Richard Wang revela trajetória até chegar aos estúdios do compositor Hans Zimmer, o segundo compositor de trilha sonoras para filmes
mais premiado da história
O mundo da música contemporânea ganhou com a sonoridade de um talento em ascenção. Na indústria mais competitiva, a de Hollywood, o brasileiro Richard Wang tem conquistado seu espaço na criação de trilhas sonoras de uma ampla gama de mídias, desde filmes até jogos eletrônicos.
Como membro da equipe da Bleeding Fingers (Sony Music Publishing LLC), uma empresa de produção de trilhas sonoras duas vezes ganhadora do Emmy e indicada ao BAFTA, co-fundada pelo maior e mais influente compositor de cinema da atualidade, Hans Zimmer, o artista multifacetado tornou-se um dos cérebros por trás de algumas produções. Dentre elas a série “Prehistoric Planet” 2a temporada, “Planet Earth III“, que conta com Dan Smith da Bastille nos vocais, no single “Take Me Back Home” de Camila Cabello, para a série da BBC “Frozen Planet II“, além de compor para uma variedade de programas de TV aclamados.
Como essência da narrativa, sua música que contribuiu para elevar a emoção de cada cena, também esteve presente no curta-metragem “The Binding of Itzik”, em que assina como compositor. A obra foi indicada em diversos festivais e premiada na Alemanha, Estados Unidos, Canadá e Londres (Best Narrative Short Film” at Berlin Underground Film Festival 2020, “Grand Jury Prize” at Calgary International Film Festival 2021, “Winner” at San Francisco Jewish Film Festival 2021, “Special Jury Award” at Bend Film 2021, “Best Screenplay” Womxnchester International 2021, Official Selection and winner of “Audience Choice Award” at YoFiFest 2020 e Official Selection and “Jury Award Winner” at Women’s International Film Festival 2020).
“Compor, arranjar e produzir são parte integrante da minha vida. Escrevo músicas para filmes, jogos e todos os tipos de mídia. Apesar de ter conquistado muito profissionalmente, considero que minha maior realização até agora é trabalhar para o Bleeding Fingers, onde posso escrever inúmeras faixas para sua biblioteca chamada Extreme Music, que é a maior biblioteca de música do mundo”, destaca Wang.
Outra realização do músico pode ser conferida no videogame “Illum”, lançado pela Private Void Studio,em que assina como compositor principal. “Quando trabalhei no Illum foi interessante por que eu era o compositor principal e o idealizador do som do jogo. Em um trabalho em equipe, supervisionei o co-compositor, e juntos tentamos realizar a minha visão musical e o resultado foi excelente”, comemora Wang.
Na criação de arranjos para o EP Monologue da artista chinesa Dou Dou, o músico diz ter mergulhado no arranjo orquestral e, em consequência, a experiência o levou a outro estágio no arranjo para músicas pop. “É um processo muito diferente e a própria maneira de enxergar a orquestra nesse gênero é diferente”, destaca.
Como pianista, acompanhou também a artista Siberiana Polyna, na canção Deep Water em uma galeria em Los Angeles.
Do Brasil aos estúdios em Los Angeles
Richard Wang traz sua paixão pela música e sua habilidade excepcional desde criança. Aos cinco anos, começou formação musical com aulas de piano e violino, logo adicionando o violão e a guitarra elétrica ao seu repertório, aos 12 anos.
Desde então,se aprofundou na música tocando em várias bandas durante a adolescência e se apresentando em locais icônicos, incluindo o lendário Circo Voador no Rio de Janeiro.
Seu talento e dedicação o levaram a dar um passo importante em sua carreira ao se inscrever e ser aceito em uma prestigiada faculdade de música no Rio de Janeiro, a UNIRIO. Lá, estudou violão clássico com o renomado Nicolas de Souza Barros. Durante seu período de um ano e meio na faculdade, Richard não apenas aprimorou suas habilidades, mas também conquistou reconhecimento significativo.
Ganhando o primeiro prêmio em dois concursos de violão clássico, Richard demonstrou sua maestria musical. O primeiro, veio na competição regional do Rio de Janeiro, XIII Seleção de Novos Talentos AV Rio. Pouco depois, ele conquistou outro primeiro lugar na competição nacional Concurso Fred Schneiter, realizada na mesma cidade. O destaque desses prêmios foi sua apresentação no programa de TV nacional “Partituras”, transmitido em 2016 pela TV Brasil, EBC, como resultado de sua vitória no concurso AV Rio.
Além de sua habilidade no violão, Richard expandiu seus horizontes musicais ao colaborar em um projeto com o cineasta Sylvestre Campe. Ele contribuiu com composições para um episódio do documentário “Missão: Antártida”, exibido em um canal brasileiro de transmissão nacional, OFF.
Aos 19 anos, o jovem músico tomou uma decisão ousada: desejava se tornar um compositor. Essa escolha o levou a retornar ao piano como seu instrumento principal e a embarcar em uma jornada pela Europa. Morando em Viena, Áustria, e Munique, Alemanha, ele expandiu ainda mais seus horizontes musicais e colaborou com outro cineasta, Badri Skhirtladze.
Mas foi na renomada Berklee College of Music que sua jornada passou a ser marcada por uma série de realizações notáveis e encontros com alguns dos maiores nomes da indústria cinematográfica.
Dentre tantos reconhecimentos, o músico recebeu o Prêmio de Criatividade em Escrita Comercial pelo departamento CWP da Berklee, bem como a Bolsa Berklee Achievement. Sua jornada acadêmica culminou em uma formatura com as mais altas honras (Summa Cum Laude) em 2021.
No ano seguinte, em 2022, Wang foi escolhido, entre poucos, para organizar o concerto de formatura de sua turma, um feito que o destacou ainda mais. Ele não apenas organizou o evento, mas também regeu a peça “Harvey Two Face”, composta por James Newton Howard para o filme “O Cavaleiro das Trevas” (2008). Sua habilidade foi elogiada pelo próprio Howard, que destacou sua “ótima regência”.
Mas foi na Bleeding Fingers que Wang alçou novos vôos em sua carreira. “Eu cheguei na Bleeding Fingers através do chefe do departamento de Screen Scoring (Film Scoring na época) – da Berklee College of Music, o Sean McMahon. Ele me recomendou para trabalhar com a Kara Talve (compositora do Simpsons atualmente), mas por motivos pessoais na época, ela não pode me contratar. Apesar disso ela gostou muito do meu trabalho e alguns meses depois me recomendou ao compositor Anže Rozman (Beckham, Prehistoric Planet, etc.) que foi meu primeiro chefe na BF. Após alguns meses trabalhando para ele, a empresa (BF) gostou do meu trabalho e quis me colocar numa posição de mais destaque, que seria no time do Jacob Shea (Planet Earth II, III), já que essa posição não estava disponível no time do Anže. O Anže próprio defendeu que eu fosse para o time do Jacob como sinal de reconhecimento do meu trabalho”, conta Wang.
À medida que o mundo da música continua a evoluir, Richard Wang segue na vanguarda, liderando o caminho com sua visão única e talento incomparável, moldando seu caminho na indústria, demonstrando talento excepcional, com sua paixão pela música e pelo cinema.
“Para o futuro quero integrar o meu estudo de regência à minha prática de compositor, e expandir os meus trabalhos em ambas as áreas; ou seja, fazer parte de mais produções de relevância tanto como compositor quanto regente, seja na área de música para filme ou na música de concerto,” conclui.