Siga-nos nas Redes Sociais

Estilo de vida

Centro de Valorização da Vida (CVV) realiza ação de conscientização sobre prevenção do suicídio no RioMar Aracaju, em alusão ao Setembro Amarelo

Publicado

em

Por

Centro de Valorização da Vida (CVV) realiza ação de conscientização sobre prevenção do suicídio no RioMar Aracaju, em alusão ao Setembro Amarelo
Foto: Divulgação

A ação visa divulgar a Campanha do Setembro Amarelo, o serviço de apoio emocional do 188 e captar interessados em trabalhar no CVV como voluntários

O suicídio é um problema de saúde pública, com impactos na sociedade como um todo. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), estima-se que no mundo mais de 700 mil pessoas morrem por suicídio anualmente, sendo a quarta maior causa de mortes de jovens de 15 a 29 anos de idade.

Trata-se de um fenômeno complexo e multicausal, de impacto individual e coletivo, que pode afetar indivíduos de diferentes origens, gêneros, culturas, classes sociais e idades, e pode ser influenciado por fatores sociológicos, econômicos e políticos, passando pelos psicológicos, psicopatológicos e biológicos.

Mesmo diante da complexidade da ocorrência, as intervenções de diagnóstico, atenção aos sintomas, prevenção e tratamento adequado aos transtornos mentais, ações de conscientização, promoção de apoio socioemocional, entre outras, são estratégias que podem prevenir as lesões autoprovocadas intencionalmente e as ideações suicidas.

Os dados mostram que as lesões autoprovocadas superam as mortes por HIV, malária, câncer de mama, guerras ou homicídios. Por conta do quadro alarmante, desde 2014, a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), em parceria com Conselho Federal de Medicina (CFM), realiza no Brasil a campanha Setembro Amarelo.

Como forma de ampliar o debate e chamar a atenção do público sobre o tema, de 22 a 24 de setembro, o Centro de Valorização da Vida (CVV), com apoio do RioMar Aracaju e o Instituto João Carlos Paes Mendonça – IJCPM, promove ação alusiva à campanha Setembro Amarelo. A iniciativa do Centro traz como mote “Acolher é Cuidar”, intervenção que destaca a proposta do CVV para 2023.

Durante a ação, o público poderá contar com o atendimento de uma equipe de voluntários do CVV que irá tirar dúvidas, divulgar o serviço 188 – número nacional de prevenção do suicídio -, distribuir material educativo e captar pessoas que tenham interesse em participar de cursos para voluntários. O atendimento ao público acontecerá em frente ao Ceac, no Piso L1, na sexta e sábado, das 10h às 22h, e no domingo, das 14h às 20h.

SOBRE O CVV
Centro de Valorização da Vida atua na prevenção do suicídio e apoio emocional

O Centro de Valorização da Vida (CVV) é uma associação civil sem fins lucrativos, filantrópica, reconhecida como de Utilidade Pública Federal, que realiza apoio emocional e prevenção do suicídio, atendendo voluntária e gratuitamente todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo por telefone, e-mail e chat 24 horas todos os dias.

Em 2022, o CVV ofereceu 3.431.628 apoios emocionais em todo Brasil, somados os atendimentos por telefone, chat, e-mail, carta e presencial. O atendimento é realizado por voluntários treinados para oferecer apoio emocional, acolhimento e orientação a pessoas em situação de crise ou que necessitem de um espaço de escuta.

O CVV também desenvolve ações abertas à comunidade que estimulam o autoconhecimento e melhor convivência em grupo e consigo mesmo. Para saber mais sobre o CVV, acesse o site https://www.cvv.org.br/ ou ligue para 188 (24 horas e sem custo de ligação).

DADOS SOBRE O SUICÍDIO NO BRASIL

Com base nos dados de óbitos por suicídio assinalados no Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM) e no Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan), entre 2010 a 2019, o Brasil registrou 112.230 mortes por suicídio, com um aumento de 43% no número anual de mortes, de 9.454 em 2010, para 13.523 em 2019. As taxas de mortalidade do período apresentaram um aumento do risco de morte por suicídio em todo o Brasil, destacando-se o Sul e Centro-Oeste, com as maiores taxas de lesões autoprovocadas entre as regiões brasileiras.

A pesquisa mostra que os homens apresentaram um risco 3,8 vezes maior de morte por suicídio que mulheres. Entre o gênero masculino, a taxa de mortalidade por suicídio em 2019 foi de 10,7 por 100 mil, enquanto entre mulheres esse valor foi de 2,9. Comparando os anos de 2010 e 2019, verificou-se um aumento de 29% nas taxas de suicídios de mulheres, e 26% das taxas entre homens.

Jennifer Lopez, Gwyneth Paltrow e Salma Hayek dividiram com seus seguidores um raro momento de naturalidade ao publicarem fotos sem maquiagem em suas redes sociais. As três celebridades mostraram o rosto real, sem filtros ou retoques, e provaram que a beleza autêntica continua chamando atenção nas redes. Créditos: Instagram @jlo, @gwynethpaltrow e @salmahayek. Leia Mais

Por que as fotos de celebridades sem maquiagem ainda chamam tanta atenção

Crédito: Studio Karam Leia Mais

Hard Rock Cafe Curitiba é destaque no Prêmio Abrasel

https://www.freepik.com/free-photo/side-view-smiled-young-married-couple-celebrating-their-wedding-holding-hands-dancing_17296394.htm#fromView=search&page=1&position=1&uuid=05d53f79-cf96-4810-a969-51535e845536&query=casamento+festa Leia Mais

5 Tendências que Estão Transformando as Festas de Casamento

Imagens Freepik Leia Mais

Como um clube de vinhos pode transformar noites comuns em experiências gastronômicas memoráveis

Imagens Freepik Leia Mais

Como deixar seu escritório mais aconchegante com poucos ajustes

Continue Lendo
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Turismo

Turismo brasileiro nos EUA deve crescer em 2025, impulsionado por compras e serviços digitais

Publicado

em

Imprensa
Imprensa

Estima-se que cerca de 2,08 milhões de brasileiros viajem para os Estados Unidos até o final de 2025, segundo projeções recentes. O número representa um crescimento em relação a 2024, quando 1,91 milhão de turistas brasileiros visitaram o país, e a 2023, com 1,62 milhão.

Apesar do aumento no fluxo brasileiro, o turismo internacional para os Estados Unidos enfrenta uma desaceleração geral: entre janeiro e julho de 2025, o total de visitantes estrangeiros caiu 19,5% em comparação ao mesmo período de 2024, refletindo preocupações com o dólar e o custo das viagens.

Mesmo assim, o turista brasileiro continua a buscar os Estados Unidos como destino de compras e lazer, aproveitando a variedade de produtos e os preços competitivos, mesmo diante da alta do dólar e das incertezas econômicas. A preferência recai sobre eletrônicos, produtos de moda e beleza, suplementos alimentares e artigos para o lar, reforçando o papel das viagens internacionais como oportunidade de consumo estratégico.

Uma novidade que facilita ainda mais essa experiência é o serviço da Brazil Pays, que permite pagar compras diretamente do Brasil, via Pix ou cartão de crédito parcelado. Segundo Marina Alves, CEO e fundadora da empresa, “o cliente vê na hora o valor em reais, enquanto o lojista recebe em dólar, sem complicações”.

O sucesso nos Estados Unidos já motivou a expansão internacional da Brazil Pays, que iniciou operações em Portugal oferecendo o mesmo serviço à comunidade brasileira no país europeu. A iniciativa reforça o compromisso da empresa de tornar as compras internacionais mais simples, seguras e eficientes.

Mesmo com desafios do mercado, a Brazil Pays se destaca pelo diferencial no pagamento. “A facilidade no pagamento e os prazos são pontos importantíssimos para o brasileiro nos Estados Unidos”, garante Marina Alves.

 

Divulgação



Leia Mais

Maior Mickey iluminado da América Latina estreia no Natal dos Sonhos do Parque Capivari

Banco de imagens



Leia Mais

Rio de Janeiro brilha no Festuris com estande e ativações inovadoras

https://www.freepik.com/free-photo/entrepreneur-working-with-bills_5767022.htm#fromView=search&page=1&position=0&uuid=3cac328f-59c8-4dc6-ae02-b62054952146&query=tax+return



Leia Mais

Seu Primeiro Tax Return no UK? Evite Estes 5 Erros Cruciais

Envato Imagens



Leia Mais

Turismo do sono: nova tendência de bem-estar transforma experiência de viajar

https://www.pexels.com/pt-br/foto/horarios-de-voos-da-companhia-aerea-em-televisoes-de-tela-plana-1716825/



Leia Mais

Como economizar em uma viagem internacional sem abrir mão da segurança




Continue Lendo

Moda e Beleza

Com entrada gratuita, Salão de Moda Ceará 2025 reúne moda, negócios e networking no Centro de Eventos do Ceará

Publicado

em

Foto: Aquarela Divulgações / Salão de Moda Ceará 2025
Foto: Aquarela Divulgações / Salão de Moda Ceará 2025

Nos dias 31 de outubro e 1 de novembro, o Centro de Eventos do Ceará recebeu mais uma edição do Salão de Moda Ceará com entrada gratuita. O maior evento de moda, negócios e networking do estado trouxe como tema neste ano “Sustentabilidade em [r]evolução”. Durante o evento, o público conferiu mais de 10 palestras com temas, como: moda sustentável, sustentabilidade como centro dos negócios, como a vacinação promove sustentabilidade, entre outras temáticas.

O evento também proporcionou desfiles com grandes marcas parceiras, como: Centro Fashion, Hope, MK Moda, Glamour Tropical, entre outras. Além disso, contou com o Concurso anual New Faces, momento que os jurados escolhem o(a) modelo destaque do ano, visando quatro quesitos: passarela, produção, beleza e postura. A vencedora de 2025 foi a modelo Eduarda Bernardo, se destacando diante de dezenas de modelos. 

“Fico feliz pela oportunidade de realizarmos essa edição em um local tão grandioso e conhecido pelo o nosso estado, que é o Centro de Eventos do Ceará. Tivemos muitas marcas parceiras, patrocinadores, imprensa e influenciadores, que contribuíram para que mais essa edição fosse realizada com sucesso! Levar um tema tão importante também foi um diferencial neste ano, falar sobre sustentabilidade unindo a moda e os negócios foi de extrema importância”, comentou o diretor e idealizador do Salão de Moda Ceará, Gladson Edller.

Em parceria com a campanha Ceará Sem Fome, o Salão de Moda Ceará 2025 abraçou a solidariedade pedindo a doação de 1kg de alimento para cada participante do evento.

Patrocinadores

Entre os patrocinadores dessa edição, o evento conta com a Elo Sustentabilidade, Maciel Advocacia, Heliporto CJ1 Aviation, Hope, Centro Fashion, VMAIS Vacinas, Wert contabilidade e consultoria, Rama Vinhos & Perfumes, Supera (ginástica para o cérebro), Ceeds Cursos Técnicos, LU&CIA Arte Sustentável, VOOIR Viagens, Alares, ONLOG Giga Mall, Aslonem Bebidas, Nitro Ice, Cookie Pão, MK Moda, Casa do Futuro, Clione Cruz (Treinamentos Corporativos) e Rois Consultoria Empresarial Digital.

Apoio institucional

Entre os apoiadores nessa edição, o evento conta com Ministério da Cultura (Governo Federal), Ceará Sem Fome, Lei de Incentivo à Cultura, Governo do Estado do Ceará, Fiec, Sebrae, Prefeitura de Fortaleza, Sindieventos Ceará, Sindroupas, Sinditêxtil, Ceart, Universidade Federal do Ceará, Universidade de Fortaleza, Eletromidia, Urbmidia, Cagece e Botelho Genset.

Para melhores informações sobre o evento, é só seguir no instagram: @salaodemodacearaoficial

Divulgação



Leia Mais

De Uberlândia para o mundo: Bianca Ferreira eleva a micropigmentação à arte da naturalidade

<a href="https://br.freepik.com/fotos-gratis/mulher-bonita-com-mais-de-50-anos-gosta-de-ioga-ela-esta-meditando-colocando-as-palmas-das-maos-na-frente-dela-com-os-olhos-fechados-ela-sonha-Imagem de LipikStockMedia no Freepik



Leia Mais

Primavera pede atenção especial à pele madura

Foto: Divulgação



Leia Mais

“Não é o corpo que precisa de limpeza, e sim o olhar sobre ele”, Dra Priscilla Leitner comenta revelação de Gaby Amarantos

Descubra Mythos, o novo Body Splash da Gaída Beauty



Leia Mais

Descubra Mythos, o novo Body Splash da Gaída Beauty

Divulgação



Leia Mais

Dermacyd Neutralize leva o tema da intimidade com verdade para o SPFW 2025




Continue Lendo

Saúde

Novembro Prateado: saiba mais sobre o tema

Publicado

em

Freepik
Freepik

O médico pediatra Antonio Carlos Turner chama a atenção para a necessidade da sociedade proteger a saúde física e mental de crianças e adolescentes

 

O “Novembro Prateado – Direitos das Crianças e Adolescentes: somos todos iguais!” é uma campanha de conscientização que busca iluminar a urgência da proteção integral da população infantojuvenil no Brasil, conforme preconiza o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). A iniciativa tem o objetivo de mobilizar a sociedade, educadores, profissionais de saúde e a população em geral sobre a importância de zelar pelos direitos de crianças e adolescentes em todas as esferas de suas vidas. Os temas da campanha – trabalho infantil, desaparecimento, maus-tratos, violência sexual, alienação parental, estresse tóxico e a questão da vacinação – refletem um cenário de vulnerabilidades complexas e que exigem uma atuação multidisciplinar e contínua.

O médico pediatra Antonio Carlos Turner, diretor técnico da rede de clínicas Total Kids, chama a atenção para a importância do Novembro Prateado na garantia da saúde mental e física de crianças e adolescentes.

“A campanha nos convida a reconhecer que crianças e adolescentes são menores apenas em tamanho e idade, mas nunca em seus direitos, e que o respeito a esses direitos é a fundação para uma sociedade justa e desenvolvida. A conscientização sobre esses temas é o primeiro passo para a garantir segurança, qualidade de vida e saúde. O trabalho infantil, entre outras violências, compromete o desenvolvimento físico e mental, a frequência escolar e a trajetória futura dessas crianças e adolescentes”, diz o especialista.

A campanha Novembro Prateado destaca o papel do pediatra na denúncia de suspeita de maus-tratos ou qualquer outro tipo de violência.

“O médico tem a obrigatoriedade de notificar qualquer suspeita ou confirmação de maus-tratos, abuso ou agressão. Profissionais de saúde e educadores, em especial, têm o dever legal de acionar os órgãos de proteção”, observa Turner, diretor técnico da rede de clínicas Total Kids, que tem unidades em Bonsucesso, Olaria, ParkShopping Campo Grande e ParkShopping Jacarepaguá.

Outro tema sensível é o direito de crianças e adolescentes a vacinação, que se torna um grande problema diante de uma família antivacinas.

“A questão da vacinação é um direito fundamental à saúde. A recusa familiar em vacinar as crianças é um tema complexo que envolve debates éticos e legais, visto que o Estado e a sociedade têm o dever de garantir a imunização para proteger a criança individualmente e a saúde coletiva. O Novembro Prateado tem a função de reiterar que a defesa dos direitos da criança e do adolescente não é apenas responsabilidade do poder público, mas um dever de toda a sociedade, conforme previsto no artigo 227 da Constituição Federal. A conscientização sobre esses temas é o primeiro passo para a mudança”, conclui o médico pediatra Antonio Carlos Turner.

 

Antonio Carlos Turner

Médico pediatra e Coordenador da Rede de Clínicas Total Kids

CRM 52-46851-4

RQE 49635.

 

Ministério da Saúde envia Força Nacional do SUS ao Paraná após tornado



Leia Mais

Ministério da Saúde envia Força Nacional do SUS ao Paraná após tornado

Brasil reafirma compromisso de reduzir uso de amálgama com mercúrio



Leia Mais

Brasil reafirma compromisso de reduzir uso de amálgama com mercúrio

Divulgação



Leia Mais

Nasce a Grão Consultoria em Negócios na Saúde

Divulgação



Leia Mais

Nasce a Grão Consultoria em Negócios na Saúde

Médico brasileiro inova com terapia combinada que eleva em até 15% a eficácia dos tratamentos contra a obesidade



Leia Mais

Médico brasileiro inova com terapia combinada que eleva em até 15% a eficácia dos tratamentos contra a obesidade




Continue Lendo

Em Alta

Copyright 2018 - 2025 Gazeta24h. Rede de Sites Br. Todos os direitos reservados.