Home Negócios Conheça os benefícios que as empresas podem oferecer aos seus estagiários
Negócios

Conheça os benefícios que as empresas podem oferecer aos seus estagiários

Envie
Crédito:Lipik1/iStock
Crédito:Lipik1/iStock
Envie

A Lei do Estágio estabelece alguns benefícios obrigatórios, porém as empresas podem oferecer ainda mais, caso desejem promover maior bem-estar

 

Componente curricular presente em diversos cursos de formação superior, o estágio é parte fundamental na educação de muitos profissionais. É por meio dele que o estudante tem, na maioria das vezes, o primeiro contato com sua futura área de atuação, ganhando experiência na prática e dando o pontapé inicial na sua carreira.

 

O estágio é repleto de desafios, porém. Conciliar os estudos com a atividade, a falta de experiência no mercado de trabalho, os medos e as incertezas quanto à nova carreira são apenas algumas das dificuldades pelas quais o estagiário passa. Além disso, a dificuldade em conseguir vagas também é uma realidade.

 

Amparados pela chamada Lei do Estágio, a Lei nº 11.788, de 25 de setembro de 2008, os estagiários têm na atividade uma extensão do seu aprendizado. Porém não se trata de uma vaga de emprego ou mesmo de um vínculo empregatício, ainda que tenham uma carga horária fixa – determinada pela lei – e um contrato.

 

Benefícios além dos previstos em lei

 

No entanto, muitas empresas oferecem benefícios que se assemelham àqueles de um emprego convencional. Pois, ainda que não sejam funcionários, os estagiários formam uma mão de obra importante para as empresas. Alguns desses benefícios estão previstos na lei. É o caso da bolsa-auxílio, do recesso de 30 dias a cada 12 meses de estágio, do seguro contra acidentes pessoais e do auxílio-transporte.

 

Outros benefícios, porém, são oferecidos de maneira adicional. É o caso de empresas que buscam angariar novos talentos para seus quadros, por exemplo, e por isso oferecem mais do que o usual. Benefícios como auxílio-home office para estágios que podem ser realizados a distância ajudam com as despesas de luz e internet, de forma a diminuir o impacto no bolso do estagiário e o motivando ainda mais.

 

Investimento nos futuros profissionais

 

Oferecer cursos e especializações alinhados com a formação dos estagiários e que ecoem com a área de atuação da empresa é outra maneira interessante de incentivar esses novos profissionais. Como o estágio é essencialmente uma atividade educacional, valorizar o estudo é uma maneira de a empresa obter retorno em forma de mão de obra cada vez mais qualificada.

 

Bônus e gratificações em dinheiro também podem ser oferecidos, caso seja da vontade da empresa. Contudo, devem estar previstos em contrato, para que haja transparência. No mais, para aumentar ainda mais a satisfação do estagiário, alguns empregadores podem contratar um cartão alimentação para empresa que possa abranger esse grupo.

 

A companhia que adota essas e outras boas práticas certamente desponta entre as mais disputadas entre os estagiários. Programas de valorização e de crescimento profissional, ainda que para estagiários, são fundamentais para diminuir índices de turnover, por exemplo, pois fortalecem a cultura da empresa e sua imagem perante o mercado.

Envie
Artigo relacionado
Divulgação
Negócios

Portos no limite intensificam os desafios da eficiência na logística brasileira

Por Marcus Voloch* O diagnóstico sobre a crise portuária brasileira de 2024,...

Negócios

Procura por seguros de automóveis sobe 3,69% em julho ante junho

Regiões Sul e Sudeste lideraram o índice de crescimento da demanda, segundo...

Divulgação
Negócios

Brasil contribui para resultado positivo do grupo FM Logistic

Impulsionada pelo crescimento nos negócios e por parcerias estratégicas, a FM Logistic,...

Grupo O Boticário irá inaugurar primeira loja em Guabiruba (SC) no próximo ano (foto Divulgação/Growth Global)
Negócios

Grupo O Boticário anuncia loja em Guabiruba e reforça presença no Vale do Itajaí

Com atuação estratégica e foco no crescimento regional, grupo expande a marca...