Home Notícias Educação Confira ranking com os cursos de tecnologia mais utilizados pelas universidades brasileiras no último ano
Educação

Confira ranking com os cursos de tecnologia mais utilizados pelas universidades brasileiras no último ano

Envie
iStock
iStock
Envie

As salas de aula do século XXI já não se limitam mais às paredes das instituições. E para complementar a formação dos estudantes e conectá-los às demandas reais do mercado, cada vez mais professores ao redor do Brasil têm recorrido a plataformas externas de ensino, especialmente nas áreas de tecnologia e dados.

 

Uma das mais utilizadas é a DataCamp, plataforma voltada ao desenvolvimento de habilidades em dados e inteligência artificial. Segundo levantamento da própria empresa, mais de 90 instituições de ensino superior, públicas e privadas, de todas as regiões do país — incluindo algumas das mais bem avaliadas pelo Ministério da Educação (MEC) —, utilizam os cursos da Datacamp como auxílio no estudo de suas disciplinas.

 

Com conteúdos que vão da Introdução à Ciência de Dados até conceitos mais avançados de Machine Learning, a lista revela a preocupação em capacitar os alunos para lidar com a tecnologia e os dados de maneira prática e estratégica. Essa tendência acompanha o crescimento da plataforma no país: o número de usuários ativos da DataCamp Classroom no Brasil cresceu 100% desde 2023, quando a marca lançou suas traduções para o português.

 

Martijn Theuwissen, COO da DataCamp, fala da concepção e importância do projeto DataCamp Classrooms. “Desde que criamos a DataCamp, tínhamos como um dos nossos principais objetivos ajudar os estudantes a alavancarem suas carreiras e obterem boas oportunidades no mercado de trabalho, especialmente quando falamos de Ciência de Dados.”

 

“O sucesso do que, no início, era um desconto, passou a gerar interesse também nos professores. Decidimos, então, criar o DataCamp Classroom de forma gratuita, pois entendemos que educação é um direito básico e que alunos de todo o mundo merecem ter uma experiência de estudo semelhante.”

 

São professores e estudantes que têm acesso gratuito a conteúdos atualizados e alinhados às tendências dos setores que estudam. Entre as universidades, estão grandes nomes de diversas regiões do país, como a Universidade de São Paulo (USP), a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), a Universidade Federal do Ceará (UFC) e a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

 

“Meus alunos mostram consistentemente uma melhor compreensão e retenção de conceitos complexos quando usam o DataCamp junto com as disciplinas regulares”, destaca Regis Magalhães, professor de Machine Learning na Universidade Federal do Ceará. 

 

“O DataCamp Classrooms aprimora a experiência de aprendizado ao oferecer prática de programação em Ciência de Dados e Machine Learning. Os alunos recebem feedback imediato por meio de exercícios interativos, enquanto os professores conseguem acompanhar o progresso e o engajamento com análises detalhadas. A grade curricular segue os padrões do mercado e se integra perfeitamente ao conteúdo tradicional das aulas”, conclui.

 

Um pouco sobre as áreas dos cursos:

Phyton, R e SQL: linguagens de programação

Esses cursos ensinam linguagens como Python, R e SQL, fundamentais para quem trabalha com análise de dados, ciência de dados, engenharia de dados e BI. Python e R são linguagens muito utilizadas para explorar, tratar e visualizar dados, enquanto SQL é essencial para consultar bancos de dados. Já bibliotecas como Pandas e ferramentas como a importação de dados ajudam a preparar e organizar os dados para análise.

Inteligência Artificial, Aprendizado de Máquina e Deep Learning

São áreas que ensinam algoritmos a aprender com dados. Os conhecimentos costumam ser aplicados em carreiras como as de cientista de dados, engenheiro de IA e desenvolvedor de modelos preditivos. Ferramentas como Scikit-learn e PyTorch são amplamente utilizadas no setor para construir modelos de aprendizado de máquina e redes neurais.

Análise e Visualização de Dados

Esses cursos ajudam a transformar dados brutos em insights valiosos para as empresas. Power BI é uma das ferramentas mais populares para criar dashboards interativos, enquanto a estatística é base para análises robustas em qualquer área de atuação com dados.

 

Metodologia

Para o estudo, foram utilizados dados internos disponibilizados pela DataCamp, considerando o período dos últimos doze meses — de abril de 2024 a abril de 2025. Por mais que o DataCamp Classrooms seja utilizado em mais de 180 países, as informações do texto levam em consideração apenas os números referentes à parceria do projeto com 94 universidades públicas e privadas brasileiras, distribuídas em todas as cinco regiões do país. As informações correspondem aos cursos mais acessados pelas instituições no período indicado.

Envie
Artigo relacionado
Foto: Divulgação
Educação

Educadora Alessandra Honorata recebe Moção da Câmara de Maricá

Reconhecimento destaca atuação da pedagoga na valorização da identidade cultural, da literatura...

Afya
Educação

Órgão internacional habilita formados em Medicina de Itaperuna

Outubro, 2025 – A Afya Centro Universitário Itaperuna”(antiga Uniredentor) alcançou um marco...

Afya
Educação

Últimos dias para se inscrever no Vestibular Unificado de Medicina 2026 da Afya Itaperuna

Com uma única inscrição, candidatos podem concorrer a vagas em até três...

Divulgação - IA
Educação

Professores paulistas podem ter acesso gratuito a capacitação em Inteligência Artificial

Curso tem carga horária de 19 horas, incluindo videoaulas, lives e exercícios...