Estilo de vida
Centro de Valorização da Vida (CVV) realiza ação de conscientização sobre prevenção do suicídio no RioMar Aracaju, em alusão ao Setembro Amarelo
A ação visa divulgar a Campanha do Setembro Amarelo, o serviço de apoio emocional do 188 e captar interessados em trabalhar no CVV como voluntários
O suicídio é um problema de saúde pública, com impactos na sociedade como um todo. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), estima-se que no mundo mais de 700 mil pessoas morrem por suicídio anualmente, sendo a quarta maior causa de mortes de jovens de 15 a 29 anos de idade.
Trata-se de um fenômeno complexo e multicausal, de impacto individual e coletivo, que pode afetar indivíduos de diferentes origens, gêneros, culturas, classes sociais e idades, e pode ser influenciado por fatores sociológicos, econômicos e políticos, passando pelos psicológicos, psicopatológicos e biológicos.
Mesmo diante da complexidade da ocorrência, as intervenções de diagnóstico, atenção aos sintomas, prevenção e tratamento adequado aos transtornos mentais, ações de conscientização, promoção de apoio socioemocional, entre outras, são estratégias que podem prevenir as lesões autoprovocadas intencionalmente e as ideações suicidas.
Os dados mostram que as lesões autoprovocadas superam as mortes por HIV, malária, câncer de mama, guerras ou homicídios. Por conta do quadro alarmante, desde 2014, a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), em parceria com Conselho Federal de Medicina (CFM), realiza no Brasil a campanha Setembro Amarelo.
Como forma de ampliar o debate e chamar a atenção do público sobre o tema, de 22 a 24 de setembro, o Centro de Valorização da Vida (CVV), com apoio do RioMar Aracaju e o Instituto João Carlos Paes Mendonça – IJCPM, promove ação alusiva à campanha Setembro Amarelo. A iniciativa do Centro traz como mote “Acolher é Cuidar”, intervenção que destaca a proposta do CVV para 2023.
Durante a ação, o público poderá contar com o atendimento de uma equipe de voluntários do CVV que irá tirar dúvidas, divulgar o serviço 188 – número nacional de prevenção do suicídio -, distribuir material educativo e captar pessoas que tenham interesse em participar de cursos para voluntários. O atendimento ao público acontecerá em frente ao Ceac, no Piso L1, na sexta e sábado, das 10h às 22h, e no domingo, das 14h às 20h.
SOBRE O CVV
Centro de Valorização da Vida atua na prevenção do suicídio e apoio emocional
O Centro de Valorização da Vida (CVV) é uma associação civil sem fins lucrativos, filantrópica, reconhecida como de Utilidade Pública Federal, que realiza apoio emocional e prevenção do suicídio, atendendo voluntária e gratuitamente todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo por telefone, e-mail e chat 24 horas todos os dias.
Em 2022, o CVV ofereceu 3.431.628 apoios emocionais em todo Brasil, somados os atendimentos por telefone, chat, e-mail, carta e presencial. O atendimento é realizado por voluntários treinados para oferecer apoio emocional, acolhimento e orientação a pessoas em situação de crise ou que necessitem de um espaço de escuta.
O CVV também desenvolve ações abertas à comunidade que estimulam o autoconhecimento e melhor convivência em grupo e consigo mesmo. Para saber mais sobre o CVV, acesse o site https://www.cvv.org.br/ ou ligue para 188 (24 horas e sem custo de ligação).
DADOS SOBRE O SUICÍDIO NO BRASIL
Com base nos dados de óbitos por suicídio assinalados no Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM) e no Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan), entre 2010 a 2019, o Brasil registrou 112.230 mortes por suicídio, com um aumento de 43% no número anual de mortes, de 9.454 em 2010, para 13.523 em 2019. As taxas de mortalidade do período apresentaram um aumento do risco de morte por suicídio em todo o Brasil, destacando-se o Sul e Centro-Oeste, com as maiores taxas de lesões autoprovocadas entre as regiões brasileiras.
A pesquisa mostra que os homens apresentaram um risco 3,8 vezes maior de morte por suicídio que mulheres. Entre o gênero masculino, a taxa de mortalidade por suicídio em 2019 foi de 10,7 por 100 mil, enquanto entre mulheres esse valor foi de 2,9. Comparando os anos de 2010 e 2019, verificou-se um aumento de 29% nas taxas de suicídios de mulheres, e 26% das taxas entre homens.
Turismo
Turismo brasileiro nos EUA deve crescer em 2025, impulsionado por compras e serviços digitais
Estima-se que cerca de 2,08 milhões de brasileiros viajem para os Estados Unidos até o final de 2025, segundo projeções recentes. O número representa um crescimento em relação a 2024, quando 1,91 milhão de turistas brasileiros visitaram o país, e a 2023, com 1,62 milhão.
Apesar do aumento no fluxo brasileiro, o turismo internacional para os Estados Unidos enfrenta uma desaceleração geral: entre janeiro e julho de 2025, o total de visitantes estrangeiros caiu 19,5% em comparação ao mesmo período de 2024, refletindo preocupações com o dólar e o custo das viagens.
Mesmo assim, o turista brasileiro continua a buscar os Estados Unidos como destino de compras e lazer, aproveitando a variedade de produtos e os preços competitivos, mesmo diante da alta do dólar e das incertezas econômicas. A preferência recai sobre eletrônicos, produtos de moda e beleza, suplementos alimentares e artigos para o lar, reforçando o papel das viagens internacionais como oportunidade de consumo estratégico.
Uma novidade que facilita ainda mais essa experiência é o serviço da Brazil Pays, que permite pagar compras diretamente do Brasil, via Pix ou cartão de crédito parcelado. Segundo Marina Alves, CEO e fundadora da empresa, “o cliente vê na hora o valor em reais, enquanto o lojista recebe em dólar, sem complicações”.
O sucesso nos Estados Unidos já motivou a expansão internacional da Brazil Pays, que iniciou operações em Portugal oferecendo o mesmo serviço à comunidade brasileira no país europeu. A iniciativa reforça o compromisso da empresa de tornar as compras internacionais mais simples, seguras e eficientes.
Mesmo com desafios do mercado, a Brazil Pays se destaca pelo diferencial no pagamento. “A facilidade no pagamento e os prazos são pontos importantíssimos para o brasileiro nos Estados Unidos”, garante Marina Alves.
Moda e Beleza
Com entrada gratuita, Salão de Moda Ceará 2025 reúne moda, negócios e networking no Centro de Eventos do Ceará
Nos dias 31 de outubro e 1 de novembro, o Centro de Eventos do Ceará recebeu mais uma edição do Salão de Moda Ceará com entrada gratuita. O maior evento de moda, negócios e networking do estado trouxe como tema neste ano “Sustentabilidade em [r]evolução”. Durante o evento, o público conferiu mais de 10 palestras com temas, como: moda sustentável, sustentabilidade como centro dos negócios, como a vacinação promove sustentabilidade, entre outras temáticas.
O evento também proporcionou desfiles com grandes marcas parceiras, como: Centro Fashion, Hope, MK Moda, Glamour Tropical, entre outras. Além disso, contou com o Concurso anual New Faces, momento que os jurados escolhem o(a) modelo destaque do ano, visando quatro quesitos: passarela, produção, beleza e postura. A vencedora de 2025 foi a modelo Eduarda Bernardo, se destacando diante de dezenas de modelos.
“Fico feliz pela oportunidade de realizarmos essa edição em um local tão grandioso e conhecido pelo o nosso estado, que é o Centro de Eventos do Ceará. Tivemos muitas marcas parceiras, patrocinadores, imprensa e influenciadores, que contribuíram para que mais essa edição fosse realizada com sucesso! Levar um tema tão importante também foi um diferencial neste ano, falar sobre sustentabilidade unindo a moda e os negócios foi de extrema importância”, comentou o diretor e idealizador do Salão de Moda Ceará, Gladson Edller.
Em parceria com a campanha Ceará Sem Fome, o Salão de Moda Ceará 2025 abraçou a solidariedade pedindo a doação de 1kg de alimento para cada participante do evento.
Patrocinadores
Entre os patrocinadores dessa edição, o evento conta com a Elo Sustentabilidade, Maciel Advocacia, Heliporto CJ1 Aviation, Hope, Centro Fashion, VMAIS Vacinas, Wert contabilidade e consultoria, Rama Vinhos & Perfumes, Supera (ginástica para o cérebro), Ceeds Cursos Técnicos, LU&CIA Arte Sustentável, VOOIR Viagens, Alares, ONLOG Giga Mall, Aslonem Bebidas, Nitro Ice, Cookie Pão, MK Moda, Casa do Futuro, Clione Cruz (Treinamentos Corporativos) e Rois Consultoria Empresarial Digital.
Apoio institucional
Entre os apoiadores nessa edição, o evento conta com Ministério da Cultura (Governo Federal), Ceará Sem Fome, Lei de Incentivo à Cultura, Governo do Estado do Ceará, Fiec, Sebrae, Prefeitura de Fortaleza, Sindieventos Ceará, Sindroupas, Sinditêxtil, Ceart, Universidade Federal do Ceará, Universidade de Fortaleza, Eletromidia, Urbmidia, Cagece e Botelho Genset.
Para melhores informações sobre o evento, é só seguir no instagram: @salaodemodacearaoficial
Saúde
Novembro Prateado: saiba mais sobre o tema
O médico pediatra Antonio Carlos Turner chama a atenção para a necessidade da sociedade proteger a saúde física e mental de crianças e adolescentes
O “Novembro Prateado – Direitos das Crianças e Adolescentes: somos todos iguais!” é uma campanha de conscientização que busca iluminar a urgência da proteção integral da população infantojuvenil no Brasil, conforme preconiza o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). A iniciativa tem o objetivo de mobilizar a sociedade, educadores, profissionais de saúde e a população em geral sobre a importância de zelar pelos direitos de crianças e adolescentes em todas as esferas de suas vidas. Os temas da campanha – trabalho infantil, desaparecimento, maus-tratos, violência sexual, alienação parental, estresse tóxico e a questão da vacinação – refletem um cenário de vulnerabilidades complexas e que exigem uma atuação multidisciplinar e contínua.
O médico pediatra Antonio Carlos Turner, diretor técnico da rede de clínicas Total Kids, chama a atenção para a importância do Novembro Prateado na garantia da saúde mental e física de crianças e adolescentes.
“A campanha nos convida a reconhecer que crianças e adolescentes são menores apenas em tamanho e idade, mas nunca em seus direitos, e que o respeito a esses direitos é a fundação para uma sociedade justa e desenvolvida. A conscientização sobre esses temas é o primeiro passo para a garantir segurança, qualidade de vida e saúde. O trabalho infantil, entre outras violências, compromete o desenvolvimento físico e mental, a frequência escolar e a trajetória futura dessas crianças e adolescentes”, diz o especialista.
A campanha Novembro Prateado destaca o papel do pediatra na denúncia de suspeita de maus-tratos ou qualquer outro tipo de violência.
“O médico tem a obrigatoriedade de notificar qualquer suspeita ou confirmação de maus-tratos, abuso ou agressão. Profissionais de saúde e educadores, em especial, têm o dever legal de acionar os órgãos de proteção”, observa Turner, diretor técnico da rede de clínicas Total Kids, que tem unidades em Bonsucesso, Olaria, ParkShopping Campo Grande e ParkShopping Jacarepaguá.
Outro tema sensível é o direito de crianças e adolescentes a vacinação, que se torna um grande problema diante de uma família antivacinas.
“A questão da vacinação é um direito fundamental à saúde. A recusa familiar em vacinar as crianças é um tema complexo que envolve debates éticos e legais, visto que o Estado e a sociedade têm o dever de garantir a imunização para proteger a criança individualmente e a saúde coletiva. O Novembro Prateado tem a função de reiterar que a defesa dos direitos da criança e do adolescente não é apenas responsabilidade do poder público, mas um dever de toda a sociedade, conforme previsto no artigo 227 da Constituição Federal. A conscientização sobre esses temas é o primeiro passo para a mudança”, conclui o médico pediatra Antonio Carlos Turner.
Antonio Carlos Turner
Médico pediatra e Coordenador da Rede de Clínicas Total Kids
CRM 52-46851-4
RQE 49635.
-
São Paulo4 dias atrásAstronauta Brasileiro, Marcos Pontes recebe troféu #BrazilsBest Peace Award
-
Música3 dias atrás5OUND: o novo grupo pop do Brasil chega direto de São Paulo para reconectar o público com o poder das boas canções
-
Saúde4 dias atrásNasce a Grão Consultoria em Negócios na Saúde
-
Entretenimento6 dias atrásTrader brasileiro Rafael Schroeder se destaca entre os investidores internacionais da NASDAQ
-
Gospel1 semana atrásMake America Revival Again: O clamor pelo retorno ao altar
-
Notícias3 dias atrásTornados são fenômenos rápidos e difíceis de prever
-
Internacional1 semana atrásSinais de trégua em Washington: Senado dos EUA esboça movimentos para encerrar paralisação recorde do governo
-
Notícias3 dias atrásSaferNet tira dúvidas de pais e mães sobre segurança na internet




