Home Cultura Carnaval Cortejo do CCBB Bloco, organizado pelo CCBB Educativo – Lugares de Culturas, continua nessa semana
CarnavalCultura

Cortejo do CCBB Bloco, organizado pelo CCBB Educativo – Lugares de Culturas, continua nessa semana

Envie
Ccbbloco Leobraga (2)
Foto Leo Braga
Envie

Nos dias 15 e 16/02 o Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro realiza os últimos cortejos do CCBB Bloco. Com muito samba, maracatu, afoxé e frevo o bloco, organizados e produzido inteiramente pela equipe do CCBB Educativo – Lugares de Culturas, acontece sempre às 13h. A atividade gratuita acontece no Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro (Rua Primeiro de Março, 66).

Além do carnaval, segue a programação regular. No sábado, dia 24/02, às 13 horas, o destaque é a atividade a Hora do Conto –  Patrimônio Histórias de Memórias, que apresenta histórias da cultura popular e da literatura universal. Os educadores que as apresentam, por vezes, são acompanhados de instrumentos musicais e bonecos. A proposta é viver experiências a partir da ficção, já que as histórias são capazes de nos levar para lugares distantes, para conhecer outras culturas e visões de mundo.

As visitas mediadas à exposição Década dos Oceanos — I Mostra Nacional de Criptoarte acontecem às segundas e quintas às 11h, 16h e 18h; às quarta e sextas, às 11h e 16h; nos sábados e domingos às 10h e 18h. O evento propõe um espaço para o debate sobre as novas fronteiras da arte contemporânea e apresenta a primeira geração brasileira de artistas digitais que usam a plataforma blockchain para validação da sua produção.
De acordo com os organizadores, a experiência imersiva reúne criatividade, sustentabilidade e inovação. É uma atividade que se alinha com a iniciativa da Organização das Nações Unidas (ONU) para Educação, Ciência e Cultura (Unesco) em favor dos oceanos. Deste modo, promove reflexões sobre o mundo contemporâneo e o futuro em um planeta ecossistêmico, interdependente, hiper conectado e altamente tecnológico, porém com grandes desafios de coexistência e sustentabilidade.

Já a Visita Teatralizada é uma atividade que interage com o público, convidado a passear e conhecer as instalações do prédio inaugurado no centro da cidade em 1906, como sede da Associação Comercial do Rio de Janeiro, em que hoje está instalado o CCBB RJ. Os atores se apresentam vestidos com figurinos de época para contar a história. Os detalhes artísticos e arquitetônicos da construção são apresentados aos visitantes, que percorrerão o prédio adquirido pelo Banco do Brasil para ser sua sede na década de 1920. Em 1960, o edifício passou a ser a Agência Centro e, posteriormente, a Agência Primeiro de Março. A visita conta com intérprete de Libras e ocorre todas as sextas, às 13h.

Envie
Artigo relacionado
Andrea Schwarz lança o livro “Eu parei de andar e aprendi a voar”
Cultura

Andrea Schwarz lança o livro “Eu parei de andar e aprendi a voar”

Publicado pela editora FinAppLab, a obra conta como a autora transformou desafios...

Capa do EP SOUL EU, de João Loroza
CulturaEntretenimentoFamososMúsica

João Loroza navega entre o amor e o desejo em seu novo EP: “SOUL EU”

Multiartista reflete sobre as subjetividades das relações afetivas, em especial do povo...

Juntas Conference reúne mais de 12 mil mulheres no Maracanãzinho
Cultura

Juntas Conference reúne mais de 12 mil mulheres no Maracanãzinho

(Foto: Marlon Falcão) 2ª edição do evento foi promovida pelas pastoras Camila...