Home Evento Carnaval já começou no Caju
Evento

Carnaval já começou no Caju

Envie
Carnaval já começou no Caju
Foto: Divulgação
Envie

Projeto A Arte Gerando Renda desenvolve oficinas gratuitas para quem tem o sonho de trabalhar na folia de Momo

O carnaval já começou, pelo menos para 150 mulheres no Caju, alunas do projeto A Arte Gerando Renda, que tem como objetivo levar suas alunas para um novo nível de sucesso e independência financeira, através de cursos que visam inserí-las no mercado de trabalho.

Até dezembro o projeto capacitará mais de 300 alunas para trabalharem no carnaval. Os cursos gratuitos de fantasias e adereços, maquiagem artística, artesanato, maquiagem social, decoração de unhas e tranças e turbantes acontecem este ano no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) XV de Maio, no Caju, mas já passaram por 9 comunidades e desde 2014 já formaram mais de 6.000 pessoas, sendo 98% mulheres.

Foram as alunas do projeto as responsáveis por maquiar grandes escolas de samba como Mangueira, Beija-Flor e a campeã Imperatriz Leopoldinense, no carnaval 2023, o que lhes proporcionou experiência e networking. Rosângela Pereira, professora de maquiagem artística foi aluna da primeira turma do projeto e atualmente é um dos grandes nomes da maquiagem artística no carnaval carioca. Liderando uma equipe com 60 profissionais, muitas delas alunas do projeto, ela conquista sonhos e gera empregos para quem, assim como ela, sonha com um futuro melhor.

“O impulso para seguir essa nova carreira foi inspirado por minha paixão pela arte da maquiagem. Conheci o curso através de uma amiga e após concluir o curso de maquiagem artística pude construir uma base sólida de habilidades. Hoje lidero uma equipe com mais ou menos 60 maquiadores. Atualmente sou professora do projeto que me formou e os alunos que se destacam passam a fazer parte da equipe”, explicou Rosângela

Outra oportunidade de emprego para as alunas do projeto, é a parceria entre o A Arte Gerando Renda e camarotes da Sapucaí, que além das maquiadoras, abre espaço para as profissionais do artesanato e fantasias e adereços, customizando os abadás dos clientes. Outro caso de sucesso é Gisele Lyra, a estudante de História que procurou o curso de fantasias e adereços por indicação médica, e acabou descobrindo uma nova profissão: “trabalhei em um camarote super VIP este ano e atualmente estou contratada de uma grande escola de samba de Niterói. Descobri uma nova paixão e mudei totalmente de vida após fazer o curso do A Arte Gerando Renda. Vivo muito menos estressada e mais feliz trabalhando com arte”, comenta Gisele.

O projeto está com inscrições abertas. Para se matricular basta ter mais de 15 anos e ir até o CRAS XV de Maio com xerox da identidade e CPF. Todos os cursos são gratuitos e incluem uniforme e material.

O projeto A Arte Gerando Renda tem o patrocínio da Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro, Secretaria Municipal de Cultura, Rio Brasil Terminal, AgeRio e Kasznar Leonardos, por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura – Lei do ISS.

Serviço
Projeto A Arte Gerando Renda capacita mulheres para trabalhar no carnaval carioca
Local: CRAS XV de Maio
Endereço: Rua General Sampaio 74, Caju

O projeto A ARTE GERANDO RENDA desenvolve atividades que ajudam a alcançar as seguintes metas dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU: 1, 4, 5, 8, 10, 16.

Envie
Artigo relacionado
Foto: @bob_paulino
Evento

Indicados ao Prêmio eSports Brasil 2025 serão revelados em live oficial nesta quinta-feira (11), a partir das 19h

Tradicional Live dos Indicados será apresentada por Nivy Estephan, Camilota e Mariana...

Divulgação
Evento

Jaqueline Chaves conquista reconhecimento em premiação no Hard Rock Café New York

Celebração histórica reuniu personalidades “made in Brazil” no palco do “Notable Brazilian...

Divulgação
Evento

IPAGODE apresentam “Pagodelas” com as atrações nacionais Mannda Lym e Raquel Moreira”

Mannda Lym e Raquel Moreira comandam o Pagodelas, neste sábado (13), no...