Com estética sombria e atmosfera onírica, o espetáculo convida o público a refletir sobre os impactos da tecnologia e os limites da realidade percebida.
O coletivo teatral ROOF lança seu novo espetáculo, “Paralem”, em temporada no mês de agosto, no Teatro Itália, em São Paulo. A montagem é uma ficção distópica desenvolvida a partir de um extenso trabalho de pesquisa artística e dramatúrgica.
A trama se inicia após uma tempestade solar que desativa toda a tecnologia mundial, obrigando a humanidade a resgatar modos de vida arcaicos. Nesse cenário, Bill, um jovem pseudocientista, aciona uma máquina do tempo e desperta em Paralem, uma cidade misteriosa governada por mulheres e habitada por criaturas fantásticas.
“Quando o mundo escurece e as máquinas silenciam, o tempo abre um rasgo. Bill, perdido entre cálculos e desejos, atravessa. Chega a Paralem — onde o tempo não toca, onde as leis da física cochicham mitos. Lá, mulheres guardam segredos ancestrais. Entre a loucura e o encantamento, o real desfaz sua forma. Paralem não é apenas um lugar — é um estado da alma. Você atravessaria?”, provoca Milton Aguiar, Diretor de Produção.

FIGURINO SOMBRIO
Com estética sombria e atmosfera onírica, o espetáculo convida o público a refletir sobre temas atuais: os impactos da tecnologia, espiritualidade e os limites da realidade percebida, colocando o figurino como ponto central de crítica e poética.
A concepção visual nasceu de um processo artesanal e orgânico: usando costureiras de bairro. “Revisitamos todo o guarda-roupa e percorremos bazares de igreja para captar peças de roupas insignificantes. Os figurinos foram revitalizados, transformando peças descartáveis em figurinos que transitam entre o eco-punk e o cyberpunk. Cada elemento do vestuário carrega a marca do trabalho manual de costureiras e de bordados feitos à mão, em total oposição aos softwares e ferramentas digitais normalmente empregados na criação cênica”, explica Bruno Eustáquio, diretor geral do espetáculo Paralem.
O espetáculo com duração de 80 minutos contém efeitos de luz estroboscópico, que podem causar desconforto em pessoas com sensibilidade à luz intermitente. Aconselhamos precaução para quem tem epilepsia fotossensível.

SERVIÇO
- Temporada: De 2 a 31 de Agosto
- Horários: Sábados às 16h | Domingos às 15h – duração 80 minutos.
- Preços: R60(inteira)eR30 (meia)
- Local: Teatro Itália – Av. Ipiranga, 344 – Subsolo – República, São Paulo – SP
- Instagram: @coletivo_roof
FICHA TÉCNICA:
- Elenco: Beatriz Napoleão, Bia Pafre, Bruno Eustáquio, Fernanda Neves, Heloise Orfão, Milton Aguiar, Rosemary Bertollucci, Silvio Sanches e Ygor Petter
- Direção Geral: Bruno Eustáquio
- Assistente de Direção: Felipe Camelo
- Diretor de Produção: Milton Aguiar
- Assistente de Produção: Drica Nascimento
- Coordenação de Produção: Bia Pafre
- Produção Executiva: Rosemary Bertollucci
- Iluminação: Roana Paglianno
- Sonoplastia: Bia Gregório
- Cenografia e Figurino: Bruno Eustáquio
- Assistente de Cenografia e Figurino: Silvio Sanches
- Cenotécnico: Zé Valdir
- Perucaria e Maquiagem: Fedra
- Assistente de Maquiagem: Poppy Corner
- Designer Gráfico: Studio Legacy Design
- Social Media: Heloise Orfão
- Fotografia: Sidinei Miranda
- Assessoria: Besseler Comunicação