Home Estilo de vida Saúde Correr depois dos 40 anos não prejudica as articulações
Saúde

Correr depois dos 40 anos não prejudica as articulações

Envie
Correr depois dos 40 anos não prejudica as articulações
Envie

A corrida e a caminhada são duas das atividades físicas acessíveis para a população, independentemente de idade e condicionamento. Além de serem agradáveis, oferecem muitos benefícios para a saúde do corpo e da mente.

Tanto a corrida quanto a caminhada são exercícios aeróbicos que ajudam a melhorar a saúde cardiovascular, aumentando a circulação sanguínea e a capacidade pulmonar. Eles também contribuem para reduzir o risco de doenças crônicas, como diabetes tipo 2, obesidade e problemas cardíacos. Ambas as atividades auxiliam ainda a reduzir o estresse e a ansiedade, além de melhorar o humor.

“É importante ressaltar que a corrida pode trazer benefícios significativos para a saúde, mesmo nessa fase da vida. A prática regular de corrida pode ajudar a melhorar a aptidão cardiovascular, aumentar a resistência, fortalecer os ossos e músculos, além de promover a manutenção de um peso saudável” explica Rafael Krasic, fisioterapeuta e fundador da Tato.

Além de fortalecer os músculos das pernas e do core, os exercícios beneficiam a densidade óssea, previnem a osteoporose e melhoram a mobilidade, a flexibilidade e o equilíbrio, reduzindo assim o risco de quedas e lesões.

“Ao correr, o sistema cardiovascular é estimulado, o que pode ajudar a melhorar a capacidade respiratória e circulatória, reduzindo o risco de doenças cardíacas e hipertensão, um ponto importante para o público 40+. Além disso, a corrida promove a liberação de endorfinas, hormônios responsáveis pela sensação de bem-estar, o que pode ajudar a reduzir o estresse e melhorar o humor”. 

Outra grande vantagem da corrida,e da caminhada segundo o fundador da Tato,  é que elas podem ser praticadas em qualquer lugar e a qualquer momento, sem a necessidade de equipamentos especiais ou um espaço específico. “Tudo o que é necessário é um par de tênis confortáveis e roupas adequadas”.

“Para aproveitar os benefícios da corrida e da caminhada, é importante começar devagar e aumentar gradualmente a intensidade e a duração do exercício. Pessoas com condições médicas específicas devem consultar um profissional de saúde antes”, diz Krasic.

Envie
Artigo relacionado
Foto divulgação
Saúde

Palestras abordam impacto de conflitos entre gerações na saúde mental de idosos

  O aumento da expectativa de vida é uma realidade mundial. O...

Divulgação
Saúde

8 Mitos e verdades sobre a hipertensão, a doença silenciosa que mais mata no Brasil

Dr. Iran Gonçalves Júnior, cardiologista e diretor médico da EMS, esclarece informações...

Divulgação
Saúde

Alerj homenageia Dr. Ricardo Cavalcanti Ribeiro com Medalha Tiradentes por suas contribuições à medicina

A Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) realizará no...

Saúde

Saúde discute plano de respostas a mudanças climáticas

Brasília sedia, até a próxima quinta-feira (31), a Conferência Global sobre Clima...