Home Estilo de vida Gastronomia Comidas típicas da Bahia que todo mundo deve provar
Gastronomia

Comidas típicas da Bahia que todo mundo deve provar

Envie
Bolinho de acaraje feito com massa de feijão-fradinho, camarão, cebola e sal, e frito em óleo de palma da culinária baiana típica brasileira
Crédito: GiovanniSeabra/iStock
Envie

A gastronomia baiana já encantou escritores e se difundiu por todo o Brasil

A Bahia é um dos maiores estados brasileiros, com aproximadamente 15 milhões de habitantes, e da mesma maneira é um dos estados com a maior variedade gastronômica do Brasil, cheio de pratos de sabores únicos, marcantes e com muita história por trás.

Quando o assunto é comida típica baiana, muitos acabam caindo no estereótipo de que toda comida nordestina é muito apimentada, cheia de óleo de dendê, ou que é feita apenas de frutos-do-mar. A realidade não poderia ser mais distante desse tipo de pensamento, pois a culinária baiana é rica em sabores, sendo reconhecida mundialmente como um dos cartões-postais gastronômicos do Brasil. Confira alguns dos pratos típicos.

Acarajé

O acarajé é, talvez, o prato mais famoso da Bahia, e ficou muito famoso pelas bancas de venda na orla das praias de Salvador. Esse prato típico é feito com uma massa de feijão-fradinho, sal e cebola, frito e aberto ao meio para receber o recheio.

O recheio tradicional é o famoso vatapá, um creme à base de farinha de rosca, leite de coco, pão, tomate e camarões (frescos ou secos); esse creme cozido é firme e usado no recheio do acarajé, mas existem outras formas variantes que podem incluir frango, carne vermelha e até mesmo variações vegetarianas.

Vale lembrar que, quando o acarajé é vendido, o cliente é perguntado se ele quer o acarajé “quente ou frio”; essa pergunta não se refere à temperatura do prato, e sim se o acarajé será apimentado ou sem pimenta.

Mungunzá

Um dos doces mais conhecidos em todo o Brasil, o mungunzá é feito a partir de milho para canjica, leite, leite condensado, canela em pau e canela em pó. Os ingredientes são misturados e cozidos até formar uma mistura cremosa, que é servida fria como sobremesa ou mesmo no café da manhã. Em outros estados, esse doce é conhecido simplesmente como canjica, muito apreciada nas festas de São João.

Arroz de hauçá

O arroz de hauçá é um prato típico das culturas de matriz africana dos escravizados no Nordeste. Esse prato é feito à base de arroz cozido com bastante água para ficar quase desmanchando, servido com pimenta, alho, cebola, carne-seca e camarões – existe a versão servida sem os camarões também. Esse prato era o favorito do escritor baiano Jorge Amado (autor de Capitães da Areia e também Gabriela, Cravo e Canela).

Tapioca

Por fim, um dos pratos mais famosos do Brasil, servido em todo café da manhã de hotel em Salvador, é a tapioca. Esse prato de origem indígena é feito utilizando goma de tapioca (farinha feita da mandioca) espalhada sobre uma frigideira; ao esquentar essa goma, vira uma espécie de panqueca fininha.

Os recheios podem ser feitos das mais variadas formas, seja com frango e requeijão, queijo branco e goiabada, coco ralado com leite condensado, carne-seca com queijo-coalho, Nutella e morangos, banana com açúcar e canela – a imaginação pode voar solta com as possibilidades.

Envie
Artigo relacionado
Festival celebra Gastronomia do Mar a partir de 23/11
Gastronomia

Festival celebra Gastronomia do Mar a partir de 23/11

Envolvendo toda a cadeia produtiva de pescados, o Festival Gastronomia do Mar...

Festival de Gastronomia e Cultura do Aracati: tradição, sabores e arte em três dias de programação gratuita
Gastronomia

Festival de Gastronomia e Cultura do Aracati: tradição, sabores e arte em três dias de programação gratuita

O evento é gratuito e reúne música, exposições artísticas, cultura e muita...