Home Notícias Brasília Capital de Goiás, Goiânia é um grande tesouro arquitetônico a céu aberto
Brasília

Capital de Goiás, Goiânia é um grande tesouro arquitetônico a céu aberto

Envie
Paisagem urbana de Goiânia, Brasil. Panorama paisagístico da cidade do centro-oeste brasileiro.
Crédito: Cristian Lourenço/iStock
Envie

Diversos estilos podem ser apreciados, dos mais clássicos aos mais modernos, nesta que é uma cidade planejada

A cerca de 210 km da capital do Brasil, Goiânia está localizada no coração do Planalto Central. A cidade, que recém completou 90 anos, é a capital do estado de Goiás e se estabeleceu em pleno cerrado brasileiro. A cidade foi planejada durante o governo Vargas e sofreu grande influência das correntes modernas da arquitetura da época.

 

O início do sonho de explorar o Centro-Oeste

 

O projeto da cidade começou em 1933 e foi concebido por Attilio Corrêa Lima, primeiro urbanista brasileiro formado em Paris. A cidade é conhecida por ser muito arborizada e ter muitos parques: são mais de 32 parques e bosques, sendo os mais famosos o parque da Vaca Brava, do Areião, Flamboyant e Bosque dos Buritis. 

 

Art Dèco foi o primeiro grande marco arquitetônico

 

O Lago das Rosas, mais antigo da cidade, teve em sua arquitetura grande influência do art dèco, estilo este que inspirou muitos dos primeiros prédios da cidade. A estação ferroviária da cidade e o coreto da Praça Cívica são exemplos notórios da influência do estilo na cidade. A estação é, inclusive, tombada como patrimônio do estado de Goiás.

 

Outros edifícios históricos do centro da cidade também esbanjam art dèco. São eles o Grande Hotel, Lyceu de Goiânia, Teatro Goiânia e Palácio das Esmeraldas, sede do governo do estado, todos construídos entre as décadas de 30 e 50. Contudo, o modernismo se faz muito presente na cidade com suas linhas mais retas, tornando a cidade um dos primeiros polos do movimento no estado.

 

Crescimento da cidade traz modernidade

 

Foi devido a um boom populacional, promovido pelo chegada de estradas e ferrovias, universidades, redes telefônicas, entre outros, que quadruplicou a população da cidade em menos de 15 anos, que o furor modernista se estabeleceu, se aproveitando de um quadro de muito entusiasmo e crescimento.

 

Arquitetos renomados também deixam suas marcas

 

Bairros inteiros tornaram-se símbolo do movimento, caso do Setor Oeste. Formas geométricas, uso inovador de materiais e diálogo com a natureza marcam o estilo. Mais adiante, arquitetos famosos também deixaram suas marcas. É o caso da agência do Banco Santander, desenhada por Ruy Ohtake, e do Centro Cultural Oscar Niemeyer, projetado pelo arquiteto e depois batizado com seu nome em forma de homenagem.

 

O cuidado com o paisagismo da cidade e o fato de ter sido uma cidade planejada nos mínimos detalhes, o que inclui a mobilidade urbana – algo que pode ser facilmente percebido pelas largas avenidas e pelo sistema viário pensado de forma acurada -, tornam a cidade um marco da arquitetura e do urbanismo. E, para conferir de perto, adquirir passagens de ônibus para Goiânia é uma maneira acessível de conhecer esta bela cidade.

Envie
Artigo relacionado
02185
Brasília

Conferência nacional de cultura reúne em Brasília influenciadores do segmento

Está acontecendo no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília (DF), a...

Cuidado contra dengue deve ser redobrado durante a trégua da seca
Brasília

Cuidado contra dengue deve ser redobrado durante a trégua da seca

Em um agosto atípico, a população do Distrito Federal tem encarado dias...