Home Negócios Como funciona o processo de cadastro como motorista na Uber?
Negócios

Como funciona o processo de cadastro como motorista na Uber?

Envie
Crédito:agrobacter/iStock
Crédito:agrobacter/iStock
Envie

Saiba quais são os requisitos para o motorista e para o veículo em cada categoria

Trabalhar como motorista de aplicativo se tornou uma realidade para muitos brasileiros. Não só é uma boa fonte de renda que alimenta muitas famílias no Brasil, como também é uma alternativa de transporte urbano muito utilizada no mundo todo.

Para se cadastrar como motorista de Uber, é preciso preencher alguns requisitos básicos da plataforma, para que todos os motoristas e carros estejam no mesmo nível de excelência. Pensando nisso, preparamos um guia rápido de como funciona e como fazer o processo de cadastramento para a plataforma Uber. Confira!

Quais os requisitos mínimos?

Para começar a trabalhar como motorista de Uber, é preciso ter, no mínimo, 18 anos (idade mínima para ser habilitado a dirigir um veículo) e ser habilitado com uma CNH válida, que possua a observação de que exerce atividade remunerada (EAR) em seu verso.

O processo de cadastramento começa ao fazer o download do aplicativo Uber no seu smartphone e clicar no cadastro de motorista. Neste passo, será necessário enviar uma foto da sua CNH, do CRLV do carro que será utilizado e, para motoristas que pretendem atuar em São Paulo, do certificado de conclusão do curso CONDUAPP ou CONDUTAX.

O aplicativo irá fazer uma verificação de antecedentes criminais, sinistros do veículo, multas, entre outras coisas – este processo pode levar alguns dias. Uma vez completada a verificação e sem objeções, o motorista está liberado para rodar suas primeiras corridas.

Requisitos para os veículos

Os veículos utilizados também precisam atender a alguns requisitos para poder rodar pelo aplicativo. O primeiro é que toda a documentação do carro deve estar em dia, assim como é obrigatório ter um seguro para o veículo.

Para carros que rodam nas cidades do Rio de Janeiro e de São Paulo, os veículos devem ter, no máximo, 10 anos de fabricação; para as demais cidades do Brasil, o limite é de 12 anos. Porém algumas categorias da Uber, como Black e Comfort, exigem menos tempo ainda de fabricação.

Alguns veículos não atendem aos requisitos e não podem ser utilizados pela plataforma, como picapes, vans, carros adesivados ou envelopados, veículos que possuem sinistros prévios e com modificações nos sistemas de suspensão e freios.

Para a categoria X, o veículo deve ter até 10 anos de fabricação (ou 12, dependendo da localidade), 4 portas, 5 lugares e ar-condicionado obrigatório. 

Já a categoria Comfort exige fabricação máxima de 9 anos, 4 portas, 5 lugares, ar-condicionado e que o motorista tenha efetuado pelo menos 100 viagens, com nota mínima de 4,8 estrelas.

Por fim, a categoria Black exige que o veículo tenha, no máximo, 6 anos de fabricação, 4 portas, 5 lugares, ar-condicionado, bancos de couro, além de obrigatoriamente ser pintado nas cores preta, chumbo, prata, cinza, azul-marinho, marrom ou branca. O motorista deve ter efetuado pelo menos 100 viagens, com avaliação mínima de 4,85 estrelas.

Uma solução que muitos motoristas de aplicativo encontram para reduzir custos, especialmente de documentação e seguro do carro, é realizar a assinatura ou o aluguel de veículos. Dessa maneira, o motorista pode escolher os melhores carros para Uber na categoria desejada e se preocupar apenas com o abastecimento e a mensalidade do veículo, que, muitas vezes, sai mais em conta que utilizar um carro próprio.

Envie
Artigo relacionado
Divulgação
Negócios

Portos no limite intensificam os desafios da eficiência na logística brasileira

Por Marcus Voloch* O diagnóstico sobre a crise portuária brasileira de 2024,...

Negócios

Procura por seguros de automóveis sobe 3,69% em julho ante junho

Regiões Sul e Sudeste lideraram o índice de crescimento da demanda, segundo...

Divulgação
Negócios

Brasil contribui para resultado positivo do grupo FM Logistic

Impulsionada pelo crescimento nos negócios e por parcerias estratégicas, a FM Logistic,...

Grupo O Boticário irá inaugurar primeira loja em Guabiruba (SC) no próximo ano (foto Divulgação/Growth Global)
Negócios

Grupo O Boticário anuncia loja em Guabiruba e reforça presença no Vale do Itajaí

Com atuação estratégica e foco no crescimento regional, grupo expande a marca...