Agronegócio
Com extenso histórico no agro, CEO aponta que carreira de mulheres não depende só de oportunidades
À frente da direção executiva da Girassol Agrícola há seis anos, Neusa Lopes atua no setor há mais de duas décadas e conclui que preparo constante e renúncias contribuem para mais presença feminina no meio
Não é à toa que a executiva Neusa Lopes, à frente da Girassol Agrícola como CEO há seis anos, entrou para a lista das 100 pessoas mais influentes do agronegócio brasileiro em 2024. A paixão pelo meio rural começou há cerca de duas décadas no início da sua vida profissional, após se formar em Contabilidade, e foi fortemente influenciada pela vivência familiar desde pequena, através dos pais lavradores. “Eu nasci no agro”, comenta ela, que é umas das poucas mulheres atuantes nesta cadeira em uma empresa do setor em Mato Grosso.
Natural do interior de Mato Grosso do Sul, ainda jovem migrou para o estado vizinho (MT), onde ela e mais três irmãos cresceram na agricultura familiar junto com os pais. Já em seu segundo emprego, Neusa teve a oportunidade de atuar na produção de soja e algodão. Após 10 anos na mesma empresa e como braço direito do proprietário, a executiva foi convidada para integrar a equipe da Girassol Agrícola como responsável pela área financeira. O ano era 2011 e, a partir de então, muitas mudanças aconteceram na companhia, hoje referência na produção de sementes de soja e algodão no Centro-Oeste.
A aptidão na área contábil e especialização em finanças, controladoria e auditoria, além de MBA em projetos e gestão estratégica, contribuíram para que a profissional tivesse sucesso no desafio proposto pelo fundador e então dirigente, Gilberto Goellner, o de realizar uma verdadeira reestruturação na gestão da empresa. Governança, otimização de recursos, planejamento sucessório, implantação de controladoria, processos, sistemas, políticas, planejamento estratégico fizeram parte de longos anos de muito trabalho.
Como resultado e com um ambiente mais seguro já estabelecido, Neusa Lopes foi chamada a assumir o cargo de CEO, que até então era de Gilberto Goellner. Ele deixa o dia a dia da companhia e passa a presidir o Conselho de Administração. “O desafio maior foi estabelecer um time e um ambiente de confiança interno e também externo para o mercado. Foi um momento onde havia muita coisa para fazer, de bastante trabalho”, relembra a líder.
Protagonismo feminino e incentivos
Com toda essa experiência, a executiva tem propriedade para falar de um assunto que ainda é necessário: a presença de mais profissionais mulheres no agronegócio. Para Neusa, só existe alavancagem na carreira através de um caminho, que é o de muito preparo. Ela reconhece que a classe feminina tem muitos desafios, como o de não conseguir se ausentar para fazer uma especialização, não conseguir ir para a fazenda e retornar tarde, ou seja, encontra obstáculos muitas vezes diferentes de um homem. Por outro lado, defende que há espaço nas empresas, mas que é preciso existir um movimento das próprias mulheres, onde na maioria das vezes exige renúncias.
Como forma de contribuir para o aumento da presença feminina, na Girassol Agrícola algumas ações afirmativas fazem parte de um trabalho desenvolvido na área de Desenvolvimento Humano (DHO). A empresa prioriza a seleção e o reconhecimento de talentos internos, além de oferecer condições técnicas de crescimento. “Não queremos só subir indicador no número de contratações de mulheres, isso nunca vai funcionar aqui. Então temos programas específicos para as lideranças executivas, táticas e operacionais”, pontua. Ela relata ainda que todos os anos investem infinitas horas em academia de liderança com MBA. “Temos convênios com instituições de ensino para trazer mais aprendizado. E toda a nossa grade de desenvolvimento tem temas como manejo emocional e comunicação envolvidos”, explica a CEO.
A própria executiva busca ser um exemplo, sempre fazendo cursos e se reciclando. Além de focar na parte técnica, conta que hoje também se dedica ao autoconhecimento, através de diferentes mentorias e cursos como de reprogramação neurolinguística e psicologia positiva. “Nunca parei, o conhecimento nunca se esgota, é uma jornada sem fim. E me ajudou bastante no processo de descentralização, delegação, gestão mais humanizada, e me trouxe um olhar bastante inovador para um ambiente mais positivo, otimista, onde há tanto desafios como é o ambiente de trabalho”, ressalta.
As ações afirmativas têm mostrado resultados, conforme a executiva, que vê nas pesquisas a satisfação dos colaboradores com uma gestão mais humanizada. “Trabalhamos indicadores, mentorias, exemplos e em tudo isso temos algumas regras de ouro, como respeito ao próximo e empatia com os setores”, destaca. Ela conta também que o início foi mais desafiador para os homens, mas que hoje já está na cultura da empresa. “Acredito muito no equilíbrio. Não me considero feminista de forma nenhuma. Precisamos desse ambiente masculino, mão na massa, faca na botina, e precisamos também desse lado mais sereno, mais leve, para trazer harmonia ao ambiente de trabalho, acho isso fundamental e tem surtido efeito”, externa Neusa.
Como conselho, a diretora volta a chamar a atenção para a busca de aprendizado. “Primeiro, busque conhecimento, temos que entregar mais do que nos pedem. Fazer mais do mesmo não vai levar a lugar nenhum”, cita. Um ponto fundamental, segundo ela, é tirar essa dualidade de homem versus mulher. “No trabalho tem que caminhar lado a lado, é entrega de resultados, engajamento, performance, para isso tem que buscar aprender sempre mais, se entregar, não pode achar que vai cair do céu porque não cai. Exige renúncias também”, completa.
Oscar do Agro
Recentemente, em Ribeirão Preto-SP, durante a Agrishow 2024, Neusa Lopes recebeu o troféu “Os 100 mais Influentes do Agronegócio”, na categoria Gestão. A premiação é realizada todos os anos por meio de votação aberta e pesquisa de mercado realizada pelo Conselho Editorial do Grupo Mídia. O reconhecimento traz nomes de influentes líderes que atuam no setor e se destacam pelos esforços e comprometimentos para colocar o agronegócio brasileiro como importante agente no desenvolvimento do país.
Para a diretora executiva, receber o prêmio é uma demonstração de estar no caminho certo no que diz respeito a todo o trabalho de gestão e governança desenvolvido na Girassol por todo o time. “Somos do agro, setor que produz, gera emprego e renda, alimenta o mundo e também preserva o planeta sim, cultiva a responsabilidade e a ética. Trabalhamos muito para a cada dia desenvolver mais as pessoas para a vida profissional, e é no processo de gestão dos negócios onde mais evoluímos e mais temos oportunidade dessa evolução”, conclui.
Agronegócio
Stéfanno Dias revisita o clássico “Essência da Adoração” com participação de Tawane Ricelly
O cantor e compositor mineiro Stéfanno Dias acaba de lançar sua versão de “Essência da Adoração”, um dos clássicos mais conhecidos do britânico Matthew James Redman, mundialmente interpretado por nomes como Michael W. Smith e David Quinlan. O single chegou às plataformas digitais no dia 20 de novembro, pelo selo The Bow. O artista vem se consolidando como uma das vozes mais expressivas e autênticas da música cristã contemporânea. Ouça aqui: https://www.thebow.ink/EssenciaDaAdoracao
Com arranjos modernos e uma interpretação intensa, Stéfanno traz para a faixa uma leitura pessoal, mantendo viva a essência da mensagem original, o retorno à pureza da fé e à verdadeira entrega espiritual. “Essa canção sempre fez parte da minha história. Ela fala sobre adoração genuína, sem distrações ou aparências, e convida a uma reflexão profunda sobre o que realmente importa”, explica o cantor.
Uma produção de excelência e conexões inspiradoras
O single conta com a participação especial da cantora Tawane Ricelly, voz marcante e presença de palco que complementam perfeitamente a emoção da música. A produção musical leva a assinatura de Ruan, que conseguiu equilibrar técnica, atmosfera e espiritualidade em uma sonoridade moderna e congregacional.
O videoclipe de “Essência da Adoração” reforça o compromisso do artista com a excelência audiovisual. Dirigido por Arno Spier, o vídeo contou com fotografia de Raquel Dias e uma equipe técnica composta por Denerson, Abraão, Kisten, Teilor, Hudson, Edy e Neylla, responsáveis por luzes, cenário e efeitos visuais que criam uma experiência imersiva e tocante. O resultado é um registro visual que amplifica a emoção e a mensagem central da canção.
Para Stéfanno, essa produção é fruto de união e propósito: “Nada disso seria possível sozinho. Cada pessoa envolvida nesse projeto é parte essencial de um sonho que está sendo realizado. Quando existe disposição e entrega verdadeira, o resultado é algo que toca o coração.”
Confira o videoclipe:
Uma jornada marcada por fé, talento e consistência
Natural de Abaeté (MG), Stéfanno Dias cresceu em um lar musical e de fé. Filho de pastor e ministra de louvor, aprendeu desde cedo o valor da arte como expressão espiritual. Em 2013, lançou seu primeiro CD, “Andarei na Tua Presença”, que ultrapassou a marca de 1 milhão de plays, projetando o artista nacionalmente e rendendo convites para programas como “Nunca é Tarde”, da Rede Super.
Dois anos depois, o sucesso se repetiu com o álbum “Deus Vivo”, produzido pelo mesmo produtor, responsável por trabalhos de César Menotti & Fabiano e Eduardo Costa. O projeto ampliou sua presença nos principais veículos de mídia, como TV RIT, Rádio Record e Rádio Globo, consolidando sua reputação como um artista de técnica apurada e conteúdo inspirador.
Em 2024, acompanhando as transformações do mercado musical, Stéfanno firmou contrato com o selo digital Nova Fase Music, que distribuiu suas músicas nas principais plataformas de streaming. Siga Stéfanno Dias nas redes sociais:
Siga o cantor Stéfanno Dias no Instagram:
https://www.instagram.com/stefanno.dias/
Agronegócio
Volumoso de qualidade exige cuidados da colheita da planta ao armazenamento
Forragem é determinante para o ganho de peso e produção de leite de bovinos
A silagem tem função importante na alimentação dos bovinos. Como volumoso essencial para a boa dieta, oferecida com a qualidade adequada ela colabora com o desempenho zootécnico do rebanho e o aumento da rentabilidade do negócio, seja na produção de leite ou na conversão alimentar e consequente ganho de peso do gado de corte.
“Quando a forragem é bem feita, o pecuarista tem em mãos um volumoso com elevada concentração de energia metabolizável, adequada fração proteica e fibra efetiva, além de estabilidade fermentativa – o que assegura melhor digestibilidade e conversão para os animais”, explica o zootecnista Kaio Souza Gomes, da Auster Nutrição Animal.
Ter silagem com qualidade envolve cuidados em diferentes fases, que vão da colheita ao armazenamento. Primeiro, a planta deve ser colhida no estágio correto. Depois, o material deve ser picado para que fique com comprimento entre 8 e 15 milímetros. Chegando ao armazenamento, o produtor deve respeitar a compactação e se atentar à fermentação e aos aditivos para inibir bactérias e reduzir perdas.
“É igualmente importante vedar o material corretamente e manejá-lo de maneira diária. Por fim, o monitoramento da forragem deve ser constante. Só assim o pecuarista a mantém com alto valor energético e garante que o bovino receberá um alimento de boa digestibilidade”, detalha o zootecnista.
Silagens que não recebem o necessário manejo podem sofrer alteração em sabor e cheiro e, nesse caso, parte será rejeitada pelos bovinos, já que forragens deterioradas tendem a apresentar odor desagradável, muitas vezes rançoso ou pútrido, acompanhado de sabor amargo ou excessivamente ácido – o que compromete a palatabilidade para o rebanho.
“Vale lembrar que a silagem pode sofrer com ações de fungos, bactérias butíricas e clostrídios que produzem metabólitos tóxicos capazes de provocar sérios distúrbios metabólicos, como redução da imunidade, aumento da suscetibilidade às infecções e até mesmo impacto na fertilidade dos bovinos”, conta Kaio.
Em termos econômicos, a fazenda sofre impactos severos com silagens de baixa qualidade, já que a perda de matéria seca em alimentos fora dos padrões fica entre 15 a 30%. Com isso, há redução do volume do alimento que poderá ser ofertado aos animais e da concentração de nutrientes, como energia e proteína. Com isso, o rebanho será mal nutrido e terá menor capacidade de converter o alimento em produção de leite e ganho de peso.
“Além de todo o processo de conservação, que é imprescindível para manter a qualidade da planta colhida no momento certo e transformada em forragem, o fazendeiro pode utilizar aditivos para reduzir distúrbios decorrentes de má conservação, como os adsorventes de micotoxinas e de levedura presentes em premixes minerais”, completa o especialista.
Empresa 100% brasileira, a Auster Nutrição Animal fornece ao mercado uma completa linha de premixes que impedem que toxinas presentes nas forragens sejam absorvidas pelos animais. Já as leveduras contribuem para a manutenção do consumo e fortalecem a imunidade do rebanho. Com seus premixes e demais soluções em nutrição, a Auster segue nutrindo a pecuária nacional e fomentando seu desenvolvimento e produtividade.
Agronegócio
8º Encontro de Mulheres na Roda de Samba Homenageia Nilze Carvalho e Dona Ivone Lara
No Recife, o evento que acontece neste sábado, será na Torre Malakoff
A 8ª edição do Encontro de Mulheres na Roda de Samba – Recife anuncia uma edição repleta de celebração, potência e sustentabilidade. O evento, que acontece no dia 22 de novembro na Torre Malakoff, segue firme em seu movimento cultural e, desta vez, une forças com o projeto artístico-ambiental Reage Plástico.
A parceria com o Reage Plástico incorpora novos valores e uma consciência ambiental à já tradicional festa do samba.
O evento em Recife integra o Encontro Nacional das Mulheres na Roda de Samba, uma iniciativa anual de grande importância para a cultura brasileira, que teve sua primeira edição em 24 de novembro de 2018 idealizado pela cantora Dorina.
O principal objetivo é unir as rodas de samba femininas, bem como cantoras e instrumentistas de samba, de todo o país. A iniciativa visa criar uma rede entre as artistas, aumentar as trocas culturais e, fundamentalmente, fortalecer a divulgação da força feminina no samba para o público.
A estreia em 2018 reuniu diversas cidades brasileiras, como Belo Horizonte, Juiz de Fora (MG), Brasília (DF), Curitiba, Londrina (PR), Florianópolis (SC), Fortaleza (CE), Maceió (AL), Recife (PE), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA) e São Paulo (SP). O encontro também cruzou fronteiras, com edições realizadas em La Plata e San Martín de los Andes, na Argentina.
Nesta edição, duas grandes damas do samba serão aclamadas: Nilze Carvalho e a eterna Dona Ivone Lara. Ambas são figuras centrais que, com sua arte e trajetória, inspiraram e sedimentaram os caminhos do samba feminino no Brasil. A homenagem reconhece o legado e a importância dessas artistas para a cultura nacional.
A festa começa a partir das 15h, com entrada gratuita, e promete uma tarde cheia de força e alegria. A programação é diversificada e vai além da música e conta com exposição, Feira de Empreendedoras e Palestra, e, claro, a Roda de Samba com um time de talentosas cantoras.
O evento contará com a participação de um impressionante elenco de sambistas e cantoras que prometem emocionar o público na Torre Malakoff.
Entre os nomes confirmados estão: Maria Pagodinho, Leyde do Banjo, Keka Villaverde, Carla Rio, Walkyria Mendes, Kira, Helena Cristina, Angélica Criss, Elaine Cristina, Alice Fernanda, Nena Queiroga, Manu Travassos, Surama Rheis, Gerlane Gell, Rousy Moraes, Elys Viana, Isa Lima, , Sue, Tereza Cristina, Rafaela Nascimento, Ana Fabiola, Katyucia, Nalva Silva, Lully Queiroz e Sara Flor.
A união da música, da arte e da consciência ambiental faz do Mulheres na Roda de Samba – Recife um dos eventos mais esperados do calendário cultural da cidade, reforçando o poder e a união das sambistas em nível nacional e internacional.
O evento encerrará com o show de Karynna Spinelli com apoio cultural da FUNDARPE/Secretaria de Cultura do Estado.
O acesso ao evento é gratuito, mas a organização pede a doação de alimentos não perecíveis.
-
Comportamento7 dias atrásDa Penha (RJ) para o Brasil: Dalilla Rubim transforma autenticidade e carisma em marca seguida por milhares
-
Moda e Beleza5 dias atrásOcta Fashion 2025 apresenta novas narrativas da moda catarinense e destaca o resgate das técnicas manuais
-
Saúde4 dias atrásUltraprocessados já são quase um quarto da alimentação dos brasileiros
-
Cultura3 dias atrásBlue Note Rio recebe tributo a Emílio Santiago
-
Saúde6 dias atrásTécnicas de rejuvenescimento do olhar impulsionam reconhecimento da Dra. Marília Andrade, no Amazonas
-
Esportes4 dias atrásJoão Fonseca concorre ao prêmio ATP Awards de maior evoluçao do ano
-
Saúde5 dias atrásPrimeira unidade inteligente do SUS será no hospital da USP
-
Saúde4 dias atrásNovembro Vermelho: câncer de boca está entre os mais incidentes no Brasil





