Home Notícias Como identificar e tratar problemas digestivos em pets
Notícias

Como identificar e tratar problemas digestivos em pets

Envie
Como identificar e tratar problemas digestivos em pets
Freepik
Envie

Os distúrbios gastrointestinais afetam o sistema digestivo dos pets, podendo proporcionar desde desconfortos leves a condições mais graves, que requerem cuidados veterinários. “Cães e gatos podem apresentar problemas gastrointestinais, como vômito, diarreia, constipação e dor abdominal e, identificar e tratar esses distúrbios é essencial para garantir a saúde e o bem-estar deles”, explica a médica-veterinária Stefanie Poblete, coordenadora de produtos da Linha Pet da Syntec.

De acordo com a veterinária, simples mudanças na dieta, como introdução de novos alimentos ou guloseimas, podem causar problemas digestivos. Além disso, alimentos inadequados, como restos de comida humana ou substâncias tóxicas, também podem desencadear distúrbios. “Outras causas incluem fatores infecciosos, como bactérias, vírus e parasitas intestinais, intolerâncias e alergias alimentares, problemas metabólicos e sistêmicos e ingestão de corpos estranhos, que podem levar a obstruções intestinais e outros problemas”, detalha Stefanie.

Os sintomas mais comuns dos distúrbios gastrointestinais incluem vômitos frequentes ou esporádicos, diarreia ou fezes alteradas (que podem ser mole, líquidas ou com sangue), constipação ou dificuldade para defecar, dor abdominal (evidenciada por sensibilidade ao toque), mudanças no apetite (perda de apetite ou aumento excessivo) e desidratação (indicada por pele seca e gengivas pálidas). “Certifique-se de que o seu pet tenha sempre acesso a água fresca. A desidratação é uma grande preocupação em casos de vômitos e diarreia, e o pet deve ser encaminhado para avaliação do médico-veterinário nesses casos. O cuidado combinado com dieta equilibrada e acompanhamento regular da saúde, ajuda a prevenir e gerenciar esses problemas de forma eficaz”, ressalta a veterinária da Syntec.

Caso o tutor observe qualquer sintoma, é fundamental consultar um médico-veterinário rapidamente. “Lembre-se de que as medicações devem ser administradas somente com a orientação de um profissional”, conclui a médica-veterinária da Syntec.

Para auxiliar os tutores, a Syntec disponibiliza Diaziprim Oral, um antibiótico de amplo espectro de ação, potencializado pela ação sinérgica de dois componentes: sulfadiazina e trimetoprima. Indicado para o tratamento de infecções respiratórias, gastrointestinais, geniturinárias, pós-cirúrgicas (inclusive como tratamento profilático para cirurgias), mastite, septicemia e abcessos. Sua apresentação em suspensão com seringa dosadora de 3ml favorece a administração em filhotes, animais de pequeno porte ou com dificuldade de deglutição.

Sobre a Syntec – A Syntec é uma empresa 100% brasileira com 20 anos de história, dedicada à produção de medicamentos e suplementos veterinários de alta qualidade. Seu portfólio diversificado inclui terapêuticos, especialidades, produtos de higiene e saúde, suplementos e vacinas para animais. Para mais informações, visite: www.syntec.com.br.

Envie
Artigo relacionado
COP29: organizações sociais apontam falhas em regras de financiamento
Notícias

COP29: organizações sociais apontam falhas em regras de financiamento

A gestão dos riscos climáticos e socioambientais nos financiamentos de projetos no...

COP29: Marina reforça necessidade de avanço sofre financiamento
Notícias

COP29: Marina reforça necessidade de avanço sofre financiamento

Em discurso um dia antes do encerramento da 29ª Conferência das Nações...

Apenas 5% dos recursos dos oceanos são conhecidos, diz pesquisadora
Notícias

Apenas 5% dos recursos dos oceanos são conhecidos, diz pesquisadora

O Aquário Marinho do Rio de Janeiro (AquaRio) finaliza, nesta quinta-feira (21),...

Mauro Cid chega ao Supremo para prestar depoimento
Notícias

Mauro Cid chega ao Supremo para prestar depoimento

O tenente-coronel do Exército Mauro Cid (foto), ex-ajudante de ordens de Jair...