Home Negócios Clientes em e-commerce: quais as principais reclamações e como evitar?
Negócios

Clientes em e-commerce: quais as principais reclamações e como evitar?

Envie
Clientes em e-commerce: quais as principais reclamações e como evitar?
Envie

Quando se trata de um negócio desta estrutura, algumas reclamações se tornam recorrentes, independentemente da área de atuação

 

Com a tecnologia intermediando todas as relações, ter um negócio online tornou-se uma das estratégias mais viáveis para quem quer empreender. Chamado de e-commerce, ou comércio eletrônico, na forma “abrasileirada” de dizer, trata-se de negócios baseados na compra e venda de bens ou serviços usando a internet como intermediário.

 

Entretanto, esta forma online de lidar com negócios costuma gerar algumas reclamações frequentes, o que é normal, assim como acontece com lojas ou negócios físicos. E desta mesma forma, algumas costumam ser mais recorrentes que outras.

 

Uma das mais recorrentes são reclamações sobre a demora para cancelamento de pedidos ou trocas. Sendo uma situação bastante comum, principalmente em certos mercados, existem algumas medidas que demandam mais atenção. Uma delas é uma atenção especial quanto ao respeito aos direitos do consumidor, sempre seguindo o que a lei determina. Para a empresa evitar problemas e reclamações assim, a maior dica é simplificar os processos o máximo possível.

 

Problemas com atendimento ao cliente, como responder mensagens em redes sociais como o WhatsApp, também são comuns. Para evitar essas questões, e até mesmo perder vendas, é essencial designar alguém para monitorar e gerenciar as redes sociais, garantindo que essa função não seja negligenciada nas atividades diárias.

 

Neste atendimento, é preciso também prezar por uma forma atenciosa e personalizada de lidar com os clientes, independentemente do tom ou das questões que estão sendo impostas. Isso impulsiona vendas e ainda ajuda a manter a reputação da loja positiva.

 

Garantir boas experiências no e-commerce é essencial, até mesmo para fidelizar um público e atrair novos compradores. Uma dica forte é o checkout transparente. Ele ajuda a concluir transações de forma rápida e, como o nome já diz, transparente, o que ajuda a melhorar os índices de satisfação do cliente.

 

Saber lidar com feedbacks negativos e com reclamações é essencial para um comércio eletrônico dar certo. Para isso, é preciso monitorar regularmente as redes sociais, fóruns de discussão e sites de avaliação para identificar qualquer feedback negativo o mais rápido possível. Ao identificar uma reclamação ou um ponto a melhorar, uma reação rápida é demandada, para encontrar uma solução para o problema o mais rápido possível.

 

Ter uma abordagem atenciosa e saber lidar garante a reputação da empresa. Isso porque este tipo de abordagem mostra aos clientes que suas preocupações são levadas a sério e ajuda a manter a reputação da marca intacta.

 

Quando se toca um negócio online, é preciso ter consciência da responsabilidade que segue junto disso. É inevitável que algumas reclamações ou problemas surjam ao tratar de uma empresa que funcione assim. Porém, é de extrema importância encarar as reclamações como oportunidades de melhorar e crescer, como algo construtivo, e sempre buscar melhorar tudo.

Envie
Artigo relacionado
Divulgação
Negócios

Portos no limite intensificam os desafios da eficiência na logística brasileira

Por Marcus Voloch* O diagnóstico sobre a crise portuária brasileira de 2024,...

Negócios

Procura por seguros de automóveis sobe 3,69% em julho ante junho

Regiões Sul e Sudeste lideraram o índice de crescimento da demanda, segundo...

Divulgação
Negócios

Brasil contribui para resultado positivo do grupo FM Logistic

Impulsionada pelo crescimento nos negócios e por parcerias estratégicas, a FM Logistic,...

Grupo O Boticário irá inaugurar primeira loja em Guabiruba (SC) no próximo ano (foto Divulgação/Growth Global)
Negócios

Grupo O Boticário anuncia loja em Guabiruba e reforça presença no Vale do Itajaí

Com atuação estratégica e foco no crescimento regional, grupo expande a marca...