Home Notícias Brasil ultrapassa 1 milhão de motos emplacadas em 2025 e LocaGOra alerta para cuidados essenciais de manutenção e pilotagem
Notícias

Brasil ultrapassa 1 milhão de motos emplacadas em 2025 e LocaGOra alerta para cuidados essenciais de manutenção e pilotagem

Envie
Divulgação
Divulgação
Envie

O mercado de motocicletas segue acelerado em 2025. De janeiro a junho, foram emplacadas 1.029.298 motos em todo o país, segundo levantamento da Fenabrave, que representa os distribuidores de veículos. O número é 10,33% superior ao registrado no mesmo período do ano passado e está alinhado com a projeção da entidade, que prevê um desempenho histórico para o setor até o fim do ano.

 

Com presença em 88 cidades de 25 estados, a LocaGOra, que já é a maior franquia de aluguel de motos do país e a segunda maior locadora do setor, com 25 mil motos em operação e 55 lojas abertas nos próximos meses, listou as principais dicas para que os motociclistas aproveitem o melhor de suas motos, reduzindo custos de manutenção, paradas não programadas e evitando acidentes e muitos problemas futuros. 

 

Confira as cinco dicas que a LocaGOra preparou com seu time de especialistas:

 

1 – Entender a importância da “Manutenção Preventiva”

O motociclista deve sempre ter a consciência de que a manutenção preventiva é mais importante que a corretiva, pois evita que a moto quebre durante o uso, o que pode gerar complicações maiores, como custo mais elevado, por exemplo, ou até mesmo causar algum acidente, colocando a vida em risco. Sempre é importante frisar que cuidar da moto antes de dar problema é mais barato, rápido e seguro

 

Algumas ações são extremamente importantes na prevenção, como a troca de óleo, que varia conforme o tipo de óleo usado, o modelo da moto e a frequência de uso. Geralmente, isso precisa ser feito entre 1.000 e 3.000 km rodados ou 6 meses de uso. A dica da LocaGora é que, se a moto roda muito todo dia, essa manutenção provavelmente deve acontecer a cada 15 dias ou três semanas.

 

Atenção também para os filtros: o filtro de óleo precisa ser trocado junto com o óleo, já para o filtro de ar, a recomendação é que seja limpo ou substituído periodicamente, se a moto percorrer locais com muita sujeira, principalmente. Como manutenção preventiva, também é importante citar as velas de ignição, que devem ser verificadas a cada 10.000 km (ou conforme o manual), e que podem afetar diretamente o desempenho e consumo.

 

2 – Fique de olho na parte mecânica

Alguns componentes mecânicos merecem atenção nos cuidados com a moto. O ideal é lubrificar a corrente de transmissão a cada 500 km ou após andar na chuva. A tensão e o alinhamento também devem ser verificados. É importante observar o desgaste das pastilhas e discos e trocar o fluido de freio a cada um ou dois anos. O desgaste dos pneus e a calibragem precisam ser checados toda semana, de preferência, além de ter atenção com rachaduras ou furos.

3 – O sistema elétrico e a bateria também merecem atenção

Ficar sempre atento se todas as luzes estão funcionando (farol, lanterna, seta e luz de freio). Já com a bateria, os cuidados são manter os polos limpos e verificar se está segurando a carga corretamente, especialmente se a moto tiver ficado parada por muito tempo.

4 – Limpeza e conservação são importantes

Para a lavagem da moto, é preciso usar produtos apropriados e evitar jato forte direto em componentes elétricos. Secar bem após lavar, principalmente as partes metálicas. A proteção contra ferrugem da moto pode ser realizada com a lubrificação de partes metálicas, além de evitar guardá-la molhada. 

5 – Alguns cuidados de uso diário

 

Por fim, alguns cuidados precisam ser tomados diariamente para que a moto funcione bem. Um deles é ficar atento ao aquecimento do motor, deixando-o funcionar por alguns segundos antes de sair, especialmente em dias frios. Também é bom evitar aceleramentos bruscos com o motor frio, excesso de peso e ter consciência que a pilotagem defensiva é a melhor escolha, pois evita quedas e batidas. O cuidado com a vida vem em primeiro lugar!

 

Sobre a LocaGOra

Fundada em 2019 por Fillipe Félix, a LocaGOra é destaque no mercado de locação de motos por oferecer soluções práticas e acessíveis para motoboys e empresas que trabalham com delivery e serviços de entrega, além de profissionais em geral que utilizam esse meio de transporte para melhorar a experiência de mobilidade. Com presença nacional, disponibiliza motos zero km e seminovas, garantindo segurança e eficiência sem burocracia. 

 

A LocaGOra é a segunda maior locadora de motos do Brasil, com mais de 25 mil unidades, e a maior em número de franquias do segmento, com mais de 550 operações em 25 estados e 88 cidades, posições alcançadas por um crescimento rápido e sustentável. Com sede em Belo Horizonte (MG) e unidades operacionais em São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Fortaleza (CE) e Salvador (BA), a empresa conta com modelo de negócios inovador de franquias, baseado em proposta de valor, no qual o franqueado investe de acordo com sua possibilidade, com atendimento personalizado. O formato propõe economia e praticidade, permitindo que o cliente se concentre no seu trabalho sem se preocupar com manutenção, IPVA ou operação de sinistros. 

 

Site: https://locagoraveiculos.com.br/

Instagram: https://www.instagram.com/locagoraoficial/

Linkedin:https://www.linkedin.com/company/locagora-moto/posts/?feedView=all

TikTok: https://www.tiktok.com/@locagoraveiculos

Envie
Artigo relacionado
Notícias

Hoje é Dia: Voz do Brasil e direitos das mulheres negras são destaques

Começamos esta edição destacando o programa de rádio mais antigo do hemisfério...

Notícias

Mega-Sena sorteia neste sábado prêmio acumulado em R$ 25 milhões

As seis dezenas do concurso 2.890 da Mega-Sena serão sorteadas, a partir...

Notícias

Lei do Rio de Janeiro obriga aplicativos a dar mochilas a entregadores

Os aplicativos de entregas no Rio de Janeiro serão obrigados a fornecerem...

Notícias

AGU pede ao Google retirada de sites falsos do CNU 2025

A Advocacia-Geral da União (AGU) pediu nesta sexta-feira (18) ao Google a...