Home Cultura Cultura e Resistência em São Mateus, no Espírito Santo
Cultura

Cultura e Resistência em São Mateus, no Espírito Santo

Envie
Cultura e Resistência em São Mateus, no Espírito Santo
Trecho do documentário "Sub.Ver.Ter", com crédito do Casulo Media
Envie

A cultura é um reflexo vivo das raízes de um povo, e é por meio dela que a memória coletiva é mantida e fortalecida. Com o intuito de resgatar e valorizar o patrimônio cultural de São Mateus (ES), o documentário “Sub.Ver.Ter” propõe uma jornada reflexiva e sensível. Dividido em dois capítulos, ele aborda, de um lado, a importância da preservação das edificações históricas e, de outro, a riqueza do artesanato tradicional.

“Devido à relevância dos temas abordados e à repercussão positiva da estreia, estamos ampliando a divulgação do projeto, permitindo que um público maior tenha acesso às ações de educação patrimonial que vêm sendo realizadas no norte do Espírito Santo. O nosso objetivo é promover o reconhecimento e a apropriação da história local pela população, reforçando a importância de preservar o patrimônio cultural”, explica Marcelo Oliveira, um dos proponentes do projeto.

Com grande potencial educativo, os documentários trazem à tona temáticas relacionadas ao resgate de referências culturais locais, enquanto também oferecem uma reflexão profunda sobre identidade, memória e pertencimento.

O capítulo 1 de “Sub.Ver.Ter” surge da vontade de ir contra à realidade local: depredação das edificações históricas, fruto da falta de educação patrimonial. No filme, acompanhamos histórias e vivências locais, que buscam incentivar os moradores de São Mateus a reconhecerem e valorizarem as referências culturais. É por meio da reflexão sobre a cultura local que os criadores do documentário buscam estimular a participação da comunidade nas manifestações e práticas culturais. 

Já na segunda parte do documentário, a história de Vóinha, como é gentilmente chamada por sua neta, é o fio condutor para falar sobre a riqueza cultural que resiste no imaginário da comunidade africana e indígena. Ao falar sobre o legado de Dona Antônia Alves dos Santos, artesã centenária que moldava panelas de barro com técnicas ancestrais, o filme não apenas homenageia, mas reforça a importância de preservar a história das comunidades tradicionais.

“Em ambos os filmes os espectadores podem esperar uma produção que equilibra a autenticidade do conteúdo com uma abordagem artística visualmente impactante. As histórias emocionantes e os temas abordados irão inspirar não apenas o público local, mas também aqueles interessados em história, educação, cultura e transformação social. Esses documentários são muito mais do que registros históricos; eles são convites para o engajamento cultural e a reflexão sobre nosso papel na preservação de memórias coletivas”, analisa Marcelo.

O documentário “Sub.Ver.Ter – Capítulo 1” e “Sub.Ver.Ter – Capítulo 2” são projetos realizados com recursos da Secretaria de Estado da Cultura, através do Funcultura, “Edital 06/2022 – Seleção de Projetos de Preservação e Valorização do Patrimônio Cultural do Espírito Santo” e “Edital 06/2023 – Seleção de Projetos de Preservação e Valorização do Patrimônio Cultural do Espírito Santo”, respectivamente. 

Ficha técnica

Realizado pelo Ponto de Cultura Belas Artes Projetos Culturais, fundado em 2013, o projeto “Sub.Ver.Ter” dá continuidade ao trabalho de democratização da arte e cultura para crianças e jovens de comunidades periféricas de São Mateus. A produção dos documentários é assinada pela Saravá Produções, Coletivo Regional de Iniciação Artística (CRIA) e Casulu Media, com financiamento da Secretaria de Estado da Cultura via Funcultura e apoio do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan/ES) e do Cine Ritz São Mateus.

Os projetos dos documentários contam com uma equipe formada por Marcelo Oliveira (proponente, produtor e oficineiro); Vitória Dornelas (coordenação e audiodescrição); Alif Ferreira (cinegrafista); Augusto Boaventura (mediador e oficineiro); Quitilane Pinheiro (mediadora e oficineira); Gabriel Moura (cinegrafista e oficineiro); Gabriel Meira (mediado e oficineiro); Eliane Maciel (mediadora e oficineira); Luiz Felipe (operador e fotógrafo); Patrícia Alves (intérprete de libras). E ainda, os responsáveis pelo design gráfico, Michelli Boldrini e Charles Rosa; O web designer, Rafael Alves; A assessoria jurídica ficou por conta de Penha Pinheiro; A assessoria de imprensa é realizada pela OrBe Comunicação.

Envie
Artigo relacionado
Cultura

Ministério da Cultura e Itaú promovem oficina gratuita sobre acessibilidade em espaços culturais no Museu FAMA

(crédito: @turbolabshub) Capacitação gratuita integra projeto educativo do Museu FAMA e prepara...

Cultura

18ª edição da Marcha Para Jesus do Rio de Janeiro acontece no dia 24 de maio

Evento tradicional da cidade reunirá alguns dos grandes nomes da música gospel...

Cultura

ExpoAgro Itapetininga reúne mais 90 mil pessoas no final de semana

Jorge e Mateus e Bruno e Marrone agitaram os shows da 52ª...

Cultura

DE GRAÇA: Segunda edição do Rio Pet Week começa neste domingo (27), no Shopping Nova América

Evento reúne o mundo Pet, em um só lugar com várias atrações....