Home Estilo de vida Casa e Decoração Cozinha retrô: como fazer em casa?
Casa e Decoração

Cozinha retrô: como fazer em casa?

Envie
Crédito: Dreamer Company/iStock
Envie

O saudosismo combinado com a modernidade traz o retrô de volta à moda

O mundo da decoração de interiores gira em torno de mudanças constantes de estilos, texturas, cores e materiais. De tempos em tempos, algumas tendências decorativas voltam à tona e passam a ser o estilo do momento.

Um bom exemplo dessa retomada de fôlego está na volta do estilo retrô dos anos 1970 e 1980 na decoração de cozinhas. As cores fortes e os padrões geométricos trazem lembranças da infância para muitos, e felizmente é um estilo que pode ser facilmente implantado em qualquer cozinha. Confira algumas dicas de como deixar sua cozinha com aparência retrô.

Eletrodomésticos

Um dos principais pontos para criar uma cozinha com visual retrô é achar os eletrodomésticos certos para o ambiente. Durante os anos 1970 e 1980, houve uma explosão de modelos de eletrodomésticos com cores vibrantes.

Durante esse período, era possível encontrar liquidificadores, batedeiras e torradeiras de cores brilhantes como vermelho, azul, rosa e amarelo, todas bem chamativas, pois a ideia era trazer alegria para o lar através das cores.

Hoje é possível comprar uma linha completa de eletrodomésticos, de torradeiras a fogões e micro-ondas estilizados de maneira retrô, com diversas opções de cores para todas as possibilidades de decoração.

Mobília de época

Outro ponto muito marcante do estilo retrô reside na mobília utilizada. No caso de uma cozinha, as escolhas acabam sendo mais limitadas a mesas, cadeiras e banquetas. 

Existem dois estilos muito utilizados em mobília retrô. O primeiro consiste em móveis com arabescos entalhados em alto relevo de madeira para ressaltar a beleza natural do material. O segundo estilo é mais voltado para móveis montados em formas geométricas mais simples, mas seguindo os esquemas de cores do restante do cômodo. Então acaba se tornando comum, por exemplo, encontrar um conjunto de mesa branca com cadeiras vermelhas, ou banquetas amarelas para combinar com as portas dos armários.

Acerte nas cores

A decoração retrô se baseia muito em uma cor forte predominante e várias tonalidades mais amenas da mesma cor no restante do ambiente. Por exemplo, é possível decorar uma cozinha com uma parede branca e detalhes em vermelho forte (ou verde, azul, etc.), e o restante da mobília seguindo as mesmas cores utilizadas na parede, como uma batedeira vermelha, cadeiras com um tom ou detalhes em vermelho para combinar.

O contrário também vale: o ambiente decorado com uma cor predominante na mobília e nos utensílios, como um conjunto de batedeira, fogão e geladeira azuis combinando com uma cerâmica para parede de cozinha branca; dessa forma, tudo fica harmonioso, mas sem perder o charme do estilo retrô.

Vale lembrar também que alguns itens que, aparentemente, não fazem diferença na decoração podem ser aquele detalhe que faltava. Por exemplo, puxadores de gavetas e porta de armários fazem muita diferença na decoração, e é possível encontrar modelos de época restaurados em diversas feiras de antiguidades ou modelos novos que replicam a estética retrô.

Envie
Artigo relacionado
3704c 20220203 0089
Casa e Decoração

Construtora Yticon celebra 15 anos e anuncia novidades

Desde 2009, foram mais de 700 mil m² construídos e mais de...

Pexels Photo 1216589[1]
Casa e Decoração

Práticas essenciais para uma construção civil segura

Garantindo segurança e qualidade em cada etapa da obra A segurança na...

Pexels Photo 923289[1]
Casa e Decoração

Aquecedor: dicas para encontrar o melhor modelo para você

Dicas práticas para encontrar o aquecedor perfeito, considerando tipos, potência, consumo de...

Harmonie Campinas
Casa e Decoração

Pet place: áreas de lazer e cuidado conquistam espaço nos condomínios

Brasil ocupa o terceiro lugar no ranking mundial de países com mais...