Esportes
Circuito Baiano de Surf 2023 agita Salvador com homenagem a Jorge Reis
A etapa, batizada de Circuito Metropolitano, conta com a estreia do Handsurf no Campeonato Estadual Baiano e homenageia um dos maiores nomes dos eventos de surf
O Barravento, também conhecido como “maracanã do surf”, vai receber entre os dias 10 e 12 de novembro mais uma etapa do Circuito Baiano de Surf. Serão mais de 100 surfistas, vindos de diversas cidades do estado, em busca de pontuações no ranking estadual, nesta reta final do campeonato.
Serão 10 categorias em três dias de evento: Surf Local, Surf Master +35, +45, +55; Longboard Open, Feminino e Master +35; além do Bodyboarding na Open e no Feminino. O Circuito Metropolitano contará ainda com a estreia do Handsurf no Campeonato Estadual da Federação Baiana de Surf.
O Handsurf é uma variação do Bodysurf, praticado com uma pequena prancha de mão, modalidade que tem crescido muito em número de praticantes. Esta categoria permite que o atleta crie um maior ponto de apoio, através da prancha de mão, ganhando mais velocidade nas ondas e possibilitando inúmeras manobras sobre as ondas.
A premiação está recheada: as categorias Master e Longboard receberão prêmios em dinheiro e blocos de pranchas; Bodyboard e Handsurf recebem pranchas e acessórios e todos os atletas recebem kits e troféus. O circuito valerá para o ranking anual da FBSurf, que dá direito aos atletas a pleitear auxílios como o Bolsa Atleta.
Homenagem a Jorge Reis
Jorge Reis, um dos precursores dos eventos esportivos na Bahia, será o grande homenageado desta etapa. Jorginho, como era conhecido o surfista e empresário de Salvador, foi um dos fundadores da Associação de Surf da Boca do Rio e trabalhou na Federação Baiana de Surf (FBSurf) e na Confederação Brasileira de Surf (CBSurf), tendo como seu grande parceiro o empresário Rilson Campos.
Visionário, admirado e muito querido por surfistas e desportistas, Jorginho realizou os mais memoráveis eventos de surf, incluindo etapas mundiais e internacionais, deixando um grande legado para a história do surf baiano e brasileiro.
Ele morreu em dezembro de 2018, após mais de dez anos lutando contra um câncer no cérebro, e agora recebe esta homenagem da FBSurf, que nomeou o Circuito Metropolitano em Salvador com a aprovação e aval de familiares e amigos de Jorge Reis.
Este evento, juntamente com a realização do DreamTour – etapa do Campeonato Brasileiro Profissional da CBSurf com o apoio da FBSurf, Prefeitura de Salvador e SEMPRE, marca o retorno dos grandes eventos da modalidade na cidade. A FBSurf já iniciou as conversas com a SEMPRE para a realização do Circuito São Salvador em 2024, que contará com etapas no Barravento, Jaguaribe e Boca do Rio.
A realização do evento é da FBSURF (Federação Baiana de Surf) em parceria com a Associação dos Surfistas da Barra, Prefeitura de Ilhéus e a SEMPRE – Secretaria de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer de Salvador, além de apoio de empresários locais.
CIRCUITO METROPOLITANO EM HOMENAGEM A JORGE REIS
Etapa do Campeonato Estadual Baiano 2023 em Salvador
Link da Inscrição: https://ticketmaker.com.br/event/campeonato-metropolitano-de-surf-barravento/
10, 11 e 12 de novembro
Categorias: Surf Local; Surf Master 35+, 45+ e 55+; Longboard Masculino, Feminino e Master 35+, Bodyboard Open e Feminino; Handsurf.
Esportes
João Fonseca concorre ao prêmio ATP Awards de maior evoluçao do ano
Sensação do tênis mundial, o brasileiro João Fonseca foi anunciado nesta quinta-feira (20) como um dos quatro finalistas ao ATP Awards 2025, na categoria maior evolução da temporada, após votação que reuniu jornalistas especializados. O carioca de 19 anos, que iniciou o ano na 145ª posição no ranking, subiu de forma meteórica para 24º lugar ao enfrentar adversários de renome e conquistar quatro títulos: ATP 500 da Basileia, o ATP 250 de Buenos Aires e os Challengers de Camberra (Austrália) e Phonix (Estados Unidos). O brasileiro concorre à láurea concedida pela Associação de Tenistas Profissionais (ATP) junto com o britânico Jack Draper (10º no ranking), o tcheco Jakub Mensik (19º) e o monegasco Valentin Vacherot (31º).

O carioca também tem boa chance de levar o prêmio “Favorito dos fãs” se for eleito em votação popular. Não foram poucas as partidas em que o nome João Fonseca foi entoado por torcedores durante as competições que disputou. Todos os tenistas top 100 do ranking estão no páreo. A votação ocorre no site da ATP. Os vencedores de todas as categorias do ATP Awards 2025 serão anunciados durante a segunda semana de dezembro.
![]()
![]()
Reprodução X/ATP Tour
A indicação à categoria maior evolução do ano parece sob medida para o jovem tenista brasileiro. Entre os critério estão grandes saltos de no ranking; títulos inéditos e vitórias surpreendentes. Logo em sua estreia no Aberto da Austrália, o primeiro Grand Slam no circuito profissional, Fonseca ainda ocupava o 113º lugar no ranking quando derrotou o russo Andrey Rublev, número 9 do mundo na ocasião. Ao final de janeiro, o carioca entrava pela primeira vez no top 100, tornando-se o segundo tenista mais jovem, depois do espanhol Carlos Alcaraz, a ingressar no seleto grupo.
Pela primeira vez a categoria à qual Fonseca concorre no ATP Awards será decidida pelo “Clube número 1 da ATP”, que tem o brasileiro Gustavo Kuerten entre seus 29 integrantes. O clube reúne apenas tenistas que lideraram o ranking mundial em algum momento.
Também nesta quinta (20) foram anunciadas outras duas categorias do ATP Awards. O Prêmio Stefan Edberg de Esportividade tem como concorrentes o espanhol Carlos Alcaraz, o canadense Felix Auger-Aliassime, o norueguês Casper Ruud e o búlgaro Grigor Dimitrov.
Já na disputa pelo prêmio de melhor treinador do ano estão os técnicos Darren Cahill e Simone Vagnozzi (do italiano Jannik Sinner), Juan Carlos Ferrero e Samuel Lopez (espanhol Carlos Alcaraz), Benjamin Balleret (monegasco Valentin Vacherot), Frederic Fontang (canadense Felix Auger-Aliassime) e Bryan Shelton (norte-americano Ben Shelton).
Esportes
Três duplas brasileiras vão às quartas do Mundial de vôlei de praia
As duplas brasileiras Thâmela/Vic, Carol Solberg/Rebeca e Evandro/Arthur Lanci vão disputar as quartas de final do Mundial de vôlei de vôlei de praia em Adelaide (Austrália), a partir de 1h (horário de Brasília) desta sexta-feira (21). Elas selaram a classificação após vitória na manhã desta quinta (20). O Mundial tem transmissão ao vivo na Volleyball World TV.

Outras duas parcerias do país deram adeus à competição. Por conta de lesão, as campeãs olímpicas Ana Patrícia e Duda sequer entraram em quadra para o jogo das quartas de final contra as norte-americanas Donlin e Denaburg, que avançaram por WO. Em nota, a Confederação Brasileira de Vôlei (CBV) disse que a entidade e a comissão técnica das atletas decidiu por retirá-las do Mundial em razão de “uma lesão ainda não especificada” e que exames complementares serão realizados assim que elas retornem ao Brasil. Já a dupla de André e Renato foi eliminadas nas quartas após revés para os suecos Hölting Nilsson e Elmer Andersson, por 2 sets a 0 (16/21 e 14/21).
Líderes do ranking mundial, Thâmela e Vic foram as primeiras a cravar a classificação nesta madrugada. Elas saíram na frente contra as ucranianas Lazarenko e Romaniuk, mas cederam ao empate no segundo set. Na terceira e última parcial, as brasileiras não deram chances às adversárias, ganhando por 2 sets a 1, com parciais de 21/18, 11/21 e 15/8. Nas quartas de final, as brasileiras enfrentarão as italianas Gottardi e Orsi Toth.
Na sequência, Evandro e Arthur Lanci entraram em quadra contra os suíços Krattiger e Diller. Após um primeiro set equilibrado, os brasileiros foram superados por 24 a 22. Depois sobraram diante dos suíços ao ganhar as parciais seguintes por 21/12 e 15/13, vencendo a partida de virada por 2 sets a 1.
“Conseguimos dar mais um passo. Estou feliz com o jogo de hoje, fomos buscar o resultado. Mais um passo, primeira vez que o Arthur está nas quartas, agora é descansar e abaixar a adrenalina de hoje”, disse Evandro após a classificação.
Nas quartas, os brasileiros terão pela frente os suecos Åhman e Hellvig, atuais campeões olímpicos, que foram derrotados na primeira fase pelas parcerias compatriotas George/Saymon e André/Renato – ambas eliminadas do Mundial. Os suecos tiveram de disputar a repescagem para seguir na disputa.
A última dupla Amarelinha a garantir presença nas quartas foi a de Carol Solberg e Rebecca que superaram as alemãs Ittlinger e Grüne por 2 a 0 (21/17 e 21/18). Número 2 no ranking, a dupla brasileira vai encarar as canadenses Melissa e Brandie, vice-campeãs olímpicas, por um vaga nas semifinais.
“Tentamos estar juntas o tempo todo, já entramos mais ligadas, não seria um jogo fácil. Tivemos alguns instantes em que não conseguimos segurar, mas estivemos sempre juntas, uma chamando a outra… ela [Carol] estava mais pilhada, eu estava tensa”, revelou Rebecca após o jogo.
Jogos do Brasil nas quartas de final
SEXTA-FEIRA (21)
1h – Thâmela /Vic x Gottardi/Orsi Toth (Itália)
5h30 – Evandro/Arthur x Åhman /Hellvig (Suécia)
7h50 – Carol Solberg/Rebecca x Melissa/Brandie (Canadá)
Esportes
Caravana do Esporte, do IEE, leva esporte educacional e inclusão para escolas de Canoas e Esteio (RS)
Projeto do Instituto Esporte e Educação chega às duas cidades gaúchas entre os dias 25 e 28 deste mês, com atividades para crianças e adolescentes, assim como cursos de formação para profissionais
Novembro, 2025 – A Caravana do Esporte, do Instituto Esporte e Educação (IEE), estará no Rio Grande do Sul entre os dias 25 e 28 deste mês, levando as ações do projeto para dentro de quatro escolas – duas da cidade de Canoas e duas de Esteio. O objetivo é transformar esses espaços em ambientes de esporte educacional, inclusão e aprendizagem, com atividades para crianças e adolescentes, assim como cursos de formação para profissionais da área.
Nos quatro dias da Caravana são esperados mais de 1.200 crianças e adolescentes nas oficinais esportivas, e mais de 100 educadores e educadoras nas formações. Nos dias 25 e 26, as ações estão programadas para Canoas e, nos dias 27 e 28, para Esteio. Sempre das 8h às 17h.
As atividades foram planejadas e alinhadas com as Secretarias Municipais das duas cidades. Em cada escola serão montadas estações esportivas desenvolvidas para promover a participação plena de todos os alunos, incluindo estudantes com deficiência e neurodivergentes – nesta edição, a Caravana atuará com ainda mais profundidade no campo da inclusão.
Estarão sendo atendidos 300 crianças e adolescentes por escola, em cada dia – 150 no período da manhã e 150 à tarde -, com ações realizadas simultaneamente em todas as estações esportivas instaladas em suas dependências: na EMEF Paulo VI e na EMEF Prefeito Edgar Fontoura, em Canoas, e na EMEB Santo Inácio e na EMEB Maria Lygia Andrade Haack, em Esteio.
Formação e mobilização – Paralelamente às ações para crianças e adolescentes, serão realizados cursos de formação continuada para educadores e educadoras, gestores escolares, profissionais de Educação Física, de educação inclusiva, assim como de outras áreas das escolas. O tema central da formação será Esporte Educacional e Inclusão.
Haverá, ainda uma mobilização da comunidade, envolvendo no projeto os pais, mães e famílias de estudantes neurodivergentes e com deficiência, profissionais de apoio escolar e equipes que atuam diretamente com educação inclusiva nos municípios.
“A intenção é ampliar a rede de cuidado, pertencimento e participação, fortalecendo uma cultura escolar verdadeiramente inclusiva por meio do esporte”, destaca Alexandre Arena, coordenador pedagógico do IEE.
A Caravana do Esporte é uma parceria entre UNICEF e Instituto Esporte e Educação (IEE) e conta com os patrocínios do Itaú, BTG Pactual e EATON, por meio da Lei Federal de Incentivo ao Esporte / Ministério do Esporte / Governo Federal.
Sobre a Caravana do Esporte – A Caravana do Esporte é um projeto de educação que viaja o Brasil e leva aos municípios as metodologias da Pedagogia do Esporte Educacional para capacitação de educadores e gestores públicos. Desde 2005, foram mais de 160 municípios atendidos, com participação voluntária de atletas convidados. A partir de 2020, o projeto implantou uma plataforma para formação de professores em formato EaD.
Sobre o Instituto Esporte e Educação – Criado em 2001 pela medalhista olímpica Ana Moser, o Instituto Esporte e Educação (IEE) já impactou 7,7 milhões de crianças e jovens e capacitou mais de 65 mil professores e educadores em todo o Brasil. Sua metodologia já chegou em cerca de 27% dos municípios brasileiros (1.548).
A metodologia do IEE é baseada nos princípios do esporte educacional: inclusão de todos, construção coletiva, respeito à diversidade, educação integral, rumo à autonomia. Além das esportivas, as atividades realizadas são nas esferas da cultura, saúde, cidadania, protagonismo juvenil e ação comunitária.
Saiba mais sobre o IEE:
Site: www.esporteeducacao.org.br/
Facebook: https://www.facebook.com/esporteeducacao/
Instagram: https://www.instagram.com/instituto.esporteeducacao/
ZDL
Doro Jr. – MTb 13209 – dorojr@zdl.com.br – 11 984579723
Deborah Mamone – MTb 15148 – deborah@zdl.com.br – 11 991628967
Site: www.zdl.com.br
Facebook: www.facebook.com/ZDLSports
Instagram: www.instagram.com/zdlsports
Foto: IEE / Divulgação
-
Comportamento3 dias atrásDa Penha (RJ) para o Brasil: Dalilla Rubim transforma autenticidade e carisma em marca seguida por milhares
-
Negócios1 semana atrás“De influenciador a mentor: Lucas Neto aposta em educação financeira e concursos públicos”
-
Saúde6 dias atrásCafeína faz mal? Verdades, mitos e limites seguros de consumo
-
Cultura1 semana atrásGuairinha (PR) recebe a aclamada comédia “A Manhã Seguinte”, com Carol Castro, Bruno Fagundes, Gustavo Mendes e Angela Rebello
-
Gastronomia7 dias atrásSão Miguel celebra o clima do interior na Festa da Fazenda, com entrada gratuita e atrações para toda a família
-
Esportes5 dias atrásAmazon Wellness: experiência inédita une bem-estar e preservação ambiental em Manaus
-
Notícias6 dias atrásComo pedir alimentos perecíveis online? Protocolos essenciais, segurança sanitária e mais
-
Esportes6 dias atrásEx-jogador Romário estreia como colunista do Jornal O DIA




