A artista que já abriu shows de diversos músicos renomados e trabalhou com produtor indicado ao Grammy, comemora sucesso como produtora ao lado do marido e produtor Mateus Carrato
Desde muito jovem Gabriela de Oliveira já se destacava por onde passava. Mas foi no programa Tudo é Possível apresentado por Ana Hickman, na Record, que sua vida passou a tomar um novo rumo. Após vencer o quadro “De Baixo do Chuveiro” com a música “Swing da Cor”, de Daniela Mercury, aos 12 anos, a menina percebeu que sua vida seria dedicada à música e que grandes conquistas a aguardavam.
Após concluir o Ensino Médio, em 2016, Gabriela embarcou para Los Angeles onde passou um ano transformador estudando música e inglês. A experiência foi decisiva, pois confirmou sua paixão pela arte que em seguida se tornaria sua profissão. “Retornei decidida a me matricular na Faculdade de Música Internacional, a Souza Lima. Foram seis anos incríveis, em que pude dar meus primeiros passos como cantora e compositora profissional”, conta.
Entre os anos de 2015 e 2018, teve a oportunidade de tocar e gravar com DJs, participar de eventos corporativos exclusivos ao lado de renomados nomes da música brasileira e gravar vocais com produtores musicais vencedores do Grammy, como Ricardo Gama, produtor do Chitãozinho e Xororó.
Com a banda Jamirulus, onde atuou como uma das vocalistas principais, colaborou também em todas as produções do grupo, inclusive no lançamento do álbum de sucesso “Pra Fazer Valer”.
“O álbum foi tão bem recebido que o governo de São Paulo decidiu patrocinar uma turnê em diversos centros educacionais da cidade (conhecidos como CEU), com o intuito de difundir cultura e educação musical para crianças de baixa renda em comunidades carentes. Essa oportunidade foi incrível, pois nos permitiu levar nossa música para um público mais amplo, compartilhando cultura com aqueles que mais precisavam e com direito a palestras aos finais de cada show da turnê”, recorda a cantora.
Mas o sucesso foi além. A Gabriela foi convidada a compartilhar o palco e abrir shows de grandes nomes da música brasileira como Gustavo Lima, Luan Santana, CPM22 e Jota Quest, chegando a se apresentar em locais conhecidos por receberem concertos internacionais e eventos exclusivos, como o “Espaço Unimed” em São Paulo.
Em 2022, Gabriela uniu seu talento e timbre envolvente à nova versão no estilo dance de “Crazy” (Gnarls Barkley), com o DJ e produtor William Ribeiro.
Música autoral
Atualmente, Gabriela dedica-se à produção musical e começou a trabalhar em suas próprias músicas, prezando pela liberdade de ser uma artista independente. No último ano lançou quatro singles com letras em português e em inglês: “Na Sua”, Fly, “Nosso Fim” e “One of a Kind”
Talento tipo exportação
Ao lado de Matheus Carrato, produtor musical e multi-instrumentista formado pela Berklee College of Music, em Boston, e também seu marido, a dupla vendeu mais de 300 músicas personalizadas, em 2022, para empresas sediadas nos Estados Unidos e ao redor do mundo.
“Por meio da Songfinch, começamos a vender nossas músicas como um duo (Gabi & matheus) assim que voltamos para o Brasil. A empresa deu um “boom” e começamos a ter uma demanda muito grande com as ordens. Não só para pessoas nos Estados Unidos, como também de outros países como Singapura, Austrália, Londres, Colômbia, etc. Em um tempo muito curto, vendemos muitas músicas personalizadas”, conta orgulhosa.
Para Gabriela, fazer música não é apenas uma carreira, é a alegria do casal. “Somos movidos por um forte sentimento de empatia e amor pelas histórias das pessoas, que trazemos a cada nota. Nosso som é altamente versátil, abrangendo gêneros como Acoustic Pop, R&B, Cantor-Compositor e Pop Rock”, descreve.