Evento
Conecta Varejo 2025 destaca inovação, storytelling e experiências que transformam o consumo
O terceiro dia do Conecta Varejo 2025, realizado nesta quinta-feira (14) no Rio Innovation Week, no Pier Mauá – o maior evento global de tecnologia e inovação – destacou tendências e estratégias que estão moldando o futuro do varejo. Com palestras que abordaram desde o poder do storytelling e a influência digital até a personalização de serviços e experiências imersivas, o dia trouxe insights sobre como marcas e empresas podem engajar diferentes públicos em múltiplas plataformas. Entre os destaques, especialistas discutiram a evolução tecnológica do YouTube, a importância da inclusão digital, o consumo consciente, o uso da inteligência artificial no e-commerce, a transformação do varejo infantil em ecossistema de entretenimento e o impacto da influência digital nas decisões de compra. Ao longo do dia, os participantes puderam conhecer novas formas de conectar produtos, serviços e experiências, mostrando que inovação, dados e criatividade são essenciais para o sucesso no varejo atual.
O primeiro painel do dia “A arte de vender histórias em qualquer tela” reuniu as apresentadoras Babi Martins, Flávia Bonato e Andréa Bueno para discutir como o storytelling pode fortalecer marcas e engajar públicos em diferentes plataformas. As palestrantes lembraram que, entre 2010 e 2014, houve um salto tecnológico no YouTube, com melhor qualidade de imagem, iluminação e vinhetas, permitindo que o consumidor assistisse aos conteúdos quando quisesse. Elas ressaltaram que cada tela exige estratégias próprias e que a inclusão digital é essencial para atender públicos de diferentes gerações e níveis de familiaridade com a tecnologia. O debate também abordou as novas formas de venda online. Babi explicou as diferenças entre influenciador, criador de conteúdo e live seller, este último apontado como tendência nas redes sociais. Flávia destacou que vender pelas redes hoje é simples, mas requer planejamento e estratégia adequados para atingir resultados.
Na segunda palestra do dia, “Movimentos que redefinirão o mercado em 2027”, Priscilla Tomasoli Seripieri, Head of Business & Operations da WGSN Mindset, apresentou os movimentos que, segundo ela, estão moldando o varejo e o consumo até 2027. “Precisamos antecipar comportamentos, tecnologias e transformações que vão impactar diretamente a estratégia de negócio. Compreender essas mudanças permite tomar decisões mais assertivas hoje para estar à frente amanhã, com visão de longo prazo e flexibilidade”, ressaltou.
Ao abordar estratégias, Priscilla destacou a flexibilidade e a regeneração, tanto no universo físico quanto no digital. “O uso do storytelling é uma ferramenta essencial para criar conexões emocionais, pensar em produtos e serviços que tenham significado e que ajudem a contar uma história de mundo que faça sentido para o consumidor final”. A palestrante também apontou a valorização de um consumo mais minimalista e consciente, ressaltando exemplos como o “direito de consertar” — em que o cliente pode reutilizar e reparar itens — como forma de integrar propósito, sustentabilidade e autenticidade. Outro destaque foi o que Priscilla chamou de “poder da brincadeira”: “Em um cenário de inseguranças e ansiedade, o lúdico não é apenas entretenimento, mas uma necessidade humana que desenvolve criatividade, empatia e resiliência”.
No painel “Varejo em Transformação”, mediado por Giancarlo Chapinoto, da PwC, Christiane Bistaco, da área de trade marketing CEO da Época Cosméticos, destacou o uso da Inteligência Artificial em diversos segmentos do e-commerce. Ela explicou que a IA atua desde a inclusão no sistema dos 500 novos produtos que chegam ao mercado todos os meses até a gestão mais assertiva das cerca de 300 promoções diárias. “Temos uma base de dados bem robusta, que norteia a IA na definição dos perfis de consumidores que devem receber determinadas promoções”, esclareceu a executiva, evidenciando a importância das informações para viabilizar a personalização — atual tendência do mercado.
Christiane também comentou sobre o desafio de replicar, no mundo físico, a variedade e diversidade de marcas presentes no e-commerce. A Época Cosméticos, em parceria com a Magalu, mantém uma loja física. Para a executiva, esse canal é um pilar estratégico que continuará relevante. “Loja física nunca vai acabar. É um local para entrega de produtos, de conhecimento e deve oferecer experiências ao consumidor”, ressaltou.
Na quarta palestra do Conecta Varejo, “Do Brinquedo à Experiência: a transformação do varejo infantil em um ecossistema de entretenimento”, Thiago Rebello, CEO do Grupo Ri Happy, apresentou a transformação da maior rede de brinquedos do Brasil em um ecossistema de experiências para crianças e famílias. Em um bate-papo com Renata Feltrin, cofundadora da Forwd.co, ele destacou o foco do negócio em crianças e famílias: “O varejo e o brinquedo continuam sendo muito importantes, mas podemos nos aventurar em algumas adjacências. Por exemplo, o Ovo de Páscoa de Chocolate: nunca vendemos, e em 38 anos de companhia, apenas no terceiro ano decidimos testar. Este ano foi um sucesso, porque a criança visita a nossa loja o ano inteiro para ver o Ovo de Aranha — que ‘mora’ lá — e, na Páscoa, precisaria ir ao supermercado. Não se trata apenas do produto, do brinquedo, do ovo de Páscoa ou de uma brinquedoteca; é sobre a criança e o que ela faz. Queremos participar de mais momentos na jornada, seja com um produto, seja com um serviço de entretenimento, como uma brinquedoteca, a realização de uma festinha ou atividades no contraturno — desde que sejam divertidas, como uma aula de robótica, que é muito mais legal do que aprender física no papel.”
O executivo também falou sobre a importância de tornar a experiência de compra envolvente e lúdica. “Na nossa loja, a criança entra e encontra um mágico com uma bolinha vermelha na orelha. Ele não está vendendo, mas ele está vendendo de uma maneira muito mais competente”, explicou. Thiago ressaltou também o papel dos dados na personalização do serviço, mostrando como informação e experiência se unem para transformar o varejo infantil: “Na loja física, conseguimos coletar cerca de 50% dos dados. Mas, em serviços, obtemos 100%, e são dados qualificados da criança e dos pais, que são fundamentais”.
Na quinta palestra, o painel “Do Feed ao Carrinho: Como a Influência Move o Varejo” reuniu os influenciadores Nina Talks, Livian Aragão e Vitor Halle para discutir como conteúdo e conexão com o público impactam diretamente as decisões de compra. Nina ressaltou que “as marcas querem apostar no status do influenciador, enquanto nós buscamos representá-las de forma genuína”, destacando a velocidade e evolução do mercado. Vitor destacou que “é preciso conhecer redes sociais, conteúdo, edição e gravação” e ter uma estratégia bem estruturada. Já Livian afirmou que “não é o número de seguidores que importa, mas o nicho que ele representa e a constância entre seguidores e marca para fidelizar o produto”, reforçando que autenticidade e personalização continuam determinantes para as vendas. O painel mostrou que, no varejo digital, a influência vai além da visibilidade, exigindo estratégia, conexão real e credibilidade entre influenciador, marca e consumidor.
Evento
Febratex Group apresenta novidades da FebraTêxtil 2026 durante Congresso Internacional Abit 2025
O Febratex Group marcou presença no Congresso Internacional Abit 2025, realizado nos dias 29 e 30 de outubro, na sede da Fiesp, em São Paulo. Promovido pela Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit), o evento reuniu autoridades, empresários, economistas e representantes de toda a cadeia têxtil para debater os rumos do setor sob o tema “Produtividade como catalisadora do crescimento e prosperidade”.
Durante a abertura, o presidente do Conselho de Administração da Abit, Ricardo Steinbruch, destacou que produtividade vai além da eficiência econômica: “É a essência do que buscamos: um futuro mais sólido, justo e com mais oportunidades para o setor e para o País”. Ele reforçou a importância de investimentos em educação, tecnologia, inovação, automação e sustentabilidade, além de avanços em infraestrutura, segurança jurídica e ambiente de negócios.
Com estande institucional no congresso, o Febratex Group apresentou as novidades da FebraTêxtil 2026, que será realizada de 24 a 26 de fevereiro, no Expo Center Norte, em São Paulo. A feira reunirá expositores de insumos, maquinários, fios, tecidos, aviamentos e soluções tecnológicas para a indústria têxtil e de confecção, consolidando-se como ponto de encontro essencial entre fornecedores, marcas e profissionais do setor.
“A FebraTêxtil nasceu com o propósito de criar uma vitrine permanente para a inovação no setor, aproximando empresas, entidades e profissionais. Nossa participação no Congresso da Abit reforça a sintonia com os temas que movem a indústria”, afirma Hélvio Pompeo Madeira, fundador e presidente do Febratex Group.
FebraTêxtil 2026
Realizada em São Paulo, maior polo econômico e industrial do país, a feira reforça o papel estratégico do estado na dinamização da indústria têxtil e de confecção, movimentando toda a cadeia produtiva, do comércio ao turismo de negócios, além de gerar empregos diretos e indiretos. O Febratex Group segue comprometido em impulsionar a indústria têxtil brasileira, atuando como plataforma de negócios, conhecimento, inovação e conexões que fortalecem todo o ecossistema produtivo.
“Com a FebraTêxtil 2026, conectaremos fabricantes, distribuidores e compradores em um ambiente completo, enquanto a ENTBrasil amplia a oferta de soluções técnicas e oportunidades de negócios. Já estamos preparando a edição de 2027, que irá superar todas as expectativas, reunindo inovação, conhecimento e oportunidades únicas para realizar ótimos negócios em um só lugar. Nossa missão é fortalecer o setor e gerar resultados concretos para todos os participantes, oferecendo condições especiais para renovação de espaços e garantindo uma experiência estratégica para expositores e visitante”, afirma o diretor de Comunicação do Febratex Group, Hélvio Jr.
Paralelamente à FebraTêxtil, acontecerá também a ENTBrasil – Exposição de Não Tecidos e Têxteis Técnicos, voltada às aplicações industriais desses materiais, ampliando oportunidades de negócios e promovendo troca de conhecimento técnico e tecnológico.
Serviço
Evento: FebraTêxtil 2026
Data: 24 a 26 de fevereiro de 2026
Local: Expo Center Norte – Pavilhão Vermelho – São Paulo/SP
Mais informações: www.febratextil.com.br
Evento
Febratex Summit reafirma compromisso ambiental e mantém Certificação Lixo Zero
O Febratex Summit 2025 conquistou a recertificação Lixo Zero, reforçando sua liderança em sustentabilidade no setor têxtil. Realizado em agosto, em Blumenau (SC), o evento alcançou 92,5% de desvio de aterro e incineração, reunindo mais de 90 empresas expositoras e especialistas nacionais e internacionais em mais de 120 horas de conteúdo sobre sustentabilidade, inovação e negócios.
Na última edição, em 2023, o Febratex Summit entrou para a história como o primeiro evento têxtil do Brasil a conquistar a Certificação Lixo Zero, em parceria com a Euro Ambiental Consultoria, ao atingir 92,2% de reaproveitamento e destinação correta dos resíduos gerados. Agora, em 2025, o evento amplia esse compromisso, demonstrando que a sustentabilidade pode caminhar lado a lado com a inovação e os negócios.
“Manter a certificação Lixo Zero é o reflexo de um trabalho coletivo, que envolve organização, expositores e visitantes em um mesmo propósito: reduzir impactos e promover uma cadeia têxtil mais consciente. Essa conquista reforça o papel do Febratex Summit como espaço de diálogo e ação na construção de uma indústria da moda do futuro”, destaca Giordana Madeira, diretora-executiva do Febratex Group e idealizadora do Febratex Summit.
A Certificação Lixo Zero é um reconhecimento oficial concedido pelo Instituto Lixo Zero Brasil a empresas e eventos que adotam políticas eficazes de gestão de resíduos. Baseada nos padrões internacionais da Zero Waste International Alliance (ZWIA), o documento assegura que pelo menos 90% dos resíduos sejam encaminhados para reutilização, reciclagem ou compostagem, evitando o envio a aterros sanitários e incineração.
Resultados da gestão de resíduos – Febratex Summit 2025
Durante o Febratex Summit 2025, foram gerados 7,9 toneladas de resíduos, das quais 7,3 toneladas (92,5%) foram desviados de aterros. Do total, 840 quilos eram de papel, 281 quilos de plástico e 310 quilos de materiais recicláveis diversos, que foram destinados à reciclagem pela cooperativa Cooperreciblu e empresa Duna. Além disso, 427 quilos de lona, bagum e carpete foram reciclados pela MR Reciclagens, e 5,39 toneladas de madeira foram reaproveitadas pela Eco Cavacos. Os rejeitos somaram 590 quilos, encaminhados ao aterro pela Duna, enquanto 74,1 quilos de resíduos orgânicos foram destinados à compostagem, executada pela Recoopera.
Esses números reforçam o compromisso do Febratex Summit com a gestão eficiente e transparente dos resíduos, além de demonstrar o potencial de circularidade do setor têxtil quando há integração entre organização, expositores e público.
Evento
Solano Aquino apresenta “Memórias Sobre Pedras” na Praia do Arpoador
Solano Aquino apresenta “Memórias Sobre Pedras” na Praia do Arpoador
No dia 19 de novembro de 2025, às 15h, o artista Solano Aquino realiza a ação Memórias Sobre Pedras na Praia do Arpoador, próximo ao Largo do Millôr, no Rio de Janeiro. A proposta parte do chão como território criativo, compreendo-o como um diário artístico, onde cada mancha de tinta registra o diálogo entre a dureza da natureza e a fluidez da imaginação. A paisagem do Arpoador assume o lugar de coautora do trabalho, participando ativamente da criação do artista.
Outro eixo da ação é a relação entre corpo, roupa e espaço: “Se a pedra pode ser vista como a pele da terra, a roupa funciona como a pele do artista”, afirma Solano. Em performances anteriores, o artista utilizou suas próprias calças como extensão da tela, criando uma ponte simbólica entre corpo, natureza e cidade.
Em Memórias Sobre Pedras, o público é convidado a participar dessa experiência doando calças jeans usadas, que serão incorporadas à instalação. O gesto coletivo se conecta ao conceito de florestamento do pensamento, proposto pelo artista, e reflete sobre o reuso de materiais que guardam memórias e afetos. Durante a ação, Solano também estará aberto a ouvir as histórias que acompanham cada peça doada, transformando lembranças pessoais em parte viva da obra.
A instalação estabelece uma relação direta com a natureza, formando uma espécie de floresta simbólica construída a partir de materiais recicláveis do próprio ateliê do artista. A ação acontece durante a semana da COP30, reforçando a importância da arte como meio de reflexão sobre sustentabilidade, regeneração e coexistência entre o humano e o natural.
Além da ação participativa, serão apresentadas 49 telas (canvas), resultado de experimentações realizadas a partir do contato direto com o ambiente. Entre pedra e tecido, corpo e cidade, Memórias Sobre Pedras amplia a noção de arte urbana, mostrando como até a matéria mais rígida pode ser atravessada pela criação, abrindo fissuras poéticas no concreto da vida cotidiana.
A ação acontece em único dia, como uma experiência efêmera que convida o público à troca, à escuta e ao gesto de partilha que a arte pode provocar.
Sobre o artista
Solano Aquino é biólogo artista natural de Apucarana (Paraná – PR), onde vive e desenvolve seu trabalho. Sua prática artística começa a se desenvolver através da convivência com a natureza e do cuidado com os ecossistemas, experiências que moldaram seu olhar e seu gesto criativo. A relação com o plantio de árvores e a observação de processos naturais inspira cada obra, que busca refletir a conexão entre o ser humano e o mundo que nos cerca.
Rompendo com os limites tradicionais da pintura, Solano explora materiais inusitados como vassouras, estopas, pedras, terra, raízes e seivas, criando trabalhos que vão transitar entre diferentes suportes artísticos: pinturas, esculturas, intervenções e performances. Cada obra é resultado de processos vivos, onde o gesto, a matéria e o tempo se entrelaçam.
Entre suas exposições recentes estão Sobre Pedras (Curitiba e Santo André, 2025) e Viva (São José do Barreiro, 2025) (Atibaia e Londrina, 2025). Solano também desenvolve oficinas e palestras, acreditando que a arte pode ser uma experiência sensível e provocadora, capaz de nos fazer repensar nossa relação com a natureza. Ou melhor dizendo, reflorestar nosso pensamento.
SERVIÇO
Exposição Memórias Sobre Pedras – Solano Aquino
Data: 19 de novembro de 2025
Horário: 15h
Local: Praia do Arpoador – próximo ao Largo do Millôr (Avenida Francisco Bhering, 181 – Ipanema, Rio de Janeiro – RJ, 22080-050)
Entrada: gratuita
Classificação: livre
Mais informações: https://www.instagram.com/solanomartinsaquino/ |
www.solanoart.com
-
São Paulo1 semana atrásAstronauta Brasileiro, Marcos Pontes recebe troféu #BrazilsBest Peace Award
-
Notícias6 dias atrásTornados são fenômenos rápidos e difíceis de prever
-
Saúde1 semana atrásNasce a Grão Consultoria em Negócios na Saúde
-
Música6 dias atrás5OUND: o novo grupo pop do Brasil chega direto de São Paulo para reconectar o público com o poder das boas canções
-
Notícias6 dias atrásSaferNet tira dúvidas de pais e mães sobre segurança na internet
-
Gastronomia6 dias atrásVotação dos melhores da Salvador Restaurant Week segue aberta até 15 de novembro
-
Turismo7 dias atrásRio de Janeiro brilha no Festuris com estande e ativações inovadoras
-
Esportes4 dias atrásImprensa esportiva veste uniforme e chuteira para a disputa da Copa Rexona Aceesp de Futebol





