Carnaval de Rua do Rio começa oficialmente nesta sexta (13) com megaoperação de infraestrutura, sustentabilidade e proteção urbana

Carnaval de Rua do Rio começa oficialmente nesta sexta (13) com megaoperação de infraestrutura, sustentabilidade e proteção urbana

Fernanda Leite
4 min de leitura 113

Dream Factory coordena maior operação logística da festa com foco em experiência do público

O Carnaval de Rua do Rio de Janeiro entra oficialmente em clima de festa nesta sexta-feira (13), marcando o início da programação intensa que vai tomar conta da cidade ao longo dos próximos dias. Com uma das maiores operações logísticas do país, a Riotur e a Dream Factory prepararam a cidade para receber milhões de foliões, com foco em infraestrutura, organização dos serviços, sustentabilidade e preservação do espaço urbano.

A expectativa da Riotur é que cerca de 6 milhões de pessoas participem do Carnaval de Rua 2026, entre moradores e turistas. A indicação é que o impacto de toda a agenda de Carnaval seja superior a R$ 5,7 bilhões na economia da cidade.

Banheiros e infraestrutura de apoio

O Carnaval de Rua do Rio de Janeiro 2026 conta com uma operação sanitária planejada para garantir higiene, acessibilidade e cuidado com o espaço urbano. Conforme previsto no Caderno de Encargos da Prefeitura do Rio e da Riotur, executado pela Dream Factory, a festa disponibilizará 34 mil posições de banheiro, entre banheiros químicos, contêineres e mictórios, distribuídos estrategicamente pelos circuitos oficiais. A estrutura foi pensada para otimizar recursos, reduzir impactos ambientais e organizar o uso do espaço público, combinando soluções móveis e fixas que permitem melhor gestão do fluxo de pessoas ao longo da programação. Serão também instaladas posições acessíveis, garantindo inclusão de pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida.

Resíduos e sustentabilidade

O Carnaval de Rua do Rio de Janeiro mantém, em 2026, a coleta seletiva de resíduos sólidos, com a expectativa de superar as 82,7 toneladas de materiais recicláveis recolhidos em 2025 e atingir a meta de 100 toneladas de resíduos coletados ao longo do pré-Carnaval, Carnaval e pós-Carnaval. A operação é capitaneada pela Dream Factory e envolve a atuação em 100 blocos do calendário oficial, além de 24 pontos de venda (PDVs) nas áreas de maior movimento, com trabalho de triagem antes, durante e após os desfiles, garantindo que as vias estejam liberadas para a Comlurb, responsável pela limpeza urbana. Todo o material recolhido é encaminhado para 35 cooperativas de catadores, dentro de uma operação realizada com apoio de fornecedores especializados em economia circular e que mobiliza cerca de 120 profissionais, com uso de EPIs, big bags, carrinhos de apoio, caminhões e veículos de suporte, reforçando o compromisso do evento com práticas socioambientais e geração de renda no setor de reciclagem.

Cercamento e proteção de áreas sensíveis – Quem samba cuida

Outro destaque da operação é o plano de cercamento urbano, definido pela Riotur e executado pela Dream Factory, com a utilização de gradeamentos altos, em metal aramado, para os prédios históricos e monumentos e telas de proteção para canteiros e vegetação.

O cercamento contempla locais como orlas de São Conrado, Ipanema e Leblon, a Avenida Presidente Antônio Carlos, a Praça Santos Dumont, na Gávea, Rua General Glicério, em Laranjeiras, ruas internas de Botafogo, e algumas praças da Ilha do Governador.

A campanha Quem Samba Cuida é voltada à conscientização dos foliões sobre a importância da preservação dos bens culturais tombados em nível federal durante a festa. A iniciativa é desenvolvida em parceria pelo Iphan, Riotur e Dream Factory, empresa vencedora do Caderno de Encargos da Riotur e responsável pela operação logística da festa popular mais emblemática do país junto à Prefeitura.

Mobilidade e serviços ao folião

A Dream Factory também fornece suporte essencial à CET-Rio, com 2.500 diárias de controladores de tráfego, além de cones, faixas, galhardetes, grades e painéis de LED para orientação do trânsito.

Para facilitar o acesso à programação, os foliões podem utilizar o aplicativo oficial Blocos do Rio, desenvolvido pela Dream Factory e com gestão editorial da Riotur, que reúne programação oficial dos blocos, filtros por data, horário, região e tipo de bloco, mapa com localização e estações de metrô, agenda personalizada e compartilhável, além de telefones úteis e serviços da cidade.

A programação completa também pode ser conferida no site oficial www.carnavalderua.rio, garantindo que todos os foliões saibam onde e quando a folia vai rolar.

O que você achou?

Amei 35
Kkkk 27
Triste 15
Raiva 2
↓ LEIA A PRÓXIMA MATÉRIA ABAIXO ↓

Espere! Não perca isso...

Antes de ir, veja o que acabou de acontecer na Bahia:

Não, obrigado. Prefiro ficar desinformado.