A Confederação Brasileira de Vela (CBVela) confirma a realização da 31ª edição da Copa da Juventude, que será realizada de 2 a 9 de fevereiro de 2025 no tradicional Clube Veleiros do Sul, em Porto Alegre (RS).
A competição, parte do Campeonato Brasileiro Interclubes, contará com a participação dos principais jovens velejadores do país, em um evento que visa desenvolver o futuro da vela brasileira e promover novos talentos em direção aos ciclos olímpicos de 2028 e 2032.
A Copa da Juventude contará com disputas nas classes ILCA 6 (masculino e feminino Sub-23), ILCA 7 (masculino Sub-23), 470 (misto Sub-24), 420 (masculino, feminino e misto), 29er (masculino, feminino e misto) e iQFOiL (masculino e feminino Sub-19).
Serão realizadas até 18 regatas para algumas classes, com o formato de percurso variando entre barla-sota, trapezoidal e slalom, garantindo um desafio técnico para todos os competidores.
Além da competição, a Copa da Juventude será uma etapa crucial no processo de seleção para a Equipe Brasileira de Vela Jovem, que representará o país no Campeonato Mundial da Juventude, a ser realizado em Vilamoura, Portugal, ainda em 2025. O evento visa reforçar o compromisso da CBVela em fomentar a vela de base, oferecendo uma plataforma sólida para o desenvolvimento dos jovens atletas.
”O investimento na vela jovem é uma prioridade para a CBVela. A Copa da Juventude não apenas revela novos talentos, mas também é um passo fundamental para preparar nossos atletas para as próximas edições dos Jogos Olímpicos”.