Home Tecnologia Ciência e empreendedorismo: como Bruno Mena Cadorin impulsiona a inovação no Brasil
Tecnologia

Ciência e empreendedorismo: como Bruno Mena Cadorin impulsiona a inovação no Brasil

Envie
Bruno Mena Cadorin
Envie

Com um doutorado e uma empresa avaliada em nove dígitos, o fundador da WIER Plasma Frio e Ozônio mostra que o caminho entre a pesquisa acadêmica e o sucesso empresarial é possível

Florianópolis, fevereiro de 2025 – O Brasil possui mais de 90 mil doutores, segundo dados da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). No entanto, poucos conseguem transformar seu conhecimento acadêmico em um negócio de alto impacto. Esse foi o caso do químico e pesquisador Bruno Mena Cadorin, que uniu ciência e empreendedorismo para fundar a WIER Plasma Frio e Ozônio, hoje referência nacional e internacional em soluções tecnológicas baseadas no poder do ozônio.

A empresa, que surgiu de um projeto  acadêmico, dentro de um laboratório do departamento de Química, na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), conquistou espaço no mercado por desenvolver tecnologias sustentáveis e de alta eficiência para purificação de ambientes, tratamento de água e descontaminação de alimentos. O ozônio, reconhecido por sua ação oxidante, tem sido cada vez mais utilizado como alternativa ecológica em diferentes setores, e a WIER está na vanguarda dessa transformação.

“Pude converter meu TCC em uma empresa com atuação global com auxílios das bolsas recebidas do CNPq, CAPES e Ciências sem Fronteiras, as quais foram cruciais para me manter em Florianópolis e desenvolver a tecnologia. Além disso, pude comprovar que empreender no Brasil é difícil por falta de conhecimento, e não por ser difícil em si. Acredito que consegui trazer meus conhecimentos adquiridos na academia para o mercado em si. Fomentando a economia, gerando empregabilidade e dando um retorno à sociedade que tanto contribuiu para minha formação”, reflete Bruno.

Com um histórico acadêmico sólido – mestrado e doutorado pela UFSC, além de um período de pesquisa na Universidade de Padova, na Itália –, Bruno percebeu que poderia ir além da sala de aula e dos laboratórios. Em 2011, ele deu o primeiro passo para transformar seu sonho de criança em realidade, criando um negócio que não apenas gera empregos e movimenta a economia, mas também contribui para um futuro mais sustentável.

Crescimento da WIER

Ao longo dos anos, a WIER cresceu de forma acelerada, recebendo prêmios, como o Kurt Politzer de Tecnologia e o Prêmio Fritz Müller e, atualmente, alcançou mais de 50 mil equipamentos vendidos, já passou por certificação ISO 9001 e INMETRO e tem produtos em mais de 20 países.

Quem é Bruno Mena Cadorin?

Bruno é formado em Química pela UFSC, com habilitação em Bacharelado, Licenciatura e Química Industrial. Possui mestrado e doutorado em físico-química, além de MBA, patente, livro e artigos científicos publicados. Além disso, está em fase de finalizar um novo livro sobre a tecnologia de Ozônio, com lançamento em breve. Empresário, cientista e mentor, é também pai dos gêmeos Arthur e Lucca, casado com a professora Vanessa do Nascimento, praticante de jiu-jitsu e entusiasta de viagens e voluntariado.

Para mais informações, acesse: https://drbrunomena.com.br/

YouTube: https://www.youtube.com/@brunomenacadorinphd 

Instagram: https://www.instagram.com/brunomenacadorin/ 

Envie
Artigo relacionado
Tecnologia

Redes Cordiais e Agência Cuíca lançam guia de influência responsável para a COP30

Publicação inédita oferece orientações estratégicas e combate à desinformação para influenciadores na...

Tecnologia

Ferramentas digitais podem ajudar a alavancar as vendas

Empresas apostam em tecnologia para se conectar com clientes e impulsionar resultados...

Tecnologia

Comprar seguidores funciona mesmo no Instagram em 2025?

O Instagram é, sem dúvida, uma das redes sociais mais poderosas do...

Tecnologia

BlinkPlanet lidera esforços para tornar a arte digital mais democrática

Plataforma promove encontros em São Paulo e Nova York para impulsionar a...