As lojas de esquina e os supermercados brasileiros estão juntando duas vias e descobrindo uma nova maneira de aumentar o tráfego de pessoas, o alcance do público e as vendas. Embora os brasileiros sejam alguns dos maiores consumidores no ambiente online no mundo, a grande maioria ainda opta por comprar mantimentos pessoalmente, com uma taxa de penetração on-line de apenas 2,6% para o mercado de alimentos e bebidas. No entanto, mesmo quando fazem compras em uma loja física, nove em cada dez consumidores brasileiros pesquisam produtos on-line antes de sair de casa. Isso levou a um aumento no número de supermercados e outros estoquistas de FMCGs (bens de consumo de rápida movimentação) que capitalizam esses dois fenômenos, empregando ferramentas on-line, como aplicativos de comparação de preços para vendas off-line.
“Embora as lojas físicas tenham permanecido notavelmente resilientes diante do setor de comércio eletrônico em expansão no Brasil, elas agora estão aproveitando cada vez mais os benefícios do comportamento on-line dos consumidores como uma forma de aprimorar a jornada do cliente, aumentando as vendas e a retenção de clientes”, comenta Mathias Ferraz, Diretor de Desenvolvimento de Negócios da Lessy no Brasil. “Ao adotar essa nova mentalidade ‘phygital’, os supermercados poderão continuar prosperando e atraindo clientes para suas lojas ao longo de 2024.”
Ferraz notou que cada vez mais supermercados estão repensando a jornada do cliente para além do momento em que alguém entra e sai da loja. “Os brasileiros sempre gostaram de uma oferta, mas este ano houve um aumento notável de consumidores buscando promoções e descontos como nunca foi notado, com 80% dos consumidores dizendo que compraram itens porque identificaram uma promoção.” O aumento dos preços dos repelentes nas lojas brasileiras, de até 16%, coincide com o número de buscas por descontos desse item no app Lessy. As pesquisas pelo produto quadruplicaram em fevereiro, em relação a janeiro de 2024. Algo semelhante acontece na busca por itens potencialmente relacionados a presentes para o Dia Internacional da Mulher. Se forem consideradas as pesquisas no aplicativo no período entre as primeiras semana de fevereiro e de março, os itens relacionados à floricultura e jardinagem subiram 317%, maquiagem +200%, e doces e sobremesas +720%.
Isso levou a um aumento significativo no uso de aplicativos de comparação de preços pelos consumidores ao procurarem as melhores ofertas, tanto on-line quanto quando se trata de itens que eles realmente vão comprar presencialmente. Por exemplo, desde que chegou ao Brasil em 2023, a Lessy teve mais de 800 mil downloads de seu aplicativo no Brasil.
Mathias explica: “A demanda por descontos está claramente presente. E é aí que os supermercados e outras lojas estão tirando proveito de um público pronto, aumentando a visibilidade das ofertas e promoções, reduzindo o Custo de Aquisição do Cliente (CAC) e obtendo insights acionáveis sobre o comportamento do público e as preferências dos consumidores.”
Para Ferraz, o próximo passo é que as lojas físicas adotem a nova realidade “phygital” e combinem o on-line e o off-line para criar uma experiência simplificada e aprimorada para o cliente. “Com tecnologias como nosso aplicativo de comparação de preços, os supermercados e as lojas podem realmente criar uma experiência unificada, começando com ofertas e promoções de pré-venda, incluindo programas de fidelidade e pontos, que podem ser complementados por promoções e descontos na loja com base nos dados que estamos fornecendo sobre as preferências dos clientes e seguidos por comunicações e ofertas pós-venda que aumentam a retenção e a fidelidade do cliente.”
De certa forma, os supermercados mais bem-sucedidos do país serão aqueles que não tiverem medo de usar as mesmas ferramentas que as empresas de comércio eletrônico mais bem-sucedidas. “Ninguém está totalmente on-line nem off-line. Portanto, mesmo as lojas físicas que nunca consideraram o mundo on-line agora podem obter todas as vantagens dessas últimas tendências, como marketing contextual, alcance do público on-line e muito mais.”
Foto: Reprodução/Pixabay
Sobre a Lessy
Lessy é um aplicativo móvel que agrega ofertas e promoções de lojas de varejo e ajuda as pessoas a comprar de forma mais inteligente e pagar menos. Em parceria com mais de 700 redes de varejo, a Lessy tem mais de 34 milhões de visualizações médias de catálogos por mês e 1,2 milhão de usuários ativos diários. A receita total da Lessy em 2022 foi de 20 milhões de dólares e espera-se que esse número aumente com a chegada do aplicativo a novos países nos próximos meses.
Para obter outras informações, acesse https://lessy.app/.