Construção industrializada em aço assume protagonismo em obra de tradicional faculdade paulistana

Construção industrializada em aço assume protagonismo em obra de tradicional faculdade paulistana

Redação Gazeta24h
3 min de leitura 3.4k
Construção industrializada em aço assume protagonismo em obra de tradicional faculdade paulistana

Estruturas metálicas proporcionam grandes vãos e espaços abertos, que favorecem a flexibilidade e a versatilidade em projeto da nova sede de Pedagogia e Psicologia da Faculdade Rudolf Steiner. Volume de Aço empregado ultrapassa 150 toneladas

A nova sede de Pedagogia e Psicologia da Faculdade Rudolf Steiner, no Alto da Boa Vista, em São Paulo, exemplifica o quanto o sistema construtivo em aço pode assumir o protagonismo de um projeto. As estruturas metálicas conferem ao edifício considerável leveza visual, proporcionando grandes vãos e espaços abertos que favorecem a flexibilidade e a versatilidade do ambiente. Projetada pelo escritório Biselli Katchborian, esta obra apresenta um detalhe peculiar em torno de uma mangueira centenária, preservada com reverência no centro do lote, com a árvore não apenas resguardada, mas elevada a um ponto focal que moldou todo o conceito arquitetônico. “A mangueira foi o ponto de partida do projeto, e é impossível ignorar o poder simbólico dessa árvore. Majestosa e imponente, ela define o traçado do edifício em U e sugere um centro de gravidade emocional, um ponto de encontro natural que comunica segurança e continuidade”, explica o arquiteto Mário Biselli.

O sistema construtivo em aço desempenha nesse projeto um papel surpreendente, e foi escolhido justamente por sua capacidade de vencer grandes vãos e também pela sua leveza estrutural, durabilidade e eficiência. “A estrutura metálica permite grandes aberturas e balanços”, destaca Biselli, acrescentando que a leveza do sistema permite que os espaços internos fluam de maneira contínua e sem interrupções visuais, garantindo ambientes de geometria aberta, prontos para serem adaptados de acordo com as necessidades dos estudantes e professores.

A ausência de pilares no térreo amplia a sensação de fluidez, de liberdade, algo que seria difícil de conseguir com outros materiais. O aço, então, com sua alta resistência à tração e flexibilidade, possibilita essa liberdade arquitetônica. “A velocidade de montagem proporcionada pelo uso de estruturas metálicas permitiu que a obra fosse executada com mais eficiência, reduzindo o impacto ambiental durante o processo construtivo”, afirma o arquiteto.

“O sistema construtivo em aço também se destaca por sua durabilidade e baixa manutenção, características que garantem a longevidade da construção e minimizam o desgaste ao longo dos anos”, reforça Biselli.

Na nova sede de Pedagogia e Psicologia da Faculdade Rudolf Steiner, o aço atua de maneira quase silenciosa, discreta, criando uma moldura que permite que a verdadeira protagonista, a natureza, tenha o seu destaque. “Se o sistema construtivo em aço é o esqueleto que mantém o edifício em pé, a madeira é a pele que lhe dá calor”, destaca o arquiteto.

“O uso da construção em aço, além de oferecer liberdade estrutural, tem sua contribuição para a sustentabilidade, por conta da possibilidade das estruturas metálicas serem recicladas e reutilizadas, reduzindo o impacto ambiental”, conclui o arquiteto Mário Biselli, acrescentando ainda que a nova sede da Faculdade Rudolf Steiner é muito mais do que um simples edifício, sendo um verdadeiro símbolo de como é possível, através do design, criar espaços que não apenas servem às suas funções práticas, mas que também refletem e reforçam os ideais que abraçam.

Ficha Técnica:

> Projeto Arquitetônico / Arquiteto Responsável: Biselli Katchborian Arquitetos / Mario Biselli

> Fabricante da Estrutura em Aço: Sulmetais

> Execução da Obra: Engemon

> Empresa Responsável pelo Projeto da Estrutura em Aço: Edatec

> Área Construída: 3.850m²

> Volume de Aço Empregado: 155,7 toneladas

> Conclusão da Obra: 2024

> Local: São Paulo, SP

O que você achou?

Amei 70
Kkkk 23
Triste 2
Raiva 6
↓ LEIA A PRÓXIMA MATÉRIA ABAIXO ↓

Espere! Não perca isso...

Antes de ir, veja o que acabou de acontecer na Bahia:

Não, obrigado. Prefiro ficar desinformado.