Siga-nos nas Redes Sociais

Rio de Janeiro

Cristo Redentor é iluminado em verde e recebe projeção especial em homenagem ao Dia Nacional da Doação de Órgãos

Publicado

em

Missa marcou a data com fé, gratidão e homenagem à generosidade dos doadores

Em um gesto simbólico que uniu ciência, fé e solidariedade, o Santuário Cristo Redentor recebeu nesta sexta-feira (26) uma Celebração Eucarística em homenagem ao Dia Nacional da Doação de Órgãos. A Missa, realizada aos pés de um dos maiores símbolos nacionais de esperança e compaixão, foi promovida pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado do Rio de Janeiro, por meio da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ), em parceria com o Consórcio Cristo Sustentável.

Logo após a celebração, o monumento ao Cristo Redentor foi iluminado em verde e recebeu uma projeção especial em alusão à campanha nacional de conscientização sobre a doação de órgãos. O momento solene foi dedicado à reflexão, gratidão e reconhecimento à generosidade dos doadores e ao papel fundamental da ciência, da inovação e do Sistema Único de Saúde (SUS) no avanço dos transplantes no país.

Em 2024, o Brasil alcançou um recorde histórico de transplantes, com mais de 30 mil procedimentos, representando um crescimento de 18% em relação a 2022. Somente no primeiro semestre de 2023, foram registrados mais de 1.900 doadores efetivos, o maior número da última década, possibilitando a realização de mais de 4.300 transplantes de órgãos sólidos. Houve crescimento expressivo em diversas modalidades: 30% em transplantes de pâncreas, 20% de rins, 16% de coração e 9% de fígado. Os transplantes de córnea também aumentaram em 15%, com 7.810 procedimentos, e os de medula óssea chegaram a 1.838, um crescimento de 6%.

— “A ciência tem sido essencial para o avanço dos transplantes no Brasil. A pesquisa e a inovação possibilitam salvar vidas e melhorar a qualidade de vida de milhares de pessoas. Esta celebração é um tributo à vida e ao poder transformador da generosidade humana”, destacou a presidente da FAPERJ, Caroline Alves.

Para o secretário estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, Anderson Moraes, o momento representou a união entre fé, solidariedade e ciência.
— “Reunir pessoas no Cristo Redentor para homenagear doadores e profissionais da saúde é uma forma simbólica e poderosa de mostrar que a ciência caminha junto com o amor ao próximo. Celebramos o que há de mais nobre: doar para salvar vidas.”

A celebração contou com a presença de profissionais da saúde, pesquisadores, representantes de associações de pacientes transplantados, familiares de doadores e beneficiários de transplantes. Em parceria com o Consórcio Cristo Sustentável, a FAPERJ também apoiou o Centro de Acolhimento à Mulher Nossa Senhora do Parto, localizado na Catedral Metropolitana de São Sebastião do Rio de Janeiro, no Centro do Rio. A iniciativa acolhe e oferece suporte a mulheres, gestantes e puérperas em situação de vulnerabilidade social, a partir dos 14 anos.

Sobre o Consórcio Cristo Sustentável
O Consórcio Cristo Sustentável é uma aliança estratégica entre três organizações que atuam de forma integrada com o objetivo de promover ações coordenadas voltadas para a sustentabilidade ambiental, social e econômica. A colaboração interinstitucional entre Santuário Arquidiocesano Cristo Redentor, Obra Social Leste Um – O Sol e Instituto Redemptor viabiliza mudanças e transformações, acelerando a transição para um futuro mais sustentável, promovendo inovação, inclusão, conscientização e equilíbrio entre progresso econômico e preservação ambiental.

Blue Note Rio recebe tributo a Emílio Santiago Leia Mais

Blue Note Rio recebe tributo a Emílio Santiago

Foto: Dalton Valério Leia Mais

“Takotsubo, Coração Partido” faz curta temporada na Casa de Cultura Laura Alvim, em Ipanema

Lucas Popeta em Quebrando Paradigmas - Crédito fotográfico Ariel Santos Leia Mais

Semana da Consciência Negra: Lucas Popeta chega ao Centro Cultural Justiça Federal com o aclamado monólogo “Quebrando Paradigmas”

MENTAL ABSTRATO - CRÉDITO - FELIPE GIUBILEI Leia Mais

Pioneiro no Jazz Rap, Mental Abstrato faz últimos shows no RJ pelo projeto SESC Pulsar

Suzy Brasil como Cobra em Uma Noite Horripilante - Douglas Jacó Leia Mais

Suzy Brasil chega ao Teatro Claro Mais RJ com “Uma Noite Horripilante”

Continue Lendo
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cultura

Blue Note Rio recebe tributo a Emílio Santiago

Publicado

em

Tico de Moraes e a banda Saigon prestam homenagem ao ícone da música no dia 27 de novembro, quinta-feira, às 20h

Doze anos sem Emílio Santiago, um dos maiores intérpretes da história da Música Popular Brasileira. Para celebrar o seu legado sofisticado e eterno, o Blue Note Rio, em Copacabana, recebe um reencontro afetuoso entre músicos, memória e público. O tributo ao ícone da voz acontece no dia 27 de novembro, quinta-feira, às 20h.

A iniciativa partiu do baixista e diretor musical Alex Rocha, que acompanhou o artista por mais de uma década, ao reunir músicos que integraram a banda de Emílio em diferentes fases da carreira para um espetáculo especial que celebra a sua obra.  

O cantor brasiliense Tico de Moraes, com sua voz refinada e presença marcante, traz à homenagem a vivência do jazz e da MPB contemporânea, ampliando o diálogo entre tradição e atualidade. Ele dividirá o palco com um time de peso, a banda Saigon, com Renan Francione (piano), Xande Figueiredo (bateria) e José Arimatéia (trompete), todos com trajetória junto a Emílio e passagens marcantes ao lado de nomes como Milton Nascimento, Mart’nália, Leny Andrade, Gilberto Gil, entre outros.

O repertório revisitará sucessos emblemáticos como “Logo Agora”, “Pelo Amor de Deus”, “Essa Fase do Amor”, “Verdade Chinesa” e “Saigon”, com arranjos cuidadosos e uma entrega emocional à altura do homenageado.

Serviço:

Local: Blue Note Rio – Avenida Atlântica, 1910, Copacabana, Rio de Janeiro – RJ

Dia e horário: dia 27 de novembro, quinta-feira, às 20h

Entrada: de R$ 60 a R$ 120, vendas pelo site https://www.eventim.com.br/artist/blue-note-rio/tico-moraes-banda-saigon-tributo-a-emilio-santiago-3965309/  

Redes sociais: 

https://www.instagram.com/alexrochaonbass
https://www.instagram.com/ticodemoraes
https://www.instagram.com/francionirenan
https://www.instagram.com/xandefigueiredobaterista
https://www.instagram.com/arimateatrp
https://www.instagram.com/bluenoterio

Produção: Luciana Moisakis 

Assessoria de imprensa: Carlos Pinho

Tico de Moraes, Alex Rocha, Renan Francione, Xande Figueiredo e José Arimatéia
Tico de Moraes, Alex Rocha, Renan Francione, Xande Figueiredo e José Arimatéia

Foto: Imagem gerada por IA Leia Mais

Chuvas intensas adiam programação do Bahia Gospel Festival em Camaçari

Foto: Divulgação Leia Mais

Pagode da Diretoria e Diretoria Vibes anunciam fusão e criam o maior ponto de pagode de Fortaleza

Marcelo Ribeiro Leia Mais

Coleção Trajetórias Musicais lança volume dedicado a Geraldo Azevedo, marcado por entrevista exclusiva e memória afetiva

Gustavo Zan Leia Mais

Identidade e resistência em foco: Negro Sou transforma Linhares em palco da realeza africana

21ª Feira de Artes Noel na Vila Madalena abre os festejos natalinos com artes autorais, gastronomia e música Leia Mais

21ª Feira de Artes Noel na Vila Madalena abre os festejos natalinos com artes autorais, gastronomia e música

Continue Lendo

Cultura

“Takotsubo, Coração Partido” faz curta temporada na Casa de Cultura Laura Alvim, em Ipanema

Publicado

em

Foto: Dalton Valério
Foto: Dalton Valério

Com dramaturgia de Monica Guimarães e Claudia Mauro, peça traz à tona reflexão sobre os impactos de relacionamentos tóxicos, a resiliência e a busca da cura, reinvenção e liberdade

“Takotsubo, Coração Partido” chega à Casa de Cultura Laura Alvim, em Ipanema, em curtíssima temporada, até 30 de novembro, com sessões nas sextas e sábados, às 19h, e domingos, às 18h. Com dramaturgia de Monica Guimarães e Claudia Mauro, a peça retrata a história de uma mulher de classe média alta da zona sul carioca que enfrenta, desde a sua infância, silêncios profundos, cicatrizes invisíveis e uma sucessão de rupturas emocionais. Ao longo de sua jornada marcada por afetos adoecidos e relações abusivas, numa luta árdua pela sua integridade emocional e física, a protagonista vivida por Monica acaba sucumbindo ao esgotamento extremo proveniente de profundo estresse. Estresse extremo, que literalmente parte o seu coração. Diagnosticada com a Síndrome de Takotsubo, também chamada de “Síndrome do Coração Partido”, ela mergulha em uma experiência de quase morte, atravessando um coma permeado por reflexões intensas, onde seu passado é revisitado em um turbulento acerto de contas.

Dirigida por Édio Nunes e Larissa Bracher, “Takotsubo, Coração Partido” é uma peça que aposta na fisicalidade e na força das palavras para construir uma cena visceral e envolvente. “‘Takotsubo, Coração Partido’ é um espetáculo físico, desafiador. Um mergulho profundo nas camadas humanas. É impossível sair ileso”, afirma Nunes. Bracher complementa: “A peça fala sobre limites aos seus pares, sobre aprender a se proteger mesmo a duras penas”. Bracher cita ainda o poder curativo dos processos e do tempo para a personagem do espetáculo e como o teatro é usado como um catalisador social. Édio e Larissa ressaltam que, na peça, o teatro cumpre os seus papéis como ferramenta de reflexão social e coletiva, assim como um veículo transformador.

A atriz Monica Guimarães destaca o papel social da obra: “Muita gente desconhece os efeitos psicofísicos do estresse. O teatro tem o poder de despertar empatia e ampliar a consciência sobre essas questões.” Já Claudia Mauro enfatiza: “O texto escancara o lado sombrio que tentamos esconder. É um convite à reflexão sobre nossas escolhas e relações”.

– A arte em seu papel social de expansão, aprendizagem, troca e acolhimento, potencializa nossos encontros pós-espetáculo. Seguiremos em nossas Rodas de Diálogo com profissionais especializados em suas competências. Contribuindo com suas expertises na construção de uma sociedade forte e consciente – reforça Monica.

Sinopse:

Após uma experiência de quase morte, uma mulher revisita sua vida marcada por dores silenciosas e relações adoecidas. Inspirado na Síndrome do Coração Partido, o espetáculo revela os impactos do estresse emocional na saúde feminina. Com dramaturgia de Monica Guimarães e Claudia Mauro, “Takotsubo, Coração Partido” é uma obra visceral sobre renascimento e cura.

Ficha técnica:

Autoria: Monica Guimarães e Cláudia Mauro

Direção: Édio Nunes e Larissa Bracher

Elenco: Monica Guimarães e Guilherme Dellorto
Iluminação: Paulo Cesar Medeiros

Trilha Original: Marcelo H

Cenário e Figurino: Wanderley Gomes

Preparação Emocional: Estrela Straus

Preparação Vocal: Rose Gonçalves

Colaborador Cênico de Movimento: Toni Rodrigues

Assessoria de Imprensa: Carlos Pinho

Produção: Márcia Rangel

Mídias sociais: Mari Corrêa

Idealização e Realização: Monica Guimarães

Serviço:

Local: Casa de Cultura Laura Alvim – Espaço Rogério Cardoso – Av. Vieira Souto, 176, Ipanema, Rio de Janeiro – RJ

Temporada: de 14 a 30 de novembro

Sessões: sextas e sábados, às 19h, e domingos, às 18h

Ingressos: R$ 60 (inteira) e R$ 30 (meia-entrada), vendas no site https://funarj.eleventickets.com/#!/evento/c75d76d3b22e0367cb06d8bf56bf8a9e6e9eb9f4/45a306abc0636a9929104d0526db74ec2b4f714f

Gênero: Drama

Classificação etária: 14 anos

Duração: 55 minutos

Rede social: https://www.instagram.com/takotsuboespetaculoteatral/

Foto: Imagem gerada por IA Leia Mais

Chuvas intensas adiam programação do Bahia Gospel Festival em Camaçari

Foto: Divulgação Leia Mais

Pagode da Diretoria e Diretoria Vibes anunciam fusão e criam o maior ponto de pagode de Fortaleza

Gustavo Zan Leia Mais

Identidade e resistência em foco: Negro Sou transforma Linhares em palco da realeza africana

Blue Note Rio recebe tributo a Emílio Santiago Leia Mais

Blue Note Rio recebe tributo a Emílio Santiago

21ª Feira de Artes Noel na Vila Madalena abre os festejos natalinos com artes autorais, gastronomia e música Leia Mais

21ª Feira de Artes Noel na Vila Madalena abre os festejos natalinos com artes autorais, gastronomia e música

Continue Lendo

Cultura

Semana da Consciência Negra: Lucas Popeta chega ao Centro Cultural Justiça Federal com o aclamado monólogo “Quebrando Paradigmas”

Publicado

em

Lucas Popeta em Quebrando Paradigmas - Crédito fotográfico Ariel Santos
Lucas Popeta em Quebrando Paradigmas - Crédito fotográfico Ariel Santos

Aclamado por público e crítica, espetáculo apresenta, sob o ponto de vista teatral, a trajetória da identidade negra no Brasil  

Lucas Popeta está de volta aos palcos com seu aclamado espetáculo “Quebrando Paradigmas”. Após o sucesso das apresentações no Teatro Municipal Ipanema Rubens Corrêa, o monólogo chega ao Centro Cultural Justiça Federal (CCJF), no Centro do Rio, com sessões de sexta a domingo, às 19h, até 30 de novembro, e de quinta a domingo, às 19h, de 04 a 21 de dezembro.

A peça reflete sobre resistência, arte e representatividade, apresentando, sob o ponto de vista teatral, a trajetória da identidade negra no Brasil. Em cena, Popeta narra a história do país por meio da arte dramática, vista pelos olhos de um jovem negro de 23 anos. Inspirado na vida e no legado de Abdias Nascimento e do Teatro Experimental do Negro (TEN), o projeto destaca figuras históricas fundamentais, como Maria do Nascimento, Arinda Serafim e Marina Gonçalves, ressaltando o protagonismo de mulheres negras na formação cultural do país.

Para o ator Lucas Popeta, contar essa história é muito importante para nossa identidade, porque cada vez mais estamos conhecendo quem realmente construiu o país onde a gente vive e cresce. “Dar nome e voz a essas pessoas é reencontrar a história que não nos ensinaram nas escolas e que agora temos autonomia pra descobrir. É entender de onde viemos e poder escolher, com consciência, pra onde queremos ir. Isso é muito novo, porque há 50 anos atrás a gente não tinha essa mentalidade. Vivemos num país jovem, que ainda está se entendendo enquanto nação. Mas é através da história recuperada que a gente alimenta a esperança de construir um futuro com mais dignidade, mais consciência e condições melhores do que as que os nossos ancestrais tiveram”, explica.

O monólogo é idealizado pelo ator, que também assina o texto. A produção é totalmente independente e conta com a direção geral de Gizelly de Paula, a direção musical de Beà Ayòóla, a direção de movimento de Marili Stefany, a direção de produção de Gabriela Nascimento, figurino de Carla Costa, preparação vocal de Adriana Micarelli e assistência dramatúrgica de Gabriela Nascimento e Patrícia Regina.

Ficha técnica:

Idealização, dramaturgia e atuação: Lucas Popeta

Direção: Gizelly de Paula

Direção de Produção: Gabriela Nascimento

Direção Musical: Beà Ayòóla

Direção de Movimento: Marili Stefany

Figurino: Carla Costa

Iluminação: Domingos e Wladimir Alves

Preparação Vocal: Adriana Micarelli

Assistência Dramatúrgica: Gabriela Nascimento e Patrícia Regina 

Fotografia: Ariel Santos e Kelly Trindade

Assessoria de Imprensa: Carlos Pinho

Grupo/Proponente: Popeta Produções Artísticas

Produção: Independente (sem lei de incentivo)

Serviço:

Temporada:

– De 14 a 30 de novembro, de sexta a domingo, às 19h

– De 04 a 21 de dezembro, de quinta a domingo, às 19h  

Local: Centro Cultural Justiça Federal – Av. Rio Branco, 241 – Centro, Rio de Janeiro – RJ

Ingressos: R$ 40 (inteira) e R$ 20 (meia-entrada), vendas pelo link https://www.sympla.com.br/evento/quebrando-paradigmas/3210898

Classificação etária: livre

Duração: 60 minutos

Gênero: Drama contemporâneo

Lotação: 200 lugares

Redes sociais: 

https://www.instagram.com/lucaspopeta
https://www.instagram.com/popetaproducoes

Foto: Imagem gerada por IA Leia Mais

Chuvas intensas adiam programação do Bahia Gospel Festival em Camaçari

Foto: Divulgação Leia Mais

Pagode da Diretoria e Diretoria Vibes anunciam fusão e criam o maior ponto de pagode de Fortaleza

Gustavo Zan Leia Mais

Identidade e resistência em foco: Negro Sou transforma Linhares em palco da realeza africana

Blue Note Rio recebe tributo a Emílio Santiago Leia Mais

Blue Note Rio recebe tributo a Emílio Santiago

21ª Feira de Artes Noel na Vila Madalena abre os festejos natalinos com artes autorais, gastronomia e música Leia Mais

21ª Feira de Artes Noel na Vila Madalena abre os festejos natalinos com artes autorais, gastronomia e música

Continue Lendo

Em Alta

Copyright 2018 - 2025 Gazeta24h. Rede de Sites Br. Todos os direitos reservados.