ENTRADA SOLIDÁRIA – parte do valor arrecadado dos ingressos será destinado à compra de absorventes para a instituição EMEF Fernando Gracioso, que fica no bairro de Perus
– Deixa que alguma outra mulher lide com isso! E é ai que surge o mercado de trabalho feminino: a pediatra, dentista, uma professora e também o mercado da família: a nora, as primas, a sogra, a concunhada, a faxineira, sim, faxineira é da família! As mães são fortes o suficiente para deixar de estar na vida de vocês e estando ao mesmo tempo! Medeias! Todas! De antemão perdoadas!
São praticamente obrigadas a matar os filhos. A gente não tem escolha. Eu já matei o meu. Muitas vezes. De muitas maneiras e depois de
morto cheguei e disse pro pai dele: Ó! E com você agora! Uma vez eu vi que minha mãe via quando meu pai batia na gente. Ele batia mesmo, sabe?
Pra valer!
Batia muito, por qualquer coisa.
A jovem companhia Contumaz de Teatro estreia em 02 de setembro o espetáculo “Substituição – hoje tem aula diferente”, escrito a quatro mãos pela dupla Katia Klassen e Elton Helio, que ficará em cartaz aos sábados de setembro, no EPCultural, no bairro da Lapa, às 20h08.
Klassen é professora e educadora atuante e Elton escritor, diretor e publicitário. Com o propósito de registrar a contemporaneidade e revelar os absurdos da humanidade, este
novo trabalho da Contumaz evidencia um dos conflitos mais recorrentes no terreno da educação do nosso tempo histórico: os embates ocorridos nos centros educacionais entrepais, professores e alunos. Os territórios do público e do privado, suas adjacências,
impasses, as regras e combinados de convivência concomitantemente à necessidade de rompimento de paradigmas relacionados a preconceito, à discriminação e à exclusão. A autora e a atriz que interpreta a professora substituta são professoras do ensino público e o diretor estudou em ensino público durante toda a sua vida escolar.
A plateia estará disposta como numa sala de aula e irá acompanhar de muito perto a reunião entre a coordenadora pedagógica e o pai de uma adolescente e também a apresentação visceral da professora substituta.
“ A Contumaz tem como mote trabalhar os absurdos de nossa existência. Nesse trabalho
o absurdo está na privação da vida como consequência da precariedade; um verdadeiro absurdo pessoas que menstruam, por exemplo, serem obrigadas a faltar na escola por não terem acesso a absorventes”, diz Elton.
Além de assistir ao espetáculo, o público irá ajudar a EMEF Fernando Gracioso, que fica no bairro de Perus. Ao adquirir a ENTRADA SOLIDÁRIA, parte do valor será destinado à compra de absorventes para a instituição.
A Cia Contumaz de Teatro valoriza, sem julgamentos, todas e quaisquer formas de existência e não abre mão do seu direito de ter acesso à cultura e arte, sem complicar ou rebuscar o discurso, para assim, atrair cada vez mais, muito mais, novos espectadores para o teatro.
Instagram da Cia https://www.instagram.com/ciacontumaz/
Facebook da Cia https://www.facebook.com/ciacontumaz
Sinopse
Após um caso de invasão de privacidade em uma escola pública, a professora substituta é chamada para assumir algumas aulas e, antes de qualquer lição, ela combina 6 regras para uma boa convivência com a sala.
Substituição – hoje tem aula diferente No teatro Espaço de Provocação Cultural Rua Bento de Abreu,151 – lapa
De 2 a 30 de setembro de 2023.
Sessões aos sábados (2, 9, 16, 23 e 30) Horários: 20h08
60 minutos de duração Classificação: 12 anos
Ingressos à venda pela Plataforma Sympla
Meia-entrada: 25$ Inteira: 50$
Entrada solidária: 40$ (parte do valor será destinado para o combate da pobreza menstrual em uma escola pública)
Ficha Técnica Direção: Elton Helio
Texto: Katia Klassen e Elton Helio
Elenco Camila Piva Leal Duarte
Gabrielle Felippe
Uma realização Cia. Contumaz de Teatro
Luz: Eloah Mendes
Foto: Carlos Freitas
Conceito Visual: Fábio Adriano da Silva Assessoria de imprensa: Adriana Monteiro
Katia Klassen
Professora de Literatura, Redação e Língua Portuguesa
Seus anos de experiência como professora se deram nas escolas privadas e públicas, desde o FUND II até o Ensino Superior. Katia é pesquisadora e como professora e cidadã já atuou em coletivos de ensino de Língua Portuguesa para estrangeiros e população carente tanto no bairro Pari, na Praça Kantuta como na Rádio Comunitária de Paraisópolis. Atuou outras áreas também com Editoras, tanto na elaboração de material didático como na preparação, análise, revisão, interlocução com autores etc.
Elton Helio
Roteirista, dramaturgo, redator e excelente contador de vantagens. É diretor de criação na WT Publicidade. No cinema, foi finalista de alguns festivais de cinema independente e selecionado para alguns laboratórios e oficinas. Atualmente, desenvolve o roteiro de um longa-metragem para a Felistoque Filmes. No teatro, escreveu e dirigiu a peça “Lockdown” em 2020, que pode ser assistida no canal do youtube da Cia. Contumaz. Em 2021 e 2012 ficou em cartaz com “(a) Tríptika Noite”, que também escreveu e dirigiu.