Home Notícias Rio de Janeiro Conferências Municipais para instaurar Conselhos das Cidades possuem novo prazo para serem realizadas em 2025
Rio de Janeiro

Conferências Municipais para instaurar Conselhos das Cidades possuem novo prazo para serem realizadas em 2025

Envie
Conferências Municipais para instaurar Conselhos das Cidades possuem novo prazo para serem realizadas em 2025
Imagem: Divulgação
Envie

As cidades do estado do Rio de Janeiro têm até o dia 15 de abril de 2025 para organizar as suas Conferências Municipais. Já a Conferência Estadual tem previsão de ser realizada até junho deste ano. Os municípios que já fizeram suas conferências em 2024 não precisam realizar novos encontros. Até o momento, 42 cidades do estado do Rio de Janeiro já realizaram suas reuniões. Além disso, 235 propostas de fomento às políticas públicas foram apresentadas.

As Conferências Municipais possuem o objetivo de ajudar na implantação dos Conselhos Municipais das Cidades e na fomentação de políticas que ajudem a desenvolver os municípios fluminenses. Em março de 2024, os representantes da Comissão Organizadora da 6ª Conferência Estadual das Cidades foram eleitos, totalizando 27 membros.

  • A realização dos encontros é parte fundamental para a instituição do Conselho Estadual das Cidades, instrumento que vai nos ajudar a escutar os municípios, aproximá-los ainda mais do Governador Cláudio Castro e fomentar políticas públicas que ajudem a desenvolver o estado do Rio de Janeiro. Somos pioneiros na iniciativa de convocar este tipo de reunião – destacou o secretário das Cidades, Douglas Ruas.

Para saber como organizar as conferências municipais, basta acessar o link abaixo e clicar na cartilha com as orientações necessárias para a realização do evento: https://www.rj.gov.br/secid/node/615

Sobre o Conselho Estadual das Cidades

O Conselho Estadual das Cidades, criado em 2008, retomou as atividades após o Ministério das Cidades reativar o Conselho Nacional das Cidades, no fim de 2023. Em razão disso, o Governo do Estado do Rio atribuiu à Secretaria de Estado das Cidades a responsabilidade pela gestão da política estadual de desenvolvimento urbano e a presidência do Conselho Estadual das Cidades, a cargo do secretário Douglas Ruas. A Conferência Nacional tem previsão de ocorrer até o dia 31 de agosto deste ano.

Envie