Home Cultura Casa de Gana abre programação com tradicional Cortejo Durbar pelas ruas do Pelourinho
Cultura

Casa de Gana abre programação com tradicional Cortejo Durbar pelas ruas do Pelourinho

Envie
Imagem Do Whatsapp De 2023 11 20 à(s) 19.36.38 10e4f2f7
Abena Abusia - Embaixadora de Gana - Foto Nathane Santana/ @nath4ne
Envie

Programação segue até dia 24 de novembro com artistas ganenses apresentando música, dança, culinária e produtos tradicionais do país da África Ocidental

A Casa de Gana (@casadegana) abriu sua programação em Salvador (BA), nesta segunda (20/11), Dia da Consciência Negra, com a apresentação do tradicional cortejo Durbar que levou muita música, alegria e colorido pelas ruas do Pelourinho.

Em ritmo de festa e reverenciando a ancestralidade, cerca de 30 artistas ganeses do grupo Shebre saudaram a Embaixadora de Gana, Abena Abusia, e o Chefe da Comunidade Fante, James Hagan. A programação segue até dia 24 de novembro (sexta), das 10h às 22h, na Rua Fei Vicente, nº 07 – Pelourinho, com visitação aberta e gratuita.

A Casa de Gana nasce com uma programação temporária, mas já tramita um projeto para instalação de um centro cultural fixo no Pelourinho. A ideia é fortalecer laços culturais, turísticos e comerciais entre o país africano e o Brasil, especialmente Salvador, cidade mais negra fora da África. A iniciativa é realizada pela Embaixada de Gana no Brasil, com apoio do Governo do Estado da Bahia e Prefeitura de Salvador. O evento acontece em parceria com o Festival Afrofuturismo, através do Vale do Dendê.

Durante a programação, o público poderá entrar em contato com músicas, danças, culinária, exposição de artes e produtos tradicionais da cultura ganesa. Do bolinho de acarajé que é servido com acompanhamentos diferentes, ao uso dos símbolos adinkras, as conexões estabelecidas promovem reconhecimento, respeito e entendimento sobre a história entre as duas nações.

Uma diversidade de produtos típicos do país da África Ocidental também estarão à venda. A beleza do tecido kente estará presente nas vestimentas e decoração da casa. Conhecido por suas cores, simbolismo e história, o kente é um tecido tradicional dos reis Ashanti, que formaram um dos maiores impérios residentes no continente africano.

Outro destaque será a exibição do filme “Long Wait from Hope”, que conta a história da comunidade “Tabom”, descendentes de africanos escravizados no Brasil que foram repatriados em Gana. O nome vem da expressão em português “Tá bom”. A comunidade ainda existe e preserva muitas habilidades aprendidas no Brasil.

No futuro, a ideia é que a Casa de Gana abrigue além de uma programação cultural, um restaurante e cursos sobre temas e fazeres ganenses. “A expectativa é que a casa também sirva como ponto de referência para os ganeses que viajam pelo Brasil, como um sentimento de orgulho e conexão com nossos antepassados”, destaca o designer e curador do projeto Luiz DeLaja.

SERVIÇO
Casa de Gana – Salvador Capital Afro
20 a 24 de novembro, das 10h às 22h
Pelourinho: Rua Frei Vicente / Ladeira São Miguel, 07
Gratuito
Mais informações em @casadegana

Realização: H.E. Embaixadora de Gana no Brasil, Abena P. Busia, Governo da República de Gana, Ministério do Turismo de Gana e Associação de Indústria de Gana;
Produtor Executivo, Desenvolvimento de Conceito: Luiz DeLaja (Ministry 4 Style);
Produtora Executiva: BlueJay Produções;
Direção Executiva: Yaw Nyinaku;
Apoio: Governo do Estado da Bahia, Prefeitura de Salvador, Secretaria de Turismo de Salvador
Parceria: Festival Afrofuturismo e Vale do Dendê

Fotos: Nathane Santana | @nath4ne

Inscreva-se para receber notícias sobre Cultura

Envie
Artigo relacionado