Rio de Janeiro
Conexão com a Natureza: Alunos de São Gonçalo Participam de Iniciativa Ambiental
Na tarde desta quarta-feira (7), uma atividade inédita proporcionou aos alunos da escola E.E. Municipalizada de Itaitindiba, no município de São Gonçalo, a oportunidade de mergulhar no universo das atividades de campo do projeto Águas da Guanabara, da Federação dos Pescadores do Estado do Rio de Janeiro (FEPERJ), e descobrir a rica relação entre o mar e a cidade onde vivem.
Vinte e quatro crianças do ensino fundamental visitaram a Exposição TransforMAR, voltada para a educação ambiental e conscientização da sociedade. Os alunos aprenderam tudo sobre a Baía de Guanabara, o trabalho dos pescadores e a importância da pesca para a comunidade.
“Ao longo de dois anos, o projeto vem promovendo ações educativas e de sensibilização ambiental. Agora, é hora de compartilhar os resultados com os estudantes, que participarão de atividades lúdicas e interativas, explorando cada objeto relacionado à atividade dos pescadores e sua conexão com a cidade”, explicou o coordenador do projeto, Alberto Toledo.
O aluno Caio Henrique, de 11 anos, que está no quinto ano, adorou a exposição. “Achei tudo maravilhoso. Gostei das redes de pesca, dos caranguejos, foi uma experiência muito legal.”
De acordo com o coordenador, essa é uma experiência singular e proporcionará às crianças um aprendizado significativo sobre a natureza, a cultura local e a importância da preservação do meio ambiente. “Agora, é hora de celebrar as conquistas e mostrar aos alunos como cada objeto descartado irregularmente pode impactar a pesca, que está conectada com a cidade onde vivem. Essa experiência certamente despertará a curiosidade e o interesse das crianças pela natureza e pelo mar através da exposição TransforMAR”, finalizou o presidente da colônia de pescadores Z-8 de São Gonçalo, Gilberto Alves.
A mostra está no São Gonçalo Shopping, no primeiro andar, com entrada gratuita.
Sobre o Projeto Águas da Guanabara:
O Projeto Águas da Guanabara é uma iniciativa da FEPERJ – Federação de Pescadores do Estado do Rio de Janeiro. Com a participação de pescadores e bolsistas, o projeto trabalha na retirada de resíduos sólidos e na promoção da conscientização ambiental, visando à recuperação e manutenção desse ecossistema vital.
Desde 2022, já foram oferecidas pelas Colônias de Pescadores Z-8 São Gonçalo e Z-9 Magé- mais de mil vagas para a adesão dos pescadores artesanais que estão realizando esse trabalho de limpeza. Eles já coletaram cerca de mil toneladas de resíduos na região hidrográfica da Baía de Guanabara, o que inclui o Canal de Magé e os rios Suruí e Estrela, todos na Baixada Fluminense. Já em São Gonçalo, na Região Metropolitana do Estado, a ação já alcançou os rios Imbuaçu, Bomba e Marimbondo. Em Itaboraí, tem sido realizada principalmente no Rio Caceribu.
Rio de Janeiro
Arte Salva Vidas realiza último Feirão de Empregos do ano com 800 vagas
Evento acontece dia 25 de novembro, das 9h às 15h, no Caju, com oportunidades em diversas áreas
A semana começa com esperança e novas possibilidades para quem está em busca de uma oportunidade no mercado de trabalho. A Associação Filantrópica Arte Salva Vidas, em parceria com empresas comprometidas com a inclusão profissional, realiza nesta terça-feira, 25 de novembro, o último Feirão de Empregos de 2025. O evento acontece na sede da associação, no Caju, das 9h às 15h, e reúne 800 vagas em diferentes setores.
Para participar, basta levar currículo impresso e os documentos pessoais. O feirão representa uma chance concreta de recomeço para muitas pessoas que encerram o ano com a expectativa de conquistar uma nova colocação profissional. A iniciativa faz parte do compromisso da Arte Salva Vidas em promover transformação social por meio da geração de oportunidades.
Vagas disponíveis
O feirão oferece oportunidades para moradores do Rio de Janeiro em diversas funções. Entre as vagas disponíveis pela FENEG (Feira de Empregos e Negócios), estão:
* Vigilante
* Vigia
* Porteiro
* Auxiliar de Serviços Gerais
* Mecânico de Refrigeração
* Meio Oficial de Refrigeração
* Oficial de Manutenção
* Ajudante de Manutenção
* Eletricista Artífice Líder de Manutenção
Além dessas, outras empresas parceiras também oferecem vagas em áreas variadas:
* Auxiliar de Bar
* Barman
* Auxiliar de Sushiman
* Auxiliar de Pizzaiolo
* Auxiliar de Cozinha
* Cozinheiro
* Estoquista
* Encarregado de Facilities
* ASG – Auxiliar de Serviços Gerais
* Cozinheira – exclusivo para mulheres
* Carregador
* Copeiro – Intermitente, exclusivo para homens
* Telemarketing Cobrança e Vendas
* Porteiro
* Vigia
* Recepcionista
* Sushiman
* Atendente de Delivery
* entre outras
Sobre a Arte Salva Vidas
A Associação Filantrópica Arte Salva Vidas é uma entidade sem fins lucrativos que se dedica a promover ações em prol da qualidade de vida, da educação e do meio ambiente. Mantida por doações de instituições públicas, privadas e de pessoas físicas, a associação desenvolve atividades de educação profissional, assistência social e preservação ambiental.
Com uma visão inclusiva, a Arte Salva Vidas trabalha para oferecer oportunidades de crescimento pessoal e profissional a populações carentes, além de atuar na promoção da cidadania e dos direitos humanos. Por meio de suas ações e programas, a associação busca continuamente novos parceiros e voluntários que desejem contribuir para o bem-estar da sociedade.
SERVIÇO
Último Feirão de Empregos 2025 – Arte Salva Vidas
Data: 25 de novembro de 2025 (terça-feira)
Horário: Das 9h às 15h
Local: Associação Filantrópica Arte Salva Vidas
Endereço: Rua General Sampaio, 74 – Caju, Rio de Janeiro
Entrada gratuita
Cultura
Blue Note Rio recebe tributo a Emílio Santiago
Tico de Moraes e a banda Saigon prestam homenagem ao ícone da música no dia 27 de novembro, quinta-feira, às 20h
Doze anos sem Emílio Santiago, um dos maiores intérpretes da história da Música Popular Brasileira. Para celebrar o seu legado sofisticado e eterno, o Blue Note Rio, em Copacabana, recebe um reencontro afetuoso entre músicos, memória e público. O tributo ao ícone da voz acontece no dia 27 de novembro, quinta-feira, às 20h.
A iniciativa partiu do baixista e diretor musical Alex Rocha, que acompanhou o artista por mais de uma década, ao reunir músicos que integraram a banda de Emílio em diferentes fases da carreira para um espetáculo especial que celebra a sua obra.
O cantor brasiliense Tico de Moraes, com sua voz refinada e presença marcante, traz à homenagem a vivência do jazz e da MPB contemporânea, ampliando o diálogo entre tradição e atualidade. Ele dividirá o palco com um time de peso, a banda Saigon, com Renan Francione (piano), Xande Figueiredo (bateria) e José Arimatéia (trompete), todos com trajetória junto a Emílio e passagens marcantes ao lado de nomes como Milton Nascimento, Mart’nália, Leny Andrade, Gilberto Gil, entre outros.
O repertório revisitará sucessos emblemáticos como “Logo Agora”, “Pelo Amor de Deus”, “Essa Fase do Amor”, “Verdade Chinesa” e “Saigon”, com arranjos cuidadosos e uma entrega emocional à altura do homenageado.
Serviço:
Local: Blue Note Rio – Avenida Atlântica, 1910, Copacabana, Rio de Janeiro – RJ
Dia e horário: dia 27 de novembro, quinta-feira, às 20h
Entrada: de R$ 60 a R$ 120, vendas pelo site https://www.eventim.com.br/artist/blue-note-rio/tico-moraes-banda-saigon-tributo-a-emilio-santiago-3965309/
Redes sociais:
Produção: Luciana Moisakis
Assessoria de imprensa: Carlos Pinho

Cultura
“Takotsubo, Coração Partido” faz curta temporada na Casa de Cultura Laura Alvim, em Ipanema
Com dramaturgia de Monica Guimarães e Claudia Mauro, peça traz à tona reflexão sobre os impactos de relacionamentos tóxicos, a resiliência e a busca da cura, reinvenção e liberdade
“Takotsubo, Coração Partido” chega à Casa de Cultura Laura Alvim, em Ipanema, em curtíssima temporada, até 30 de novembro, com sessões nas sextas e sábados, às 19h, e domingos, às 18h. Com dramaturgia de Monica Guimarães e Claudia Mauro, a peça retrata a história de uma mulher de classe média alta da zona sul carioca que enfrenta, desde a sua infância, silêncios profundos, cicatrizes invisíveis e uma sucessão de rupturas emocionais. Ao longo de sua jornada marcada por afetos adoecidos e relações abusivas, numa luta árdua pela sua integridade emocional e física, a protagonista vivida por Monica acaba sucumbindo ao esgotamento extremo proveniente de profundo estresse. Estresse extremo, que literalmente parte o seu coração. Diagnosticada com a Síndrome de Takotsubo, também chamada de “Síndrome do Coração Partido”, ela mergulha em uma experiência de quase morte, atravessando um coma permeado por reflexões intensas, onde seu passado é revisitado em um turbulento acerto de contas.
Dirigida por Édio Nunes e Larissa Bracher, “Takotsubo, Coração Partido” é uma peça que aposta na fisicalidade e na força das palavras para construir uma cena visceral e envolvente. “‘Takotsubo, Coração Partido’ é um espetáculo físico, desafiador. Um mergulho profundo nas camadas humanas. É impossível sair ileso”, afirma Nunes. Bracher complementa: “A peça fala sobre limites aos seus pares, sobre aprender a se proteger mesmo a duras penas”. Bracher cita ainda o poder curativo dos processos e do tempo para a personagem do espetáculo e como o teatro é usado como um catalisador social. Édio e Larissa ressaltam que, na peça, o teatro cumpre os seus papéis como ferramenta de reflexão social e coletiva, assim como um veículo transformador.
A atriz Monica Guimarães destaca o papel social da obra: “Muita gente desconhece os efeitos psicofísicos do estresse. O teatro tem o poder de despertar empatia e ampliar a consciência sobre essas questões.” Já Claudia Mauro enfatiza: “O texto escancara o lado sombrio que tentamos esconder. É um convite à reflexão sobre nossas escolhas e relações”.
– A arte em seu papel social de expansão, aprendizagem, troca e acolhimento, potencializa nossos encontros pós-espetáculo. Seguiremos em nossas Rodas de Diálogo com profissionais especializados em suas competências. Contribuindo com suas expertises na construção de uma sociedade forte e consciente – reforça Monica.
Sinopse:
Após uma experiência de quase morte, uma mulher revisita sua vida marcada por dores silenciosas e relações adoecidas. Inspirado na Síndrome do Coração Partido, o espetáculo revela os impactos do estresse emocional na saúde feminina. Com dramaturgia de Monica Guimarães e Claudia Mauro, “Takotsubo, Coração Partido” é uma obra visceral sobre renascimento e cura.
Ficha técnica:
Autoria: Monica Guimarães e Cláudia Mauro
Direção: Édio Nunes e Larissa Bracher
Elenco: Monica Guimarães e Guilherme Dellorto
Iluminação: Paulo Cesar Medeiros
Trilha Original: Marcelo H
Cenário e Figurino: Wanderley Gomes
Preparação Emocional: Estrela Straus
Preparação Vocal: Rose Gonçalves
Colaborador Cênico de Movimento: Toni Rodrigues
Assessoria de Imprensa: Carlos Pinho
Produção: Márcia Rangel
Mídias sociais: Mari Corrêa
Idealização e Realização: Monica Guimarães
Serviço:
Local: Casa de Cultura Laura Alvim – Espaço Rogério Cardoso – Av. Vieira Souto, 176, Ipanema, Rio de Janeiro – RJ
Temporada: de 14 a 30 de novembro
Sessões: sextas e sábados, às 19h, e domingos, às 18h
Ingressos: R$ 60 (inteira) e R$ 30 (meia-entrada), vendas no site https://funarj.eleventickets.com/#!/evento/c75d76d3b22e0367cb06d8bf56bf8a9e6e9eb9f4/45a306abc0636a9929104d0526db74ec2b4f714f
Gênero: Drama
Classificação etária: 14 anos
Duração: 55 minutos
Rede social: https://www.instagram.com/takotsuboespetaculoteatral/
-
Comportamento7 dias atrásDa Penha (RJ) para o Brasil: Dalilla Rubim transforma autenticidade e carisma em marca seguida por milhares
-
Moda e Beleza5 dias atrásOcta Fashion 2025 apresenta novas narrativas da moda catarinense e destaca o resgate das técnicas manuais
-
Saúde4 dias atrásUltraprocessados já são quase um quarto da alimentação dos brasileiros
-
Cultura4 dias atrásBlue Note Rio recebe tributo a Emílio Santiago
-
Saúde6 dias atrásTécnicas de rejuvenescimento do olhar impulsionam reconhecimento da Dra. Marília Andrade, no Amazonas
-
Esportes4 dias atrásJoão Fonseca concorre ao prêmio ATP Awards de maior evoluçao do ano
-
Saúde5 dias atrásPrimeira unidade inteligente do SUS será no hospital da USP
-
Esportes5 dias atrásCaravana do Esporte, do IEE, leva esporte educacional e inclusão para escolas de Canoas e Esteio (RS)



