Home Entretenimento Cinema “Brazyl – Uma Ópera Tragicrônica”, de José Walter Lima, tem pré-estreia hoje segunda-feira, dia 11 de novembro, na Sala 3 do Cine System Frei Caneca
Cinema

“Brazyl – Uma Ópera Tragicrônica”, de José Walter Lima, tem pré-estreia hoje segunda-feira, dia 11 de novembro, na Sala 3 do Cine System Frei Caneca

Envie
“Brazyl – Uma Ópera Tragicrônica”, de José Walter Lima, tem pré-estreia hoje segunda-feira, dia 11 de novembro, na Sala 3 do Cine System Frei Caneca
Rodrigo Chagas
Envie

O filme ‘Brazyl – Uma Ópera Tragicrônica’, dirigido pelo cineasta baiano José Walter Lima, estreia no circuito nacional em 14 de novembro e nesta segunda, dia 11, às 19h, com a presença do diretor, elenco e equipe técnica será realizada a pré-estreia com receptivo e exibição do filme para convidados, no CineSystem Frei Caneca, em São Paulo.

Baseado no texto “Brazyl: Poema Anarco-tropicalista”, montado em 2019 no Teatro Oficina, o longa de 96 minutos funde cinema e teatro em uma “obra épica, visceral e sarcástica”, nas palavras do diretor. “Brazyl” aborda, com humor crítico e intensidade, as camadas sociais e políticas do Brasil contemporâneo, revisitando eventos históricos marcantes e expondo contradições profundas que moldaram a nação.

Descrito como um “manifesto cinematográfico que desafia a complacência”, o filme revisita a estética provocadora de Glauber Rocha, misturando elementos antropofágicos com uma linguagem audaciosa. Segundo o diretor, “é um golpe direto na consciência”, uma obra que mescla teatro, música e arte visual para criar uma experiência reflexiva e crítica da história brasileira recente.

A narrativa, ficcional mas inspirada em eventos reais, explora episódios como o golpe de 1964 e o processo de redemocratização, destacando tensões que atravessam a sociedade. Segundo José Walter Lima, o filme “é um épico delirante sobre o Brasil contemporâneo, o zeitgeist – o espírito de uma época e suas raízes históricas encharcadas de Coca-Cola e hipocrisias”.

“Brazil – Uma Ópera Tragicrônica” se configura como uma sátira social e política, usando uma estética marcante e uma narrativa provocadora. A obra reflete a coexistência de riqueza e caos, poder e miséria, e denuncia a corrupção e injustiça social.

José Walter Lima considera ainda que o longa é uma “jogralesca política”, misturando linguagem teatral e cinematográfica para descontruir e reconstruir a realidade brasileira. Formado na Escola de Belas Artes da UFBA e com ampla experiência no cinema e artes plásticas, Lima vê em “Brazyl” uma possibilidade de dialogar com as angústias e contradições do país.

A Distribuidora Abará Filmes é a responsável pela distribuição do filme dentro do projeto Distribuição de Longas Bahia, contemplado em Edital da Lei Paulo Gustavo – Bahia e com apoio do Governo do Estado da Bahia, através da Secretaria de Cultura via Lei Paulo Gustavo, direcionada pelo Ministério da Cultura e Governo Federal

SINOPSE

BRAZYL, UMA ÓPERA TRAGICRÔNICA mescla a linguagem teatral com a cinematográfica numa jogralesca política refletida de uma parte da realidade social e política do país. Refaz e pontua episódios importantes desde da década de 1930 até os dias atuais, num caminho que passa pela interrupção da democracia em 1964 e o processo de redemocratização. “Brazyl” é uma narrativa ficcional inspirada em fatos reais, através de um manifesto épico delirante sobre o Brasil contemporâneo, o zeitgeist de uma época e suas raízes históricas. É uma leitura fragmentada da antropofagia de Oswald de Andrade. Um texto composto de um discurso amoroso sobre uma nação espoliada pela classe dominante e pelo capital internacional.

       FICHA TÉCNICA

Produção: VPC CINEMAVÍDEO

Roteiro e Direção: José Walter Lima

Co-roteirista: Júlio Góes

Elenco: Clara Paixão, Clovys Torres, Lucas Valadares, Rosana Judkowitch, Vanessa Carvalho e Wagner Vaz

Produção executiva: Sidney Werdesheim

Diretora de produção: Márcia Costa

Assistente de produção: Kelly Debs e Daniela Floquet

Assistente de Direção: Lucas Valadares

Preparação corporal: Bruna Longo

Figurino e Adereços: Roberto Mafra

Cenografia: José Walter Lima

Trilha sonora: Rafa Munhoz

Operação de luz, som e projeção: Gerson Silva (Marmita)

Diretor de Fotografia: Rodrigo Chagas

Câmera: Luan Ferraz

Maquinaria e Luz: João Albuquerque Oliveira

Som: Ana Luiza Penna

Assistente som: Juan Penna Dantas

Co-produção: Abará Filmes, Loukos por Cultura e ONG Banda do Fuxico.

Montagem: Bau Carvalho

Edição de Som: Eduardo Ayrosa

Finalização de imagem: Marcelo Rodriguez

  1. Tempo de filme

1 HORA E 26 MINUTOS

  1. País de origem

BRASIL

  1. País de filmagem

BRASIL

Serviço:

Pré-estreia do filme “Brazyl – Uma Ópera Tragicrônica”, de José Walter Lima

Shopping Frei Caneca – R. Frei Caneca, 569 – Consolação, São Paulo

CineSystem – Sala 3

Grátis

Capacidade – 150 lugares

Envie
Artigo relacionado
Cinema

‘Curta na Praça’: Belford Roxo recebe festival de cinema com exibição gratuita de 16 filmes

Famílias de plantão da cidade de Belford Roxo já podem se programar...

Créditos: Ale Karmirian
Cinema

Websérie “Desnorteadas” está de volta ao YouTube após sucesso no streaming e festivais

Após conquistar espaço em plataformas de streaming e receber prêmios e indicações...

Foto: Divulgação
Cinema

Anna Dalmei sua estreia como co-diretora no longa-metragem “Horrorscope”

A atriz, roteirista e agora também diretora Anna Dalmei vive um novo...