Home Agronegócio Consumo no setor de eventos deve crescer 8,4% em 2025
Agronegócio

Consumo no setor de eventos deve crescer 8,4% em 2025

Envie
Divulgação
Divulgação
Envie

Após viver uma grave crise durante a pandemia da Covi-19, o setor de eventos registra uma forte expansão no Brasil nos últimos anos. Segundo a Abrape (Associação Brasileira de Promotores de Eventos), o consumo no setor deve chegar a R$ 141,1 bilhões em 2025, um aumento de 8,4% em relação a 2024, já descontados os efeitos da inflação. 

O segmento também tem mostrado sinais positivos no mercado de trabalho. A associação estima que o core business chegue a 186,8 mil empregos formais em 2025, com uma variação de 5,6% sobre o estoque de 176,9 mil trabalhadores registrados até outubro de 2024.

Além da demanda represada, esse crescimento também reflete a profissionalização das equipes de segurança que atuam em festas, shows, feiras e solenidades.

“O Brasil enfrenta desafios históricos e complexos na área de segurança pública. Por isso, cada vez mais, a decisão do público de participar ou não de um evento passa pelo nível de proteção oferecido. As pessoas buscam ambientes onde saibam que haverá planejamento, controle de acesso e resposta rápida. Segurança não é luxo — é um requisito para que o lazer, o networking e a experiência como um todo sejam realmente aproveitados”, analisa Sandro Christovam Bearare, especialista em segurança, pós-graduado em Perícias Criminais e Ciências Forenses.

Além de seguranças uniformizados e à paisana, câmeras, detectores de metais e até drones são usados em casamentos, shows, palestras e feiras. Tudo para minimizar o risco de ocorrências.

“Assim que definimos data e local, começamos a nos debruçar sobre a segurança: fluxo de entrada, saídas de emergência, planos de segurança, de evacuação, extricação emergencial e atendimentos pré-hospitalares, quando for o caso. Os bastidores da segurança e da estrutura logística devem englobar ao máximo todos os aspectos para proporcionar tranquilidade aos frequentadores”, afirma o produtor Diego Lima, que atua em shows musicais no interior de São Paulo.

Segundo o especialista, o uso da tecnologia é fundamental, mas os recursos humanos empregados na segurança seguem sendo determinantes. “A tecnologia é indispensável, mas não substitui o fator humano. Uma equipe bem treinada, selecionada com critérios claros e capaz de atuar sob pressão é fundamental para entregar um evento seguro e organizado. É essa sinergia entre tecnologia e pessoal qualificado que transforma o planejamento em prevenção real e a prevenção em um evento seguro e bem-sucedido”, completa.

Checklist essencial para contratar

Com experiência na definição de rotinas de segurança e no treinamento de profissionais que atuam no setor, Sandro Christovam Bearare explica o roteiro ideal para formar o seu time:

1. Treinamento contínuo e certificações específicas.

2. Perfil psicológico preparado para lidar com estresse.

3. Comunicação integrada com brigada de incêndio e equipe médica.

4. Integração de tecnologia + equipe

5. Equipamentos conectados a um posto de comando ativo.

6. Softwares para detectar riscos antes que virem incidentes.

7. Foco em prevenção

8. Planos de contingência e evacuação testados.

9. Erros comuns

10. Escolher apenas pelo preço.

11. Falta de briefing detalhado.

12. Ignorar postura e comunicação da equipe.

Envie
Artigo relacionado
divulgação
Agronegócio

Alga marinha Ascophyllum nodosum contribui com a alta produtividade de campeões do CESB

Os bioestimulantes desempenham um papel importante no aumento do potencial produtivo das...

Fotos Sandro Rodrigues Primavera SAF
Agronegócio

Primavera promove ação especial de Dia dos Pais com a categoria de base

Durante o treinamento da última sexta-feira (15), os pais dos jogadores das...

Foto: Divulgação Novus
Agronegócio

Fórum de Enzimas da Novus eleva a compreensão sobre inibidores de tripsina na nutrição de aves e suínos

Fórum de Enzimas da Novus eleva a compreensão sobre inibidores de tripsina...

Foto: divulgação
Agronegócio

Projeto Curso Esfera Popular prepara alunos para o Enem e o Vestibular

A formação acadêmica ainda é o sonho de milhares de jovens em...