Home Evento Carnaval já começou no Caju
Evento

Carnaval já começou no Caju

Envie
Foto: Divulgação
Envie

Projeto A Arte Gerando Renda desenvolve oficinas gratuitas para quem tem o sonho de trabalhar na folia de Momo

O carnaval já começou, pelo menos para 150 mulheres no Caju, alunas do projeto A Arte Gerando Renda, que tem como objetivo levar suas alunas para um novo nível de sucesso e independência financeira, através de cursos que visam inserí-las no mercado de trabalho.

Até dezembro o projeto capacitará mais de 300 alunas para trabalharem no carnaval. Os cursos gratuitos de fantasias e adereços, maquiagem artística, artesanato, maquiagem social, decoração de unhas e tranças e turbantes acontecem este ano no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) XV de Maio, no Caju, mas já passaram por 9 comunidades e desde 2014 já formaram mais de 6.000 pessoas, sendo 98% mulheres.

Foram as alunas do projeto as responsáveis por maquiar grandes escolas de samba como Mangueira, Beija-Flor e a campeã Imperatriz Leopoldinense, no carnaval 2023, o que lhes proporcionou experiência e networking. Rosângela Pereira, professora de maquiagem artística foi aluna da primeira turma do projeto e atualmente é um dos grandes nomes da maquiagem artística no carnaval carioca. Liderando uma equipe com 60 profissionais, muitas delas alunas do projeto, ela conquista sonhos e gera empregos para quem, assim como ela, sonha com um futuro melhor.

“O impulso para seguir essa nova carreira foi inspirado por minha paixão pela arte da maquiagem. Conheci o curso através de uma amiga e após concluir o curso de maquiagem artística pude construir uma base sólida de habilidades. Hoje lidero uma equipe com mais ou menos 60 maquiadores. Atualmente sou professora do projeto que me formou e os alunos que se destacam passam a fazer parte da equipe”, explicou Rosângela

Outra oportunidade de emprego para as alunas do projeto, é a parceria entre o A Arte Gerando Renda e camarotes da Sapucaí, que além das maquiadoras, abre espaço para as profissionais do artesanato e fantasias e adereços, customizando os abadás dos clientes. Outro caso de sucesso é Gisele Lyra, a estudante de História que procurou o curso de fantasias e adereços por indicação médica, e acabou descobrindo uma nova profissão: “trabalhei em um camarote super VIP este ano e atualmente estou contratada de uma grande escola de samba de Niterói. Descobri uma nova paixão e mudei totalmente de vida após fazer o curso do A Arte Gerando Renda. Vivo muito menos estressada e mais feliz trabalhando com arte”, comenta Gisele.

O projeto está com inscrições abertas. Para se matricular basta ter mais de 15 anos e ir até o CRAS XV de Maio com xerox da identidade e CPF. Todos os cursos são gratuitos e incluem uniforme e material.

O projeto A Arte Gerando Renda tem o patrocínio da Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro, Secretaria Municipal de Cultura, Rio Brasil Terminal, AgeRio e Kasznar Leonardos, por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura – Lei do ISS.

Serviço
Projeto A Arte Gerando Renda capacita mulheres para trabalhar no carnaval carioca
Local: CRAS XV de Maio
Endereço: Rua General Sampaio 74, Caju

O projeto A ARTE GERANDO RENDA desenvolve atividades que ajudam a alcançar as seguintes metas dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU: 1, 4, 5, 8, 10, 16.

Envie
Artigo relacionado
Evento

Do Campo à Cidade: Livro com histórias inspiradoras de Produtores Rurais tem noite de autógrafos em São Paulo

Com prefácio assinado por Augusto Cury e a presença confirmada do ex-Ministro...

Evento

5 Motivos para expor sua marca na FebraTêxtil

São Paulo – A FebraTêxtil, a principal feira de insumos e soluções...

Evento

Sticle apresenta inovações na FebraTêxtil 2025

São Paulo – A Sticle, empresa com mais de 80 anos de...

Evento

Maior feira têxtil das Américas consegue gerir 71% dos resíduos

São Paulo — A Febratex 2024, a maior feira de máquinas, equipamentos...