Gastronomia
Cinco alunos de Moçambique chegam ao Brasil para se tornarem mestres em gastronomia
A iniciativa “Pamoja Tunaweza”, que na língua africana Suaíli, significa “Juntos Somos Capazes”, acaba de chegar ao Brasil. Esta iniciativa social, desenvolvida pelo projeto Mozambique LNG, acaba de trazer ao Rio de Janeiro cinco profissionais da culinária moçambicana para participarem de um curso de formação de chefes-professores em técnicas internacionais para atuarem na primeira Escola de Gastronomia da vila moçambicana de Palma, em Cabo Delgado.
A escola, que será construída na província de Afungi, tem previsão de inauguração em 2023 e oferecerá o curso de “Cozinheiro Profissional” no segmento “Gastronomia e Arte da Mesa” para os moradores da região. Localizada no norte de Moçambique, Cabo Delgado é uma província com grande potencial turístico.
Serão três meses de curso em que os alunos estão passando por uma intensa programação, que inclui vivências locais, além de certificados internacionais concedidos por uma das mais reconhecidas escolas de culinária do mundo, a Le Cordon Bleu, no campus Rio de Janeiro, e pela formação profissional Da.Ro em aulas exclusivas onde aprenderão mais sobre técnicas culinárias de cozinha e confeitaria, nutrição básica, gestão de custos, gestão de pessoas, postura e ética, entre outros.
Dois renomados e premiados chefs franceses, residentes no Brasil, são os responsáveis pela formação e funcionamento da escola em Moçambique: Roland Villard e David Mansaud. “Fazer parte desse projeto é motivo de muito orgulho. Gosto de dizer que a gastronomia é uma linguagem universal, afinal, todos precisam dela para sobreviver. Por isso, sempre que puder, vou apoiar projetos que promovam o desenvolvimento de habilidades e conhecimentos para as principais comunidades do mundo”, afirma o chef Roland Villard.
Para David Mansaud, a iniciativa é importante para apoiar a educação e a economia da região. “É tanto uma honra quanto um desafio criar e desenvolver uma escola profissionalizante e uma geração de cozinheiros formados na região. Espero que seja uma oportunidade para desenvolver a economia e educação em Cabo Delgado. Queremos utilizar os produtos locais sem mudar a cultura e criar oportunidades de melhorias para os moradores da região”, explica Mansaud.
O projeto será dividido em etapas, com os primeiros três meses de aulas no Brasil, seguidos de mais dois anos de acompanhamento e formação em Moçambique, com o objetivo de realizar uma troca de experiências entre as três culturas: Moçambique, Brasil e França.
“Este investimento na área da gastronomia, que visa contribuir para o desenvolvimento da indústria de hotelaria e turismo em Cabo Delgado, constitui mais um importante passo na implementação da iniciativa Pamoja Tunaweza e reforça o compromisso do projeto Mozambique LNG, em apoiar as comunidades locais e contribuir para o desenvolvimento socioeconômico sustentável de Cabo Delgado. Queremos contribuir para o bem-estar das pessoas, criando oportunidades de formação, estimulando o empreendedorismo, e incentivando a geração de emprego e renda em Cabo Delgado, em particular nas vilas de Palma e Mocímboa da Praia”, explica Laila Chemane, Vice-Presidente de Desenvolvimento Socioeconômico da TotalEnergies EP Mozambique Area 1 Limitada.
Sobre o projeto Mozambique LNG
O projeto Mozambique LNG é o primeiro desenvolvimento em terra de uma fábrica de gás natural liquefeito (GNL) no país. O projeto inclui o desenvolvimento dos campos Golfinho e Atum, localizados na Área 1 Offshore, e a construção de uma fábrica com duas unidades de liquefação com capacidade de 13,12 milhões de toneladas por ano (MTPA). A Área 1 contém aproximadamente até 65 Tcf de recursos de gás, dos quais 18 Tcf serão desenvolvidos com as duas primeiras unidades de liquefação.
A TotalEnergies EP Mozambique Area 1 Limitada, subsidiária detida a 100% pela TotalEnergies SE, opera o projecto Mozambique LNG com uma participação de 26,5%, juntamente com a Mitsui E&P Mozambique Area1 Limited (20%), a ENH Rovuma Área 1, S.A. (15%), ONGC Videsh Rovuma Limited (10%), Beas Rovuma Energy Mozambique Limited (10%), BPRL Ventures Mozambique B.V. (10%), e PTTEP Mozambique Area 1 Limited (8.5%).
Sobre a TotalEnergies
A TotalEnergies é uma empresa multi-energias mundial de produção e comercialização de energias: petróleo e biocombustíveis, gás natural e gases verdes, energias renováveis e electricidade. Os seus mais de 100.000 colaboradores estão comprometidos com uma energia cada vez mais económica, mais limpa, mais fiável e acessível ao maior número de pessoas possível. Presente em mais de 130 países, a TotalEnergies coloca o desenvolvimento sustentável em todas as suas dimensões no centro dos seus projectos e operações para contribuir com o bem-estar das pessoas.
Gastronomia
Chef Marcones Deus recebe o Chef Jaime Barcelos em duas noites especiais no Páreo Restaurante
Gastronomia
Rocka celebra a Lua Cheia com menu especial em seis tempos assinado pelo chef Gustavo Rinkevich
No dia 7 de novembro, o Rocka Beach Lounge & Restaurant, em Búzios, convida os amantes da boa gastronomia a viver uma experiência sensorial sob a luz da lua cheia. O jantar, criado pelo chef Gustavo Rinkevich, será servido em formato de menu degustação em seis tempos, harmonizado com grandes rótulos Grand Cru, e promete unir técnica, ingredientes sazonais e a atmosfera única da Praia Brava.
A noite começa com uma seleção de snacks delicados e criativos, em perfeita sintonia com o cenário à beira-mar: Cone de beterraba com queijo de cabra e nozes caramelizadas, Pastrami de língua de boi com geleia de cebola roxa e brioche, Tartelete de tartar de atum com creme fraiche e ikura, Ovo surpresa (Harmonização: Mumm Reserve Brut). Em seguida, o menu revela sabores que exploram o frescor dos ingredientes e o equilíbrio entre o mar e a terra: Tartar de crustáceos com ninho de batata, ovo de codorna e ikura, Alface orgânica na brasa com queijo tulha 18 meses e redução umami com vinagre de xerez, (Harmonização: Leyda Reserva Chardonnay). O percurso segue com pratos que evidenciam a cozinha autoral de Rinkevich, marcada por técnica, leveza e sensibilidade: Pesca do dia confit com couscous de couve-flor, morillas e emulsão de castanha com açafrão, Picanha de cordeiro patagônico com purê de batata-doce ao missô, molho de alcaçuz e saladinha de edamame (Harmonização: Leyda Reserva Cabernet Sauvignon). Para encerrar a experiência, o chef apresenta uma sequência de sobremesas que traduzem frescor e sofisticação: Manga, kefir e coco, Variações de chocolate belga com amaretto e trufa negra e Petit fours (Harmonização: Lafage Ambre).
“Neste Jantar de Lua cheia apresentamos um Menu Degustação elaborado para ser uma experiência sensorial completa para nossos clientes. A proposta é unir a técnica da nossa cozinha autoral com os ingredientes mais frescos da região. Vocês verão pratos que celebram o frescor, como o Tartar de Crustáceos e a Pesca do dia confit, e o encontro com a terra, no Pastrami de língua de boi e na Picanha de cordeiro patagônico”, diz o Chef Gustavo.
Cada etapa foi pensada para ser uma experiência harmoniosa e leve. Com vista privilegiada para o mar e clima intimista, o Jantar da Lua Cheia no Rocka é um convite a celebrar o encontro entre natureza, alta gastronomia e vinho.
Serviço:
Jantar da lua cheia Rocka – Búzios
Data: 07/11/25
Horários para reserva: 20h00 e 21h00.
Valor do menu R$399,00
Valor harmonizado R$199,00
Contato para reservas: (22) 98813-8198
Gastronomia
Rolha Free no Butcher’s 746: traga seu vinho e saboreie carnes nobres sem taxa de rolha
De terça a quinta-feira no jantar, a steakhouse consolida-se como destino para quem busca carnes premium, ambiente sofisticado e agora liberdade para levar o seu vinho preferido.
Na renomada casa de carnes nobres Butcher’s 746, localizada no coração da Aldeota, em Fortaleza, trouxeram uma nova experiência: de terça a quinta-feira, somente no período do jantar, os clientes poderão levar sua garrafa de vinho e usufruir da experiência sem cobrança de taxa de rolha. A iniciativa, mais do que um benefício promocional, firma a proposta da casa de ser um destino completo para apreciadores de boa carne, vinhos especiais e convivência refinada.
À frente do empreendimento, o sócio Marcelo Pimentel pontua que este tipo de promoção vem da crença de que experiência gastronômica vai além do prato. “Queremos que o cliente se sinta em casa, com autonomia para escolher o vinho que o inspira, e ao mesmo tempo saborear nossos cortes premium, nossa curadoria de carnes e ambiente pensado para encantar.”
Assim, a Rolha Free assume papel estratégico: atrair e fidelizar um público que já domina o universo da carne nobre, mas que também entende e valoriza o ritual do vinho.
A Butcher’s 746, reconhecida pelo estilo inspirado nas tradicionais steakhouses americanas, com ambientes em tijolinho aparente, atmosfera rústico-contemporânea e carta de vinhos com cerca de 600 rótulos, reforça sua identidade com esta ação.
Além da promoção Rolha Free, a casa mantém outras ofertas distintas: o happy hour, que acontece de terça a sexta-feira, com drinks especiais, petiscos sofisticados e música ambiente ou DJ ao vivo, reforçando a proposta de ser tanto uma steakhouse para jantar especial quanto um ponto de encontro descontraído antes da refeição principal.

Serviço:
Butcher’s 746 — Rua Leonardo Mota, 1512, Aldeota, Fortaleza/CE.
Contato: (85) 9130-6522.
Instagram: @BButcher746
-
Cultura1 semana atrásGiuseppe Oristanio volta aos palcos como Guimarães Rosa em “Pormenor de Ausência”, no Teatro Vannucci, no Shopping da Gávea
-
Notícias6 dias atrásFragmentação de Placas Tectônicas Revela Novos Riscos Sísmicos nas Américas
-
Notícias5 dias atrásArtista plástico Gerson Fogaça estreia exposição “Caos In Itinere” na Argentina
-
Saúde5 dias atrásAnsiedade sazonal: por que o fim do ano aumenta o estresse — e como preparar corpo e mente para o verão
-
Notícias6 dias atrásMovimento negro exige investigação independente após operação policial no Rio com 121 mortos
-
Gospel3 dias atrásMake America Revival Again: O clamor pelo retorno ao altar
-
Cultura1 semana atrásAclamado por público e crítica, “Quebrando Paradigmas” volta aos palcos no Teatro Municipal Ipanema Rubens Corrêa
-
Educação1 semana atrásConferência Brasileira de Folkcomunicação reúne grandes nomes da cultura e da ciência





