Home Notícias Economia Crédito deve crescer 8,5% em 2025, indica pesquisa da Febraban
Economia

Crédito deve crescer 8,5% em 2025, indica pesquisa da Febraban

Envie
© Marcello Casal/Agencia Brasil
Envie

A Pesquisa de Economia Bancária e Expectativas da Federação Brasileira de Bancos (Febraban) indica que o crédito deverá crescer 8,5% em 2025. O resultado do levantamento, feito com 22 bancos entre 14 e 19 de maio, mostra certa estabilidade ante o anterior, que foi de 8,6% em março, mantendo a perspectiva de alguma desaceleração do crescimento do crédito ao longo do ano.

A pesquisa mostra certa estabilidade com relação à expectativa de crescimento da carteira com recursos livres, com 8,1%. Na pesquisa anterior, o percentual foi de 8,2%.

Sobre o crédito destinado às famílias, a pesquisa revelou que pouco mais da metade (55%) dos analistas consultados acredita em crescimento próximo a dois dígitos ao longo do ano. O índice é pouco superior ao levantamento de março, quando 50% deles se manifestaram sobre o assunto.

“No geral, apesar do aumento relevante da incerteza no cenário internacional e a continuidade do ciclo de elevação da taxa Selic desde a realização da última pesquisa, as revisões para o crescimento do crédito foram bastante marginais”, avalia Rubens Sardenberg, diretor de Economia, Regulação Prudencial e Riscos da Febraban.

>> Siga o canal da Agência Brasil no WhatsApp

 O diretor da entidade disse ainda que a percepção é de que o crédito, assim como a atividade – ainda que mostrem alguma desaceleração ao longo do ano – devem seguir com expansão interessante em 2025, “especialmente no caso das famílias beneficiadas pelo mercado de trabalho aquecido, contínuo crescimento dos benefícios sociais, além do lançamento do programa Crédito ao Trabalhador”.

Fonte

Envie
Artigo relacionado
Economia

Dólar cai para R$ 5,54 com dados de desemprego nos EUA

A divulgação de dados fracos no mercado de trabalho nos Estados Unidos...

Economia

Nova regra de distribuição eleva prêmio principal da Mega-Sena

Os apostadores que acertarem as seis dezenas da Mega-Sena vão receber uma...

Economia

Lula cobra recursos para crédito imobiliário para classe média

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva cobrou, nesta sexta-feira (1°), que...

Economia

Produção industrial sobe 0,1% em junho, depois de dois meses de queda

A produção da indústria brasileira cresceu 0,1% na passagem de maio para...