A gastronomia baiana já encantou escritores e se difundiu por todo o Brasil
A Bahia é um dos maiores estados brasileiros, com aproximadamente 15 milhões de habitantes, e da mesma maneira é um dos estados com a maior variedade gastronômica do Brasil, cheio de pratos de sabores únicos, marcantes e com muita história por trás.
Quando o assunto é comida típica baiana, muitos acabam caindo no estereótipo de que toda comida nordestina é muito apimentada, cheia de óleo de dendê, ou que é feita apenas de frutos-do-mar. A realidade não poderia ser mais distante desse tipo de pensamento, pois a culinária baiana é rica em sabores, sendo reconhecida mundialmente como um dos cartões-postais gastronômicos do Brasil. Confira alguns dos pratos típicos.
Acarajé
O acarajé é, talvez, o prato mais famoso da Bahia, e ficou muito famoso pelas bancas de venda na orla das praias de Salvador. Esse prato típico é feito com uma massa de feijão-fradinho, sal e cebola, frito e aberto ao meio para receber o recheio.
O recheio tradicional é o famoso vatapá, um creme à base de farinha de rosca, leite de coco, pão, tomate e camarões (frescos ou secos); esse creme cozido é firme e usado no recheio do acarajé, mas existem outras formas variantes que podem incluir frango, carne vermelha e até mesmo variações vegetarianas.
Vale lembrar que, quando o acarajé é vendido, o cliente é perguntado se ele quer o acarajé “quente ou frio”; essa pergunta não se refere à temperatura do prato, e sim se o acarajé será apimentado ou sem pimenta.
Mungunzá
Um dos doces mais conhecidos em todo o Brasil, o mungunzá é feito a partir de milho para canjica, leite, leite condensado, canela em pau e canela em pó. Os ingredientes são misturados e cozidos até formar uma mistura cremosa, que é servida fria como sobremesa ou mesmo no café da manhã. Em outros estados, esse doce é conhecido simplesmente como canjica, muito apreciada nas festas de São João.
Arroz de hauçá
O arroz de hauçá é um prato típico das culturas de matriz africana dos escravizados no Nordeste. Esse prato é feito à base de arroz cozido com bastante água para ficar quase desmanchando, servido com pimenta, alho, cebola, carne-seca e camarões – existe a versão servida sem os camarões também. Esse prato era o favorito do escritor baiano Jorge Amado (autor de Capitães da Areia e também Gabriela, Cravo e Canela).
Tapioca
Por fim, um dos pratos mais famosos do Brasil, servido em todo café da manhã de hotel em Salvador, é a tapioca. Esse prato de origem indígena é feito utilizando goma de tapioca (farinha feita da mandioca) espalhada sobre uma frigideira; ao esquentar essa goma, vira uma espécie de panqueca fininha.
Os recheios podem ser feitos das mais variadas formas, seja com frango e requeijão, queijo branco e goiabada, coco ralado com leite condensado, carne-seca com queijo-coalho, Nutella e morangos, banana com açúcar e canela – a imaginação pode voar solta com as possibilidades.