Gastronomia
Conheça o Chef por trás da cozinha de “Mania de Você”
(Crédito: Globo / Manoella Mello)
Gustavo Fonseca faz consultoria para cenas da novela. 200 pratos foram preparados para uma única sequência
Parte fundamental da narrativa da novela ‘Mania de Você’, a gastronomia como elemento de produção é um diferencial no projeto da novela, especialmente em cenas com as protagonistas Viola (Gabz) e Luma (Agatha Moreira), unidas pelo interesse na arte de cozinhar.
Na segunda fase da obra, Viola se torna uma renomada chef de cozinha e passa a comandar um restaurante com sua própria assinatura, o Violeta, localizado no requintado resort Albacoa. Para ajudar na composição das cenas que serão gravadas na cidade cenográfica dos Estúdios Globo, além da consultoria para a construção da cozinha, do salão do restaurante, com suas louças e cardápio, a equipe da novela contou com ajuda profissional na criação das receitas que fazem parte da trama. Por trás das câmeras, o chef Gustavo Fonseca, habituado a trabalhar em produções de audiovisual, é o responsável pelo detalhamento e o preparo dos pratos que estão nos capítulos, quase como se fosse a mão invisível das atrizes “Vamos criando em cima dos contextos de tempo e evolução das personagens, tentando mostrar o desenvolvimento técnico e de conhecimentos de ambas. Até agora já desenvolvemos cerca de 50 receitas para a trama, e ainda mal começamos. E quem prestar bastante atenção nos pratos e técnicas, vai perceber que tem muita história sendo contada através deles”, adianta Gustavo.
Frutos do mar, ingredientes brasileiros e de todo o mundo compõem o estilo de cozinha que o Violeta vai apresentar. O cardápio se baseia no conceito Surf and Turf, que combina proteínas do mar e da terra, e tem bastante influência caiçara, contemporânea e brasileira. “Tudo acaba influenciando um cozinheiro no processo criativo, mas as principais referências para desenvolver as receitas para a novela são as cozinhas francesa, brasileira e de fusão, mantendo sempre uma ideia contemporânea de cozinha. Mas existem muitos easter eggs de outras referências usadas no processo criativo, com bastante mistura”, revela. Como exemplo dessas pistas da trama que estarão nos pratos, estão detalhes que mostram a influência da cozinha africana em algumas criações de Viola, já que aprendeu a cozinhar com o pai, Marcel (Bukassa Kabengele).

(Crédito: Globo / Manoella Mello)
“São detalhes dos pratos e das cenas que resgatam essa base da cozinha angolana da Viola. Coisas simples, como um refogado: ela aprendeu a fazer com azeite quente, o azeite de dendê”, detalha Gustavo. “E, como boa cozinheira que ela é na trama, vai inovando nas misturas. Todo cozinheiro em início de carreira quer olhar para todos os lados. Então não faz sentido ela ser uma jovem cheia de energia, querendo dominar o mundo, e não juntar coisas de diferentes lugares. A repaginada que ela dá nos pratos sempre puxa, claro, para o caiçara. Isso está por trás do conceito de cada prato do Violeta”, complementa o consultor.
Um barreado, prato tradicional caiçara, com katsuobuchi, que são flocos do peixe atum-bonito, seco e defumado, no lugar do bacon, e uma tempura de camarão com aipim e molho tártaro feito de legumes da horta da personagem são pratos do Violeta e exemplos dessas inovações. “Uma entrada simples, que é essa tempura, tem toda uma história por trás: a inspiração vem do fish & chips, comida de rua em países como Inglaterra e Irlanda. E aqui, no Violeta, trocamos o peixe pelo camarão, com técnica oriental. A batata, pela mandioca, ingrediente brasileiro. E a assinatura da chef vem com o molho, feito dos legumes da horta própria”, exemplifica ele.

(Crédito: Globo / Manoella Mello)
Gustavo ainda revela que a chef brasileira Alessandra Montagne e sua trajetória – que vai da infância no Rio de Janeiro e em volta do fogão dos avós em Minas Gerais até o sucesso com restaurantes próprios na França, puxado por quitutes tipicamente brasileiros, como coxinha de frango e pão de queijo – é inspiração para Viola e suas criações. “Alessandra tem uma entrada que mistura pão de queijo e caviar. Quis fazer uma brincadeira com isso, ao reverso, e incluí no menu do Violeta uma sobremesa com pão de queijo e goiabada. E ainda acrescentamos um toque de poejo, uma plantinha que cresce em quintal, com um sabor que vai bem com goiabada, um toque que vem de um prato da Casa do Porco, do chef Jefferson Rueda, outra referência atual em gastronomia brasileira”, revela o chef.
Mais sobre o Chef Gustavo Fonseca
O chef carioca Gustavo Fonseca traz sua expertise e unicidade no mercado gastronômico – iniciados há 15 anos, após trabalhar em restaurantes e se formar no Instituto Argentino de Gastronomia, em Buenos Aires, Argentina –, ao desenvolver frentes para o audiovisual com a produção de gastronomia, desenvolvimento de receitas e food styling para programas de TV, cinema e web.
Gustavo já acumula anos de experiências no audiovisual, restaurantes e eventos corporativos, além da criação de menus degustação e produções gastronômicas para fotografias e livros.
Seu histórico com a TV Globo guarda experiências de consultoria e produção. Participou de diversos programas da grade do GNT, como “Geladeiras em ação”, de Claude Troisgros; “Que seja doce” e “Perto do Fogo”, de Felipe Bronze. Gustavo também colaborou na produção do “Marmitas e Merendas”, de Caio Braz; fez produção para “Panelaço com a Ana Clara”; o Especial de 10 anos do “Tempero de Família”, de Rodrigo Hilbert; “Rolling Kitchen Brasil”, com Paulo Vieira, entre outros. No extinto canal Shoptime, somou também com os programas “Chef em Casa” e “Que bom que você veio”, de Flávia Bonato.
Na web, Gustavo fez consultoria e produção para o portal Receitas – onde já gravaram mais de 1.000 vídeos tutoriais, e para o “Hackeando a cozinha de Felipe Bronze”, “Especial Jimmy Ogro” (GNT) e o “Nespresso Talentos da Gastronomia”, com o chef Laurent Suaudeau. Também fez comidas de cena para uma sequência de novelas, séries e filmes, como as novelas da TV Globo, “Elas Por Elas”, “Família é Tudo”, “Vai na Fé”, “Fuzuê”; as séries do Multishow “Vai Que Cola” e “A Vila”; as produções “Tá No Ar”, “Sob Pressão”, Lua Vermelha (2025) e, por fim, os filmes A Porta do Lado e Auto da Compadecida 2 (dezembro 2024).
Gastronomia
Gastronomia uruguaia: Narbona desembarca em SC com restaurante, loja gourmet e produção artesanal
Referência em gastronomia e produtos exclusivos de alta qualidade, marca centenária inaugura sua primeira unidade no Brasil, no Continente Shopping
Com mais de um século de tradição, a Narbona – um dos ícones gastronômicos mais prestigiados do Uruguai – acaba de inaugurar sua primeira unidade no Brasil, no Boulevard do Continente Shopping, em São José, na Grande Florianópolis. O espaço une restaurante, loja gourmet e fábrica de pães, iogurtes e queijos, que também abastecerá as futuras filiais da marca em Porto Alegre e São Paulo, com inauguração prevista ainda para este ano, além dos mercados parceiros em todo o país.
O investimento total, de aproximadamente R$ 8 milhões, reforça o potencial estratégico de Santa Catarina como porta de entrada da marca no país. “Escolhemos o Brasil por sua proximidade e mercado promissor, mas optamos por Santa Catarina por sua localização privilegiada às margens da BR-101, infraestrutura logística e ambiente de negócios favorável”, explica Rodrigo Menossi, embaixador da Narbona no Brasil.
Fundada em 1909, em Carmelo, a Narbona se consolidou como símbolo de excelência e autenticidade, com unidades também em Punta del Este e Miami. No restaurante catarinense, o cardápio reúne pratos clássicos e autorais, com cortes nobres preparados na autêntica parrilla uruguaia, como o Assado Toto (foto) – costela cozida lentamente no vinho tinto –, o Rack de Cordeiro Carmelo, o Bife de Chorizo e o Prime Rib maturado. Há ainda massas artesanais, risotos, pizzas e entradas especiais, como a Provoleta e o Vitello Tonato.
As sobremesas têm destaque garantido, com receitas que valorizam o carro-chefe da marca: o doce de leite artesanal, considerado um dos melhores do mundo. Entre elas, a Panqueca de Doce de Leite Narbona, o Petit Gateau de Doce de Leite e o tradicional Flan Narbona. Na loja gourmet, os clientes encontram uma curadoria de produtos exclusivos da marca, como vinhos de produção própria, geleias, chimichurri, pimentas, mel de campo, granola caseira e o premiado doce de leite — todos trazidos diretamente do Uruguai.
“A chegada da Narbona a Santa Catarina representa muito mais do que a abertura de uma loja ou restaurante. É um pedaço da cultura uruguaia que passa a fazer parte do dia a dia dos catarinenses, com a mesma autenticidade que tornou a marca referência no nosso país”, destaca Menossi. Com quase 120 anos de história, a Narbona se tornou sinônimo de tradição e qualidade.
Serviço
Narbona Brasil
Boulevard do Continente Shopping – São José (SC)
Horário de funcionamento:
• Domingo a quarta: 11h30 às 22h
• Quinta: 11h30 às 22h30
• Sexta e sábado: 11h30 às 23h
Instagram: @narbona.br
Mais informações: www.narbona.com.uy / @narbona.br
Gastronomia
Chef Marcones Deus recebe o Chef Jaime Barcelos em duas noites especiais no Páreo Restaurante
Gastronomia
Rocka celebra a Lua Cheia com menu especial em seis tempos assinado pelo chef Gustavo Rinkevich
No dia 7 de novembro, o Rocka Beach Lounge & Restaurant, em Búzios, convida os amantes da boa gastronomia a viver uma experiência sensorial sob a luz da lua cheia. O jantar, criado pelo chef Gustavo Rinkevich, será servido em formato de menu degustação em seis tempos, harmonizado com grandes rótulos Grand Cru, e promete unir técnica, ingredientes sazonais e a atmosfera única da Praia Brava.
A noite começa com uma seleção de snacks delicados e criativos, em perfeita sintonia com o cenário à beira-mar: Cone de beterraba com queijo de cabra e nozes caramelizadas, Pastrami de língua de boi com geleia de cebola roxa e brioche, Tartelete de tartar de atum com creme fraiche e ikura, Ovo surpresa (Harmonização: Mumm Reserve Brut). Em seguida, o menu revela sabores que exploram o frescor dos ingredientes e o equilíbrio entre o mar e a terra: Tartar de crustáceos com ninho de batata, ovo de codorna e ikura, Alface orgânica na brasa com queijo tulha 18 meses e redução umami com vinagre de xerez, (Harmonização: Leyda Reserva Chardonnay). O percurso segue com pratos que evidenciam a cozinha autoral de Rinkevich, marcada por técnica, leveza e sensibilidade: Pesca do dia confit com couscous de couve-flor, morillas e emulsão de castanha com açafrão, Picanha de cordeiro patagônico com purê de batata-doce ao missô, molho de alcaçuz e saladinha de edamame (Harmonização: Leyda Reserva Cabernet Sauvignon). Para encerrar a experiência, o chef apresenta uma sequência de sobremesas que traduzem frescor e sofisticação: Manga, kefir e coco, Variações de chocolate belga com amaretto e trufa negra e Petit fours (Harmonização: Lafage Ambre).
“Neste Jantar de Lua cheia apresentamos um Menu Degustação elaborado para ser uma experiência sensorial completa para nossos clientes. A proposta é unir a técnica da nossa cozinha autoral com os ingredientes mais frescos da região. Vocês verão pratos que celebram o frescor, como o Tartar de Crustáceos e a Pesca do dia confit, e o encontro com a terra, no Pastrami de língua de boi e na Picanha de cordeiro patagônico”, diz o Chef Gustavo.
Cada etapa foi pensada para ser uma experiência harmoniosa e leve. Com vista privilegiada para o mar e clima intimista, o Jantar da Lua Cheia no Rocka é um convite a celebrar o encontro entre natureza, alta gastronomia e vinho.
Serviço:
Jantar da lua cheia Rocka – Búzios
Data: 07/11/25
Horários para reserva: 20h00 e 21h00.
Valor do menu R$399,00
Valor harmonizado R$199,00
Contato para reservas: (22) 98813-8198
-
Notícias7 dias atrásFragmentação de Placas Tectônicas Revela Novos Riscos Sísmicos nas Américas
-
Saúde6 dias atrásAnsiedade sazonal: por que o fim do ano aumenta o estresse — e como preparar corpo e mente para o verão
-
Notícias6 dias atrásArtista plástico Gerson Fogaça estreia exposição “Caos In Itinere” na Argentina
-
Gospel4 dias atrásMake America Revival Again: O clamor pelo retorno ao altar
-
Notícias1 semana atrásMovimento negro exige investigação independente após operação policial no Rio com 121 mortos
-
Entretenimento3 dias atrásTrader brasileiro Rafael Schroeder se destaca entre os investidores internacionais da NASDAQ
-
Internacional4 dias atrásSinais de trégua em Washington: Senado dos EUA esboça movimentos para encerrar paralisação recorde do governo
-
Casa e Decoração6 dias atrásO descanso como gesto de cura: o luxo do tempo e do cuidado no Pink Day by Champion Volvo





