Home Notícias Economia Com café mais barato, supermercados miram fidelização e aumento no consumo
Economia

Com café mais barato, supermercados miram fidelização e aumento no consumo

Envie
Divulgação
Divulgação
Envie

Após meses de altas consecutivas, o café finalmente apresentou queda expressiva nos preços, trazendo alívio para o bolso do consumidor, que nunca deixou de comprar o produto, mas que talvez tenha sentido a necessidade de reduzir o consumo. Segundo levantamento do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea/USP), o mês de junho registrou retrações significativas nas cotações do produto. O café arábica caiu -14,4% em relação a maio, alcançando o menor valor desde novembro de 2024, enquanto o grão do tipo robusta teve baixa de -18,4%, a maior do ano.

 

O presidente da Associação de Supermercados do Estado do Rio de Janeiro (ASSERJ), Fábio Queiróz, avalia que a queda nos preços representa uma oportunidade clara para estreitar o relacionamento com os consumidores. “Ao longo dos últimos meses, acompanhamos uma disparada nos preços que pressionou as margens de toda a cadeia. Hoje, temos condições reais de repassar essa redução ao consumidor final, fortalecendo o poder de compra e a fidelização nas nossas gôndolas, com qualidade e transparência”, enfatiza o executivo.

 

Presente no dia a dia da maioria dos brasileiros, o café vai além de uma bebida — é um hábito cultural e um momento de pausa que se repete ao longo do dia. Com a recente queda nos preços, o setor cafeeiro ganha novo fôlego no varejo do Rio de Janeiro, impulsionando o consumo e abrindo oportunidades para que marcas se aproximem ainda mais dos clientes, fortalecendo o relacionamento e criando experiências mais atrativas no ponto de venda.

 

Queiróz também aponta caminhos para aproveitar esse novo cenário. “O cenário representa uma oportunidade estratégica. É possível criar promoções e campanhas que reforcem o café como destaque em comunicação de ‘bom preço’. Uma estratégia bem definida pode levar a um aumento do fluxo de clientes nas lojas, afinal, ofertas atrativas tendem a trazer mais consumidores, incrementando a venda com itens complementares”, reforça o presidente da ASSERJ.

 

A expectativa da Associação Brasileira da Indústria do Café (ABIC) é positiva para o segundo semestre, com projeções de crescimento nas vendas internas, especialmente nas categorias tradicionais e extraforte, que respondem por boa parte do volume comercializado.

 

Esse movimento de queda ocorre após um início de ano marcado pela retração no consumo e agora se soma a fatores sazonais, como a chegada do inverno, que tradicionalmente impulsiona a demanda. Para os consumidores, isso significa mais espaço para adquirir cafés de maior qualidade, sem comprometer o orçamento.

 

“O café, mais uma vez, demonstra sua resiliência, ao mesmo tempo que o consumidor brasileiro reafirma sua paixão pela bebida, que volta a escolher suas marcas preferidas, principalmente, nas regiões onde o valor da cesta básica recuou”, destaca o diretor executivo da Associação Brasileira da Indústria do Café (ABIC), Celírio Inácio.

 

Sobre a ASSERJ

Foi com um pequeno número de associados que nasceu a Associação de Supermercados do Rio de Janeiro – ASSERJ, mais precisamente em 1969, um ano após a atividade supermercadista ser definida e regulamentada no País. Criada com o intuito de fortalecer e defender a cadeia supermercadista do Estado, a ASSERJ atendeu bem ao seu objetivo principal. Há mais de cinco décadas representando e defendendo os interesses do setor, a ASSERJ adquiriu know-how no setor supermercadista, oferecendo aos seus associados cursos de aperfeiçoamento, palestras, consultoria e assessoria na área jurídica, gestão, recursos humanos, prevenção de perdas, alimentos seguros e marketing, além de muitas outras atividades relevantes para o setor.

 

Mais informações: https://asserj.com.br/     

Instagram: @asserjsupermercados    

LinkedIn: https://www.linkedin.com/company/asserjsupermercados/     

Envie
Artigo relacionado
Economia

Documentos do BC mostram que bases do Pix foram lançadas em 2018

O dia 21 de dezembro de 2018 foi uma data histórica no...

Economia

Clientes da Caixa podem dar imóvel em financiamento como garantia

Os clientes pessoas físicas da Caixa Econômica Federal com financiamento imobiliário ativo...

Economia

Estados Unidos monitoram Pix desde 2022

O Pix está sob o escrutínio das autoridades estadunidenses desde, pelo menos,...

Economia

Associação pede inclusão de sites dos EUA em lista de pirataria

A Associação Americana de Vestuário e Calçados (Aafa) pediu ao representante de...