Cultura
Cia da Hebe celebra a arte híbrida com escrita e clown
Mostra em Espírito Santo do Pinhal convida o público a viver a arte em duas linguagens
Diferentes formas de expressão chegam ao público da 2ª Mostra de Arte Híbrida da Cia da Hebe, em Espírito Santo do Pinhal, em novembro. Neste sábado, dia 8, acontece a oficina de escrita de ficção “Tecendo o Sensível”, com a escritora premiada Monique Malcher, ganhadora do Prêmio Jabuti, com vagas limitadas. Já no dia 16, o espetáculo “Adiante: Clown Sem Palavras” (FOTO) ganha o calçadão da Cia da Hebe, com quatro palhaças que embarcam numa viagem pelo sonho e poesia, convidando o público a rir e refletir. Ambos são gratuitos.
A escritora, jornalista e artista plástica Monique Malcher afirma que, para escrever ficção, “é preciso estar sensível ao mundo e saber que não há hora marcada para encontrar o que nos comove ou nos causa assombro de alguma maneira. É uma atividade para pessoas que gostam de escrever e desejam abolir o medo da página em branco, utilizando cadernos de campo, conversas, desenhos, fotografias e observação participativa, tal qual um antropólogo faz”, explica. Monique ganhou o Prêmio Jabuti de Literatura com seu primeiro livro “Flor de Gume” (editora Moinhos) em 2021, na categoria contos, e acaba de lançar eu primeiro romance – “Degola” – pela Companhia das Letras.
Já o espetáculo “Adiante: Clown Sem Palavras” traz ao calçadão da Cia da Hebe o grupo português com quatro mulheres clowns que mostram de forma cômica, grotesca e absurda suas realidades distintas e o contexto frágil e vulnerável a que mulheres têm se submetido nas últimas décadas. Dirigida por Ricardo Puccetti, do grupo Lume, de Campinas, a iniciativa conta com Eva Ribeiro, Miriam Freitas, Rafa Santos e Rosi Ferh e explora a simbologia de uma escada, unindo clown, teatro físico e música. A co-produção do espetáculo é de Eva Ribeiro Clown, Lua Cheia Teatro e Lume Teatro.
“A Mostra de Arte Híbrida apresenta uma programação que se desdobra em diferentes direções. Com isso, a Cia da Hebe transforma-se em um espaço onde a arte entrelaça apresentações, oficinas, trocas e experiências que atravessam fronteiras estéticas e geográficas”, explica Mônica Sucupira, coordenadora da Cia da Hebe. “A Mostra é mais do que um evento anual: é o reflexo de tudo o que desenvolvemos, reunido com coerência e potência. E a população de Pinhal e região tem participado ativamente deste e de outros eventos gratuitos que promovemos”, diz.
Síntese da trajetória construída ao longo de 10 anos da Cia da Hebe – comemorados em setembro último – a Mostra traduz o pensamento artístico da associação. “Durante uma década, nossas ações aconteceram em diferentes formatos e momentos. Agora, elas convergem em uma proposta que celebra essa fusão, onde o híbrido não é exceção, mas essência”, explica Mônica.
Cia da Hebe
Associação de arte e cultura sem fins lucrativos que ocupa um casarão com 122 anos no centro de Espírito Santo do Pinhal, a Cia da Hebe oferece gratuitamente oficinas, encontros, conversas e outras atividades, promovendo a formação, informação, criação e convivência por meio da arte. Ao longo do tempo, a iniciativa conquistou o público. “Tanto o CineHebeClube quanto a Mostra contam com uma comunidade diversa e vibrante. A cada atividade, novos rostos aparecem, especialmente entre os jovens, e a pluralidade se revela, pois temos um espaço aberto e acolhedor, onde diferentes práticas e pessoas se encontram”, diz Mônica.
Serviço:
2a. Mostra de Arte Híbrida da Cia da Hebe
Reservas, inscrições gratuitas e programação completa: https://ciadahebe.com.br/
IMERSÃO: TECENDO O SENSÍVEL (LITERATURA)
Quando: 08/11/2025, a partir das 10h
Vagas limitadas – Idade: a partir de 18 anos
ESPETÁCULO: ADIANTE: CLOWN SEM PALAVRAS
Quando: 16/11/2025, às 18h
Local: Cia da Hebe – Rua: Capitão João Batista Mendes Silva, 175, no centro de Espírito Santo do Pinhal / SP
Cultura
Programação do final de semana com música clássica e atrações natalinas no RioMar Recife
O final de semana será de muito encanto e magia no RioMar Recife. A programação conta com show do tenor brasileiro Thiago Arancam no Teatro RioMar, com sucessos da música italiana. Além disso, as atrações de Natal seguem com apresentação de coral, encontro com o mascote biscoito, além de demais interações para todas as idades nas praças de eventos do Piso L1. Confira a agenda completa.
Thiago Arancam
Considerado um dos maiores intérpretes do país, Thiago Arancam tem sua trajetória na música traçada entre o Brasil e a Itália. Essa história será contada no show “Uma Viagem Pela Itália”, através das canções que fazem parte da carreira do tenor brasileiro, sucessos da música italiana que acompanham Arancam desde a chegada no país europeu, ainda adolescente, até subir aos palcos dos principais teatros do mundo. A apresentação acontece neste sábado, dia 8 de novembro, às 21h, no Teatro RioMar, localizado no Piso L4 do RioMar Recife.
Encantos de Natal RioMar Recife
O RioMar Recife promove ativações especiais para encantar o período natalino de toda a família. Nesta sexta-feira, dia 7 de novembro, às 19h, no palco do PisoL3, acontecerá a apresentação do Coral Equipe, com acesso gratuito. Além disso, haverá encontro com o mascote do biscoito Ginger na Praça de Eventos 1 – Piso L1, neste sábado e domingo, dias 8 e 9 de novembro. O meet&greet é gratuito e acontecerá às 14h, 16h e 18h, com uma hora de duração cada sessão.
Natal do RioMar Recife
O Natal do RioMar Recife já está funcionando com uma nova dimensão, ocupando as duas Praças de Eventos, localizadas no Piso L1, e criando um circuito conectado por uma passarela temática capaz de fazer o público de todas as idades vivenciar a magia natalina. Com o tema “Encantos de Natal RioMar” e tendo como personagem da decoração o biscoito de gengibre, clássico das festas natalinas, o Natal conta com uma cenografia rica em luzes, figurinos exclusivos, texturas, cores e muitas estruturas instagramáveis. O projeto mescla o contemplativo ao interativo através de games e projeções, além de uma experiência multissensorial, com aromas especiais de baunilha e chocolate permeando os ambientes dos biscoitos natalinos. As data e horário de visita são agendados através do App do RioMar Recife. Cada cadastro permite a inscrição de um CPF com direito a mais três acompanhantes por sessão/dia.
Lazer
O RioMar Recife ainda conta com outras opções de lazer para quem busca diversão e comodidade em um só lugar. São 12 salas de cinema no Cinemark, sendo duas salas Prime, Teatro, boliche, Game Station, Game Box e operações como o Vila Trampolim e Clube das Estrelinhas, que contam com atrações para o público de todas as idades.
App
Toda a agenda de eventos, serviços e horário de funcionamento pode ser conferida no App RioMar Recife, disponível para download gratuito para iOS e Android. Além disso, a plataforma oferece funcionalidades como mapa de geolocalização das lojas do shopping, reserva de restaurantes, pagamento de estacionamento, conteúdos, entre outras.
Leitura
Sesc Niterói recebe oficina literária gratuita em homenagem ao mês da Consciência Negra
No mês da Consciência Negra, o clássico da literatura infantil “Violeta, a Princesa Cor de Bombom”, escrita por Veralinda Menezes, ganha uma nova temporada de lançamento literário. Dessa vez será no dia 08/11, às 16h, no Sesc Niterói, no Centro da cidade.
A programação inclui contação de histórias com dramatização e música, rodas de conversa com crianças, palestra sobre a importância da diversidade nos contos de fadas e sessão de autógrafos com a autora. O projeto propõe uma reflexão sobre o protagonismo negro nos contos de fadas e a representação feminina como agente de poder no imaginário coletivo.
Contemplado pelo edital Edital de Cultura Sesc RJ Pulsar – Apresentação Literária, o projeto “Dezesseis Anos de Violeta, Princesa Cor de Bombom” reafirma a importância de representatividade no universo lúdico e mágico das histórias infantis, trazendo à cena a primeira princesa negra da literatura brasileira. Mais do que um conto de fadas, a obra propõe um diálogo sobre empoderamento feminino, identidade e diversidade.
O livro foi lançado em 2008 e desde então se transformou em contação de histórias, CD com canções originais e apresentações em feiras literárias por todo o país. “Violeta nasceu para mostrar que meninas negras também podem ser princesas, heroínas, rainhas e guerreiras. O imaginário infantil é uma semente poderosa: quem se vê no conto, se reconhece no mundo real”, explicou Veralinda Menezes.
A classificação etária é livre, a entrada é gratuita e o Sesc Niterói fica na R. Padre Anchieta, 56 no Centro de Niterói.
Cultura
Thiago Arancam traz sucessos da música italiana ao Teatro RioMar neste sábado
Considerado um dos maiores intérpretes do país, Thiago Arancam tem sua trajetória na música traçada entre o Brasil e a Itália. Essa história será contada no show “Uma Viagem Pela Itália”, através das canções que fazem parte da carreira do tenor brasileiro, sucessos da música italiana que acompanham Arancam desde a chegada no país europeu, ainda adolescente, até subir aos palcos dos principais teatros do mundo. A apresentação acontece neste sábado, dia 8 de novembro, às 21h, no Teatro RioMar, localizado no Piso L4 do RioMar Recife.
O menino de oito anos que descobriu o poder da sua voz em um coral na cidade de São Paulo, cresceu e ingressou na conceituada Academia de Canto Lírico do Teatro Alla Scala, de Milão. Pouco tempo depois venceu o “Operalia”, maior competição anual de canto lírico no mundo, fundada por Plácido Domingo. Nasceu daí uma parceria com o tenor espanhol que levou Arancam para importantes apresentações de ópera por toda Europa e Estados Unidos. Para cada história uma canção.
A alegria de se tornar o primeiro brasileiro a se formar no Alla Scala, primeiro também a vencer a competição criada por Placido Domingo e a amizade formada entre os dois. A música tem o poder de fazer reviver emoções e relembrar histórias. É essa emoção que será levada para o palco em “Uma Viagem Pela Itália”.
“O idioma italiano e as músicas italianas fazem parte da minha vida. Os meus bisavós eram italianos, desde criança eu ouvia o idioma em casa e o meu bisavô assobiava melodias de conhecidas canções italianas. Esse show me faz recordar esses momentos e me reconectar com o país que me acolheu, onde nasceu meu primeiro filho e que faz parte da construção da minha carreira”, revela Thiago Arancam.
Foram 13 anos vivendo na Europa, executando ópera lírica italiana com mais de 700 apresentações em 40 países. O novo show, apresentado em voz e piano, carrega toda a expressividade dessa arte em canções clássicas e também nos sucessos contemporâneos. Os ingressos custam a partir de R$ 80, e estão disponíveis no site do Teatro RioMar Recife (www.teatroriomarrecife.com.br) ou na bilheteria, localizada no Piso L4 do RioMar Recife.
-
Cultura1 semana atrásGiuseppe Oristanio volta aos palcos como Guimarães Rosa em “Pormenor de Ausência”, no Teatro Vannucci, no Shopping da Gávea
-
Notícias5 dias atrásFragmentação de Placas Tectônicas Revela Novos Riscos Sísmicos nas Américas
-
Notícias5 dias atrásArtista plástico Gerson Fogaça estreia exposição “Caos In Itinere” na Argentina
-
Saúde5 dias atrásAnsiedade sazonal: por que o fim do ano aumenta o estresse — e como preparar corpo e mente para o verão
-
Notícias6 dias atrásMovimento negro exige investigação independente após operação policial no Rio com 121 mortos
-
Cultura1 semana atrásAclamado por público e crítica, “Quebrando Paradigmas” volta aos palcos no Teatro Municipal Ipanema Rubens Corrêa
-
Gospel2 dias atrásMake America Revival Again: O clamor pelo retorno ao altar
-
Educação1 semana atrásConferência Brasileira de Folkcomunicação reúne grandes nomes da cultura e da ciência





