A arte urbana e o grafite têm o poder de transformar e dar mais vida para as cidades. E o Espaço Cultural Paulo Mott e a Praça Dr. Diógenes Ribeiro da Lima, no centro de Caraguatatuba (SP), estão prestes a ganhar do projeto Cidade Viva um grande mural feito pelo artista Diego DGOH. A iniciativa é idealizada e executada pela Numen Produtora, com o patrocínio da EDP, distribuidora de energia elétrica do Alto Tietê, Vale do Paraíba e Litoral Norte de São Paulo.
A obra está sendo criada até o dia 18 de agosto e tem a proposta de contribuir para a revitalização desse importante espaço público e de convivência entre os moradores da cidade. A inauguração do mural acontece no dia 19 de agosto, 15h, em um evento que conta com DJ, música e microfone aberto para todos que quiserem se manifestar sobre a iniciativa.
Além da pintura, o projeto Cidade Viva prevê um bate-papo, no qual Diego fala mais um pouco sobre o projeto, traça um panorama da história das artes urbanas e conta sobre sua trajetória artística. O encontro acontece no dia 9 de agosto, às 14h, na FUNDAC – Auditório Maristela de Oliveira.
O projeto de impacto visual é inspirado no muralismo, uma das técnicas mais antigas na história da arte, que tem se transformado muito ao longo do tempo – da arte rupestre à arte urbana. No século 20, no México, o muralismo foi encabeçado por artistas como Diego Rivera, que passaram a pintar muros como uma forma de expressar os sentimentos e os anseios de uma população sufocada pela ditadura porfirista e que era excluída dos elitizados salões e galerias de arte.
Assim como esse importante movimento, o projeto Cidade Viva tem a proposta de humanizar os espaços públicos, estabelecendo uma relação afetiva entre pessoas e lugares, ao mesmo tempo em que transforma positivamente a paisagem urbana e a estética das cidades.
Entre os principais objetivos da iniciativa estão estimular a circulação de pessoas nos espaços-alvo; gerar engajamento afetivo da população local; fomentar a participação dos moradores locais; levar mais cultura para o dia a dia da população; e fomentar as intervenções artísticas urbanas no Brasil como área estratégica na Economia Criativa.
A intervenção artística em Caraguatatuba é uma ação do projeto cultural Cidade Viva, idealizado e produzido pela Numen Produtora, no qual conta com o patrocínio da EDP, distribuidora de energia elétrica do Alto Tietê, Vale do Paraíba e Litoral Norte de São Paulo, e apoios do Grupo Tekno, PLP Brasil, Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (FUNDACC) e Prefeitura de Caraguatatuba. A iniciativa é realizada pelo Programa de Ação Cultural do Estado de São Paulo (ProAC).
Sobre a Numen Produtora
A Numen Produtora foi criada em 2016, na cidade de Campinas/SP. Trata-se de uma produtora cultural especializada em projetos de artes visuais elaborados para impactar a vida de pessoas e comunidades por todo o Brasil. Seus projetos são viabilizados pelo ProAC/ICMS (Programa De Ação Cultural da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo) e pela Lei de Incentivo à Cultura (“Lei Rouanet”) e são adaptados para demandas sociais próprias à realidade brasileira.
Todos os projetos culturais da Numen Produtora estão alinhados aos 17 ODS (objetivos de desenvolvimento social da ONU). As principais temáticas abordadas nos projetos são sustentabilidade, capacitação profissional, ocupação do espaço público e empoderamento feminino, utilizando a cultura como ferramenta para desenvolver ambientes transformadores.
Sobre a EDP no Brasil
Presente em 29 mercados, o Grupo EDP está no Brasil há mais de 27 anos com R$ 41 bilhões em ativos no país, caracterizando esta como a segunda maior operação do grupo no mundo. A companhia conta com mais de 12 mil colaboradores diretos e terceirizados no Brasil e atua nos segmentos de geração, distribuição, transmissão e comercialização de energia, além do desenvolvimento, construção e manutenção de ativos eólicos e solares. A empresa oferece soluções de energia voltadas ao mercado B2B, por meio da geração solar centralizada e distribuída, e da comercialização de energia no mercado livre. Pioneira, a EDP foi a primeira empresa a produzir hidrogênio verde na América Latina. Em 2023, foi eleita pelo quarto ano consecutivo a empresa mais inovadora do setor elétrico pelo ranking Valor Inovação, do jornal Valor Econômico, e é referência em ESG, ocupando, em 2021 e 2022, o primeiro lugar do Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) da B3, no qual permaneceu por 17 anos.
SERVIÇO
Projeto Cidade Viva em Caraguatatuba
Bate-papo com Diego DGOH
Quando: 9 de agosto (quarta-feira), às 14h
Onde: FUNDAC – Auditório Maristela de Oliveira – Rua Santa Cruz, 396, Centro, Caraguatatuba
Criação do Mural
Quando: 1º a 18 de agosto
Onde: Espaço Cultural Paulo Mott e Praça Dr. Diógenes Ribeiro de Lima – Praça Dr. Diógenes Ribeiro de Lima, 140, Centro, Caraguatatuba
Inauguração do Mural
Quando: 19 de agosto (sábado), das 15h às 17h
Onde: Praça Dr. Diógenes Ribeiro de Lima, 140, Centro, Caraguatatuba