Home Estilo de vida Pets Cães na melhor idade. Sim, envelhecimento saudável é possível
Pets

Cães na melhor idade. Sim, envelhecimento saudável é possível

Envie
Cães na melhor idade. Sim, envelhecimento saudável é possível
Foto Divulgação
Envie

Os cachorros estão entrando cada vez mais em idade avançada, e para os tutores isso significa atenção redobrada aos cuidados específicos que um animal idoso necessita. Este tema é abordado no mais recente episódio do Biolab Cast Conectados: “Longevidade, cães idosos e uma população vivendo cada vez mais”. A conversa conta com a participação da médica veterinária, mestre e doutora em nutrição animal e gerente técnica da Avert Saúde Animal, Dra. Wandréa de Souza Mendes. O programa, apresentado pelo médico psiquiatra Dr. Luiz Dieckmann e pela neurologista Dra. Paula Dieckmann, é uma iniciativa da Biolab Farmacêutica, com apoio da Avert® Biolab Saúde Animal, sua divisão de saúde animal.

 

A Dra. Wandréa destaca que a nutrição adequada é essencial para os cães viverem mais, pois contribui para a prevenção de doenças e a garantia do bem-estar físico e mental. “À medida que os cães envelhecem, tornam-se mais suscetíveis a problemas articulares, digestivos e cognitivos. A alimentação certa indiscutivelmente ajuda a prevenir muitos problemas”, explica. Ela sugere rações desenvolvidas especificamente para cães idosos, formuladas para atender às necessidades nutricionais dessa fase da vida.

 

“A relação entre o pet e o tutor intensifica-se ainda mais à medida que o cão envelhece”, afirma a Dra. Paula, ressaltando a importância de buscar suporte para lidar com o processo de envelhecimento. Ela também aborda os aspectos emocionais dessa fase, tanto para os cães quanto para seus tutores. “O envelhecimento traz mudanças comportamentais desafiadoras, especialmente quando os tutores enfrentam a perda de vitalidade dos seus pets”, destaca.

 

Além disso, a Dra. Wandréa enfatiza a necessidade de adaptar o ambiente doméstico para proporcionar conforto e segurança ao animal, promovendo sua qualidade de vida. “Devemos estar atentos às necessidades físicas e psicológicas dos cães, criando um ambiente tranquilo e confortável”, ressalta. Ela também reforça a importância de idas regulares ao veterinário para acompanhar a saúde do pet. Esses cuidados preventivos, aliados a exercícios moderados e estímulos cognitivos, são fundamentais para garantir que os cães idosos tenham uma vida ativa e feliz por mais tempo.

 

Para saber mais, ouça o podcast na íntegra. Acesse: https://www.youtube.com/watch?v=-Tv8LNZc8Rg&t=1s

 

 

 

Envie
Artigo relacionado
Pets

Niterói realiza Feira de Adoção Pet

No próximo dia 30 de agosto (sábado), o Shopping Multicenter Itaipu, na...

Crédito:kobkik/iStock
Pets

Coceira intensa em pets: 4 cuidados que fazem diferença

Coçar de vez em quando é normal, mas, quando o pet não...

Foto / Divulgação
Pets

Cavalo Inquestionável leva Monte Sião Haras à liderança no maior campeonato de vaquejada do Brasil

Com genética apurada, desempenho técnico e um manejo de excelência, o cavalo...

Divulgação Instagram
Pets

Luto e carinho: Sophia Abrahão e Sérgio Malheiros falam sobre a despedida da cachorrinha Lady

Psicóloga especialista em luto, Natália Aguilar explica por que a perda de...