A cozinha é destinada ao preparo dos alimentos e, em alguns lares, funciona como um ambiente de interação e descontração entre a família e os amigos, pois é durante as refeições que nos reunimos com quem mais amamos. No entanto, têm sido cada vez mais difícil acomodar a todos, já que nas construções modernas, as cozinhas estão cada vez menores.
Uma das soluções para aprimorar o espaço e aproveitá-lo de todas formas é com um projeto que explore cada cantinho da sua cozinha, como divisórias nos armários e gavetas, além de objetos que façam parte da decoração e tenham utilidade para facilitar na hora de cozinhar.
O uso das peças em acrílico é uma das opções de organização. “O acrílico é prático porque tem 92% de taxa de cristalinidade, além de ser muito fácil de ser personalizado e adaptado para qualquer uso”, relata Leonardo Vigolo, diretor financeiro da Léo Acrílicos, loja especializada em artigos de luxo feitos com o material.
A facilidade na hora de limpar os utensílios é um dos maiores benefícios do acrílico, como orienta Leonardo. “O ideal é limpar com uma flanela limpa e seca, no máximo úmida. Algum tipo de poliflor (lustra móveis) pode ser aplicado, e o ideal é remover enquanto estiver úmido. Evite contato com calor, com abrasivos e palhas de aço. Isso tudo danifica o material”.
De acordo com ele, outro cuidado que deve ser tomado é o contato com altas temperaturas. “Como é um tipo de plástico – plástico nobre, mas ainda sim um plástico – ele acaba reagindo com a temperatura. Evitar proximidade com fontes de calor constante é primordial, porque senão o material acaba amarelando, criando bolha, craquelando. Não existe garantia se verificarmos que as boas práticas não foram cumpridas”.
Para dar um ar ainda mais luxuoso à sua cozinha, o acrílico e o vidro são combinações perfeitas. “Nós criamos alguns materiais, como mesas onde recortamos o centro e o cliente coloca um tampo de vidro, fica muito bonito. Então, um não é melhor que o outro, eles se complementam, mas são materiais diferentes”, explica Leonardo.
Para finalizar, Leonardo traz dicas de como aproveitar o acrílico em todos os espaços da cozinha. “Você pode fazer divisórias nas gavetas para colocar talheres, utensílios dentro dos armários, pode fazer prateleiras para otimizar a altura dos armários, aproveitando tanto em cima como embaixo, para colocar pratos, panelas, tigelas, e derivados. Podemos fazer os gaveteiros embutidos que saem bastante, onde as clientes podem colocar os jogos americanos, jogos de talher de sobremesa, jogos mais especiais que não são usados no dia a dia, e é possível fazer a forração desses jogos de talher com suede para não riscar o talher se for de prata, ou uma coisa mais nobre. Essas são algumas das linhas que adaptamos para cozinha”.
“Temos também a linha com porta guardanapos que pode ser colocado na mesa de jantar, bandeja para área de café, além de um gaveteiro para colocar cápsula de café”, finaliza Leonardo.