Home Cultura Cinema Matilha exibe dois longas nacionais a partir da próxima quinta (05)
Cultura

Cinema Matilha exibe dois longas nacionais a partir da próxima quinta (05)

Envie
Cinema Matilha exibe dois longas nacionais a partir da próxima quinta (05)
Envie

Cartaz: As órbitas das águas, criado pelo artista plástico, Thiago Martins de Melo

Sala em SP traz em sua programação REVOADA, de José Umberto Dias, e AS ÓRBITAS DAS ÁGUAS, de Frederico Machado

CINE MATILHA (SP) começa do mês de setembro com dois longas brasileiros realizados no nordeste do país: o baiano REVOADA, de José Umberto Dias, e o maranhense AS ÓRBITAS DAS ÁGUAS, de Frederico Machado.

AS ÓRBITAS DAS ÁGUAS é protagonizado por um casal que chega a uma pequena vila de pescadores, e transforma a vida de todos ali. O filme tem no elenco Antonio Saboia (Bacurau, Deserto Particular), Rejane Arruda (Veneno da Madrugada, Corpo), Auro Juriciê (O Exercício do Caos, Boi de Lágrimas) e Flávia Bittencourt.

Filho do poeta Nauro Machado, Frederico aponta no cinema a possibilidade de fazer poesia com seus longas. “Pode ser mal poesia ou boa. Mas a imagem, os sons, a intepretação dos atores e a própria linguagem cinematográfica é poesia, é ritmo, é urgência. Quando você junta dois planos e ressignifica o que eles propõem, você está criando um verso. E o caminho que você trata na montagem é algo muito parecido com a criação poética. É sua escrita, a sua forma de contar uma história, um sentimento, uma ordem no mundo sua.”

Já REVOADA tem como protagonistas os remanescentes do bando de Lampião, que precisam seguir novos rumos após a morte de seu líder. O elenco conta com Jackson Costa, Annalu Tavares, Nelito Reis e Aldri Anunciação, e o filme recebeu os troféus Cacto de Ouro nas categorias melhor atriz (Annalu), figurino (Zuarte Júnior) e maquiagem (Wilson D’Argolo) no 10º Encontro Nacional de Cinema e Vídeo dos Sertões em Floriano (PI).

“O cangaceiro Lampião está para o Brasil como o samurai Musashi se manifesta para o Japão, o cowboy Billy the Kid para os EUA, o perito em artes marciais Wu Sun para a velha China e as aventuras de capa-espada do salteador Robin Hood para a Grã-Bretanha”, explica o diretor José Umberto. “A diversidade cultural inspira a singularidade de cada povo, a nos fazer constatar o quanto, ao longo do tempo, podemos ver perfilada toda uma linhagem de guerreiros universais que compõem o arquétipo do bandoleirismo de vendeta a atravessar o imaginário oblíquo da humanidade”

Sinopses

REVOADA

80 minutos

Um grupo de cangaceiros, composto por duas mulheres e oito homens, sente a morte de Lampião. Os cangaceiros ficam desnorteados e não sabem como agir e nem como lidar com a situação. Estão num impasse entre se entregar ou buscar vingança. A polícia e a angústia os persegue pelo interior do nordeste.

Fotos e Trailer: https://drive.google.com/drive/folders/1qfXZzRRBBbRoa_2xuKM8BApC-ozoB7G5?usp=drive_link

AS ÓRBITAS DAS ÁGUAS

71 minutos

Um casal de forasteiros chega a uma vila de pescadores do litoral maranhense onde nada parece acontecer. Os dois acabam transformando a vida do lugarejo, trazendo dor, força e loucura para a rotina isolada daqueles moradores.

Fotos e Cartaz: https://drive.google.com/drive/folders/1Rq3UYnuWra0SVdi9i6m-8bLSCeflhmw7?usp=sharing

Trailer: https://www.youtube.com/watch?v=rzaJt0MvMBs

Programação

05 de setembro (quinta-feira)

19h As órbitas das águas

06 de setembro (sexta-feira)

19h As órbitas das águas

07 de setembro (sábado)

18h Revoada

19h30 As órbitas das águas

CINE MATILHA

Rego Freitas, 542 – 3º andar

República, São Paulo

Sobre o Cine Matilha

O Cine Matilha é um ambiente pet-friendly. Com capacidade para 68 espectadores, incluindo 2 lugares para cadeirantes, proporcionando uma experiência cinematográfica inclusiva.

A programação continua sendo gratuita, mediante a doação de 1 quilo de alimento não perecível, roupas, brinquedos, livros e produtos de higiene pessoal para crianças e adultos.

Sobre a Matilha Cultural

Em maio de 2024, a Matilha Cultural celebra 15 anos de existência como uma entidade independente e sem fins lucrativos. Sediada em um edifício de três andares no coração de São Paulo, o espaço abriga um espaço de exposições, uma sala multiuso, um bar e um cinema com 68 lugares. Fundada em maio de 2009 por um coletivo de profissionais de diversas áreas, a Matilha tem como missão primordial apoiar e promover produções culturais e iniciativas socioambientais do Brasil e do mundo.

Convidamos vocês a se juntarem nesta emocionante jornada de reabertura.

Envie
Artigo relacionado
Andrea Schwarz lança o livro “Eu parei de andar e aprendi a voar”
Cultura

Andrea Schwarz lança o livro “Eu parei de andar e aprendi a voar”

Publicado pela editora FinAppLab, a obra conta como a autora transformou desafios...

Capa do EP SOUL EU, de João Loroza
CulturaEntretenimentoFamososMúsica

João Loroza navega entre o amor e o desejo em seu novo EP: “SOUL EU”

Multiartista reflete sobre as subjetividades das relações afetivas, em especial do povo...

Juntas Conference reúne mais de 12 mil mulheres no Maracanãzinho
Cultura

Juntas Conference reúne mais de 12 mil mulheres no Maracanãzinho

(Foto: Marlon Falcão) 2ª edição do evento foi promovida pelas pastoras Camila...