Home Entretenimento Cinema “Brazyl – Uma Ópera Tragicrônica”, de José Walter Lima, tem pré-estreia hoje segunda-feira, dia 11 de novembro, na Sala 3 do Cine System Frei Caneca
Cinema

“Brazyl – Uma Ópera Tragicrônica”, de José Walter Lima, tem pré-estreia hoje segunda-feira, dia 11 de novembro, na Sala 3 do Cine System Frei Caneca

Envie
“Brazyl – Uma Ópera Tragicrônica”, de José Walter Lima, tem pré-estreia hoje segunda-feira, dia 11 de novembro, na Sala 3 do Cine System Frei Caneca
Rodrigo Chagas
Envie

O filme ‘Brazyl – Uma Ópera Tragicrônica’, dirigido pelo cineasta baiano José Walter Lima, estreia no circuito nacional em 14 de novembro e nesta segunda, dia 11, às 19h, com a presença do diretor, elenco e equipe técnica será realizada a pré-estreia com receptivo e exibição do filme para convidados, no CineSystem Frei Caneca, em São Paulo.

Baseado no texto “Brazyl: Poema Anarco-tropicalista”, montado em 2019 no Teatro Oficina, o longa de 96 minutos funde cinema e teatro em uma “obra épica, visceral e sarcástica”, nas palavras do diretor. “Brazyl” aborda, com humor crítico e intensidade, as camadas sociais e políticas do Brasil contemporâneo, revisitando eventos históricos marcantes e expondo contradições profundas que moldaram a nação.

Descrito como um “manifesto cinematográfico que desafia a complacência”, o filme revisita a estética provocadora de Glauber Rocha, misturando elementos antropofágicos com uma linguagem audaciosa. Segundo o diretor, “é um golpe direto na consciência”, uma obra que mescla teatro, música e arte visual para criar uma experiência reflexiva e crítica da história brasileira recente.

A narrativa, ficcional mas inspirada em eventos reais, explora episódios como o golpe de 1964 e o processo de redemocratização, destacando tensões que atravessam a sociedade. Segundo José Walter Lima, o filme “é um épico delirante sobre o Brasil contemporâneo, o zeitgeist – o espírito de uma época e suas raízes históricas encharcadas de Coca-Cola e hipocrisias”.

“Brazil – Uma Ópera Tragicrônica” se configura como uma sátira social e política, usando uma estética marcante e uma narrativa provocadora. A obra reflete a coexistência de riqueza e caos, poder e miséria, e denuncia a corrupção e injustiça social.

José Walter Lima considera ainda que o longa é uma “jogralesca política”, misturando linguagem teatral e cinematográfica para descontruir e reconstruir a realidade brasileira. Formado na Escola de Belas Artes da UFBA e com ampla experiência no cinema e artes plásticas, Lima vê em “Brazyl” uma possibilidade de dialogar com as angústias e contradições do país.

A Distribuidora Abará Filmes é a responsável pela distribuição do filme dentro do projeto Distribuição de Longas Bahia, contemplado em Edital da Lei Paulo Gustavo – Bahia e com apoio do Governo do Estado da Bahia, através da Secretaria de Cultura via Lei Paulo Gustavo, direcionada pelo Ministério da Cultura e Governo Federal

SINOPSE

BRAZYL, UMA ÓPERA TRAGICRÔNICA mescla a linguagem teatral com a cinematográfica numa jogralesca política refletida de uma parte da realidade social e política do país. Refaz e pontua episódios importantes desde da década de 1930 até os dias atuais, num caminho que passa pela interrupção da democracia em 1964 e o processo de redemocratização. “Brazyl” é uma narrativa ficcional inspirada em fatos reais, através de um manifesto épico delirante sobre o Brasil contemporâneo, o zeitgeist de uma época e suas raízes históricas. É uma leitura fragmentada da antropofagia de Oswald de Andrade. Um texto composto de um discurso amoroso sobre uma nação espoliada pela classe dominante e pelo capital internacional.

       FICHA TÉCNICA

Produção: VPC CINEMAVÍDEO

Roteiro e Direção: José Walter Lima

Co-roteirista: Júlio Góes

Elenco: Clara Paixão, Clovys Torres, Lucas Valadares, Rosana Judkowitch, Vanessa Carvalho e Wagner Vaz

Produção executiva: Sidney Werdesheim

Diretora de produção: Márcia Costa

Assistente de produção: Kelly Debs e Daniela Floquet

Assistente de Direção: Lucas Valadares

Preparação corporal: Bruna Longo

Figurino e Adereços: Roberto Mafra

Cenografia: José Walter Lima

Trilha sonora: Rafa Munhoz

Operação de luz, som e projeção: Gerson Silva (Marmita)

Diretor de Fotografia: Rodrigo Chagas

Câmera: Luan Ferraz

Maquinaria e Luz: João Albuquerque Oliveira

Som: Ana Luiza Penna

Assistente som: Juan Penna Dantas

Co-produção: Abará Filmes, Loukos por Cultura e ONG Banda do Fuxico.

Montagem: Bau Carvalho

Edição de Som: Eduardo Ayrosa

Finalização de imagem: Marcelo Rodriguez

  1. Tempo de filme

1 HORA E 26 MINUTOS

  1. País de origem

BRASIL

  1. País de filmagem

BRASIL

Serviço:

Pré-estreia do filme “Brazyl – Uma Ópera Tragicrônica”, de José Walter Lima

Shopping Frei Caneca – R. Frei Caneca, 569 – Consolação, São Paulo

CineSystem – Sala 3

Grátis

Capacidade – 150 lugares

Envie
Artigo relacionado
Amordivino Filmes relança marca com projetos que narram histórias da comunidade negra
Cinema

Amordivino Filmes relança marca com projetos que narram histórias da comunidade negra

Com um portfólio inovador e comprometido com a representatividade, a produtora fundada...

Sessão do CineMaterna exibe o filme “Operação Natal” nesta terça no Cinemark do RioMar Recife
Cinema

Sessão do CineMaterna exibe o filme “Operação Natal” nesta terça no Cinemark do RioMar Recife

Em votação realizada no site da ONG CineMaterna, o filme escolhido para...

34º Cine Ceará começa neste Sábado com programação gratuita no São Luiz
Cinema

34º Cine Ceará começa neste sábado com programação gratuita no São Luiz

Festival homenageia a Universidade Federal do Ceará (UFC) e grandes personalidades do...

“Ainda Estou Aqui” Estreia nos Estados Unidos para ser Elegível ao Oscar
Cinema

“Ainda Estou Aqui” Estreia nos Estados Unidos para ser Elegível ao Oscar

O filme brasileiro “Ainda Estou Aqui”, dirigido por Walter Salles, está se...