A largada da 74ª edição da Regata Santos-Rio foi realizada com 26 barcos na prova de 200 milhas náuticas. A disputa inicial teve ventos de até 20 nós na Baía de Santos, e a previsão é que os times mais rápidos completem o percurso em 24 horas. Antes da largada, os barcos passaram pelas ilhas Porchat e Urubuqueçaba. O tiro de largada foi dado no Deck do Pescador, com chuva e ao som da Banda dos Fuzileiros Navais do 8º Distrito.
As embarcações partiram do Iate Clube de Santos com destino ao Iate Clube do Rio de Janeiro. O tradicional evento conta com a chancela da ABVO (Associação Brasileira de Veleiros de Oceano) e da CBVela (Confederação Brasileira de Vela).
A regata reúne os barcos mais rápidos da vela oceânica nacional, como o Phoenix, um Botin 44, e o Inaê Transbrasa, um Soto 40 de alta performance. O Magia IV, com Torben, Martine e Marco Grael a bordo, também está na disputa pela medalha de ouro na classe ORC.
“Esperamos uma regata bastante difícil, com muita rajada no começo, mas zonas sem vento ao longo do percurso. É uma prova de muita tradição e que sempre conta com os grandes nomes da modalidade. Ter aqui Torben, Martine e outros craques da vela é importante para a evolução do esporte”, disse Bayard Neto, comandante do Inaê e presidente da ABVO.