Violeta, a Princesa Cor de Bombom”, escrita por Veralinda Menezes, ganha uma nova temporada de lançamento literário. Dessa vez será no dia 08/11, às 16h, no Sesc Niterói, no Centro da cidade.
A programação inclui contação de histórias com dramatização e música, rodas de conversa com crianças, palestra sobre a importância da diversidade nos contos de fadas e sessão de autógrafos com a autora. O projeto propõe uma reflexão sobre o protagonismo negro nos contos de fadas e a representação feminina como agente de poder no imaginário coletivo.
Contemplado pelo edital Edital de Cultura Sesc RJ Pulsar – Apresentação Literária, o projeto “Dezesseis Anos de Violeta, Princesa Cor de Bombom” reafirma a importância de representatividade no universo lúdico e mágico das histórias infantis, trazendo à cena a primeira princesa negra da literatura brasileira. Mais do que um conto de fadas, a obra propõe um diálogo sobre empoderamento feminino, identidade e diversidade.
O livro foi lançado em 2008 e desde então se transformou em contação de histórias, CD com canções originais e apresentações em feiras literárias por todo o país. “Violeta nasceu para mostrar que meninas negras também podem ser princesas, heroínas, rainhas e guerreiras. O imaginário infantil é uma semente poderosa: quem se vê no conto, se reconhece no mundo real”, explicou Veralinda Menezes.
A classificação etária é livre, a entrada é gratuita e o Sesc Niterói fica na R. Padre Anchieta, 56 no Centro de Niterói.
Leitura
Lançamento do livro “Mosaico Riostrense – Volume 2
A nova edição da coletânea reúne 42 autores e traz um capítulo escrito pela assistente social Maria das Graças de Alcântara Rocha, em coautoria com Carolina Fernandes e Úrsula Braga, sobre relações de trabalho e serviço social na indústria do petróleo – o caso do Sindipetro-NF.
O lançamento será no dia 21/10, às 18h30, no auditório do IHS da UFF Rio das Ostras.
Mais um registro importante da história e das lutas sociais da nossa região.
Organização: Profa. Vânia Noeli Ferreira de Assunção
Pré-venda: R$ 80 | Pix: vanianoeli@uol.com.br
Leitura
Aprender jogando: Curso de empreendedorismo cultural chega à Mata Norte e ao Sertão de Pernambuco
Projeto idealizado pela Liga Criativa utiliza a gamificação como metodologia de participação interativa com os alunos e é totalmente gratuito
Estão abertas até o dia 15 de outubro as inscrições para o curso “Empreender na Cultura: o Jogo!”, realizado pela Liga Criativa com incentivo do Funcultura Pernambuco. A formação será oferecida em dois polos: Serra Talhada, no Sertão, de 17 a 19 de outubro, no Museu do Cangaço, e Paudalho, na Mata Norte, de 24 a 26 de outubro, na Escola Municipal Genilda Martins.
O curso será dividido em dois módulos: o presencial, com 20 horas de carga horária, dedicado a desenvolvimento pessoal e à estruturação de negócios e carreiras artísticas; e o virtual, com 12 horas, voltado à captação de recursos e elaboração de projetos culturais. Ao todo, são 50 vagas disponíveis para interessados em aprofundar conhecimentos em empreendedorismo cultural.
As aulas serão conduzidas por Eliz Galvão, profissional com ampla experiência em formações presenciais, virtuais e híbridas, que já orientou mais de 80 turmas e 8 mil artistas em todo o Brasil. A proposta de gamificação estimula a participação ativa, colaborativa e interativa dos inscritos.
“Realizamos esse projeto em várias edições pelo estado e sempre percebemos que ele funciona como um apoio essencial para os fazedores de cultura que desejam empreender de forma independente. Todo o processo formativo é pensado para proporcionar uma experiência prática dentro do mercado cultural e contribuir para o sucesso dos participantes”, destaca Eliz Galvão.
A metodologia combina aulas teóricas, dinâmicas de grupo, exercícios práticos individuais e análise coletiva de casos. Durante o curso, os conteúdos serão adaptados ao perfil e ao nível de conhecimento dos participantes, incluindo rodas de diálogo com produtores e empreendedores culturais.
No Sertão, o projeto contará com a participação da artista Jéssica Caitano e de Modesto Lopes, do Centro Dramático do Pajeú. Na Mata Norte, participam o mestre forrozeiro Baixinho dos Oito Baixos e Jane Ribeiro, do Ponto de Cultura Poço Comprido/AFAV. A iniciativa busca promover a troca de experiências entre alunos e artistas atuantes no mercado, incentivando o compartilhamento de vivências e saberes.
As vagas terão prioridade para mulheres (cis ou trans), pessoas com mobilidade reduzida, baixa visão ou deficiência motora, pessoas pretas e pardas, além de indivíduos em situação de vulnerabilidade socioeconômica. Também será reservado percentual de participação para estudantes das instituições de ensino onde a formação será realizada, desde que tenham interesse na temática.
Sobre a trajetória do “Empreender na Cultura”
O curso “Empreender na Cultura: o Jogo!” foi criado a partir da experiência de Eliz Galvão e da Liga Criativa, estruturando conteúdos de gestão de negócios, administração e marketing em linguagem acessível à classe artística e alinhada às especificidades do setor cultural. O projeto já passou por cidades como Petrolina, Nazaré da Mata, Caruaru, Goiana, Arcoverde, Glória do Goitá, Belo Jardim, Recife e Limoeiro, formando 11 turmas de artistas e produtores culturais interessados em fortalecer suas trajetórias.
SERVIÇO:
Curso “Empreender na Cultura: o Jogo” – Sertão
Inscrição: Instagram @ligacriativa
Período de inscrição: Até o dia 15 de outubro
Local das aulas: Museu do Cangaço, em Serra Talhada e Escola Municipal Genilda Martins, em Paudalho
Informações: (81) 99813-0124 (WhatsApp)
-
Notícias6 dias atrásFragmentação de Placas Tectônicas Revela Novos Riscos Sísmicos nas Américas
-
Saúde6 dias atrásAnsiedade sazonal: por que o fim do ano aumenta o estresse — e como preparar corpo e mente para o verão
-
Notícias6 dias atrásArtista plástico Gerson Fogaça estreia exposição “Caos In Itinere” na Argentina
-
Notícias7 dias atrásMovimento negro exige investigação independente após operação policial no Rio com 121 mortos
-
Gospel3 dias atrásMake America Revival Again: O clamor pelo retorno ao altar
-
Internacional3 dias atrásSinais de trégua em Washington: Senado dos EUA esboça movimentos para encerrar paralisação recorde do governo
-
Casa e Decoração5 dias atrásO descanso como gesto de cura: o luxo do tempo e do cuidado no Pink Day by Champion Volvo
-
Saúde1 semana atrásMédicos brasileiros estão entre os mais procurados com nova abertura dos EUA





