Na ocasião, os cariocas poderão conhecer um pouco mais sobre os ritmos da música afro peruana e degustar pratos e bebidas típicas como o ceviche e o pisco sour
Com o tema “Tributo à Lucila Campos”, em homenagem à uma das maiores intérpretes da música afro peruana, o Consulado do Peru no Rio de Janeiro promove na Casa de Luzia (Lapa) uma noite de muita música e gastronomia peruanas na próxima quarta (4 de outubro) às 20h.
Com apoio da Sky Airlines e do Grupo Fina Estampa, o evento contará com a presença de Zoila Campos, filha de uma das maiores cantoras de música afro peruana (Lucila Campos, falecida há 5 anos) quie virá especialmente para o Brasil, acompanhada do músico Javier Gambirazio para fazer um show em homenagem à mãe. O grupo Fina Estampa, que têm como vocalista e percussionista e chef Oscar Vasquez Solis, também estará participando do show com a presença do baixista Liander Lobo.
Lucila era conhecida como a “Morena Espectáculo” e “Reina del Festejo”. A cantora fez um sucesso estrondoso no Perú e gravou mais de 30 álbuns como ritmos desde o vals, marinera, landó entre outros. Durante os anos vertiginosos e cheios de sucessos gravou vários discos recordes, inclusive para Iempsa, para o qual gravou ao lado de Óscar Avilés e Arturo “Zambo” Cavero ; um exemplo claro são os discos do início da década de 80, Que Tal Trio! e Valseando Festejos , cujas vendas foram impressionantes. Seu sucesso não poderia passar despercebido aos residentes peruanos nos Estados Unidos e ela foi gradualmente convocada para Nova York , Flórida , São Francisco , Atlanta , Connecticut , Elizabeth, Las Vegas , Virgínia , bem como Japão e Alemanha . Ela compartilhou cenas com a falecida cantora cubana Celia Cruz, a quem estava ligada por uma amizade fraterna.
A noite de cultura e gastronomia peruanas acontece a partir de 20h, na Casa de Luzia, na Rua Evaristo da Veiga, 149 LAPA. Com entrada a 25 reais, o evento celebra a presença da cultura peruana na cidade maravilhosa e tem o objetivo de difundir a cultura e a música afro-peruanas (desenvolvida pela primeira vez no Peru por negros escravizados da África Ocidental, onde é conhecida como Festejo). Haverá drinks típicos como o Pisco Sour e o delicioso Ceviche, tão querido pelos cariocas, além de outros pratos.