Home Estilo de vida Saúde Brasil tem déficit de mais de 20.000 profissionais de terapia ocupacional
Saúde

Brasil tem déficit de mais de 20.000 profissionais de terapia ocupacional

Envie
Clínica Genial Care (1) (1)
Divulgação/Genial Care
Envie

De acordo com dados do Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (COFFITO), o Brasil conta com cerca de 17.500 terapeutas ocupacionais, resultando em uma média de 6,6 profissionais para cada 100 mil habitantes. O número está consideravelmente abaixo do recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS). O Conselho também revela um déficit aproximado de 24 mil terapeutas ocupacionais no país, ressaltando a urgência de investimentos e formação nessa área.

Com objetivo de educar e fomentar essa frente, a Genial Care, rede de cuidado de saúde atípica especializada em TEA, referência na América Latina, conta com duas importantes iniciativas. Uma delas é o curso gratuito “Autismo 360º- Atuação Multiprofissional”, oferecido para terapeutas ocupacionais e fonoaudiólogos por meio da Genial Care Academy, núcleo focado na criação e aplicação de treinamentos clínicos para profissionais de todos os níveis. Com foco na capacitação voltada para os profissionais da Genial Care, o núcleo contribui também, de modo mais abrangente, com a formação de terapeutas no país, oferecendo um curso gratuito e completo. 

O terapeuta ocupacional é o profissional de saúde que trabalha para auxiliar pessoas de todas as idades a desenvolver ou recuperar as habilidades necessárias para realizar atividades cotidianas e melhorar sua qualidade de vida. Eles intervêm em diversas áreas para promover a autonomia e a independência das pessoas, adaptando ambientes, prescrevendo dispositivos auxiliares e ensinando técnicas específicas. 

“Os terapeutas ocupacionais desempenham um papel fundamental na recuperação de pessoas. Falando da minha área de atuação, que são os cuidados com crianças atípicas, o T.O. é fundamental na vida das crianças com autismo, pois ajuda a construir as bases para o desenvolvimento das habilidades essenciais para a independência e vida diária. É o profissional especialista em adaptar ambientes, implementar estratégias personalizadas e oferecer suporte contínuo, a partir do contexto do indivíduo, garantindo que cada criança possa alcançar seu máximo potencial e participar com mais plenitude de suas atividades cotidianas”, explica a Supervisora de Terapia Ocupacional da Genial Care, Alessandra Peres.

Curso gratuito oferece aprofundamento em atuação multiprofissional no TEA

“A capacitação, desenvolvida pela Genial Care, emprega conceitos e técnicas inovadoras para formar terapeutas multiprofissionais com uma abordagem integral. Durante as aulas, os participantes terão a oportunidade de interagir com colegas de mercado e instrutores especializados, utilizando uma metodologia de aprendizagem de alto impacto que integra teoria, prática e avaliação”, ressalta Alessandra.

A próxima turma do curso inicia-se em 9 de agosto, e as inscrições estão abertas. Mais informações podem ser obtidas diretamente no site

“O autismo é um transtorno do neurodesenvolvimento amplo que requer abordagens terapêuticas específicas e personalizadas para atender às necessidades individuais de cada criança. No entanto, a demanda por terapeutas ocupacionais com experiência nesse campo supera em muito a oferta disponível, resultando em longos períodos de espera para acesso a serviços essenciais de intervenção precoce”, explica a Diretora Clínica de Cursos e Terapeuta Ocupacional da Genial Care, Mariana Tonetto. “Por este motivo, iniciativas como o podcast e o curso, disponibilizados gratuitamente, são essenciais para democratizar o conhecimento e para que o mercado possa contar com cada vez mais profissionais capacitados. A Teoria de Integração Sensorial Ayres é complexa, mas pode ser difundida no mercado de diversas formas, e o podcast e o curso são recursos que a Genial Care disponibiliza e que fazem toda a diferença no acesso à informação”.

Podcast especializado busca informar e capacitar profissionais

Outra iniciativa da rede é o podcast ‘Podfalar, terapeuta!’, focado em profissionais que trabalham com o Transtorno do Espectro Autista (TEA), como terapeutas ocupacionais, psicólogos e fonoaudiólogos. 

“O ‘Podfalar, terapeuta!’ é um projeto estratégico que possui o objetivo de aumentar a visibilidade dos terapeutas e abrir discussões sobre o tema. Com essas iniciativas, a Genial Care espera criar uma forte conexão com os profissionais de todas as especialidades, oferecendo conteúdos relevantes e de qualidade que contribuam para suas práticas clínicas e para o desenvolvimento do tratamento do autismo no Brasil” afirma Alessandra Peres.

A diretora ainda comenta que a decisão de criar um podcast veio da vontade de apoiar as práticas clínicas, atualizar os profissionais com as novidades e tendências do mercado e garantir que o autismo não seja “tabu” na sociedade. O “Podfalar, terapeuta!” apresentará no próximo dia 06 de agosto um episódio com o tema Nível de Alerta, trazendo a supervisora de Terapia Ocupacional da Genial Care, Alessandra Peres. As edições anteriores do podcast estão disponíveis no Spotify e YouTube da Genial Care.

Como o terapeuta ocupacional atua?

As principais áreas de atuação do terapeuta ocupacional incluem:

  1. Reabilitação física: voltada a pessoas que sofreram lesões, acidentes ou têm condições médicas que afetam sua capacidade física. O terapeuta ajuda a recuperar habilidades motoras e funcionais.
  2. Saúde mental: voltada a pessoas que necessitam de auxílio para desenvolver habilidades sociais, emocionais e cognitivas, com foco em um dia a dia com mais independência e qualidade de vida.
  3. Pediatria: trabalham com crianças para desenvolver habilidades motoras, cognitivas e sociais essenciais para o aprendizado e a interação social.
  4. Gerontologia: tratam de idosos, ajudando a manter sua independência, segurança e qualidade de vida à medida que envelhecem.
  5. Ergonomia: avaliam e modificam ambientes de trabalho para prevenir lesões ocupacionais e melhorar a eficiência.

O terapeuta ocupacional é uma figura essencial também para outros profissionais, pois colabora com equipes multidisciplinares, como médicos, fisioterapeutas, fonoaudiólogos e assistentes sociais, para fornecer um cuidado abrangente e personalizado, adaptando atividades e ambientes às necessidades específicas de cada indivíduo, buscando sempre promover o bem-estar e a funcionalidade máxima de seus pacientes.

__ 

Genial Care

A Genial Care é uma rede de cuidados de saúde atípica referência na América Latina. Especializada no cuidado e desenvolvimento de crianças com TEA (Transtorno do Espectro Autista) e suas famílias. Unindo modelos terapêuticos próprios, suporte educacional e tecnologia de ponta para maximizar a qualidade de vida e o bem-estar de todas as pessoas envolvidas no processo de intervenção. Atualmente conta com um time de mais de 200 pessoas, unidas pelo propósito de garantir que toda criança atinja o seu máximo potencial. Site / YouTube / Instagram / Facebook / LinkedIn 

Envie
Artigo relacionado
Saúde

Estado do Rio tem postos volantes para ampliar vacinação contra gripe

Com a finalidade de aumentar a imunização contra a gripe nos 92...

Divulgação
Saúde

Cansaço da mente: Dr. Roberto Roni explica os sinais que você não deve ignorar

Psicólogo e especialista em neurociência e comportamento fala sobre os limites entre...

Saúde

Goiás decreta emergência por Síndrome Respiratória Aguda Grave

O governo de Goiás decretou, nesta segunda-feira (30), estado de emergência em...

Foto Divulgação
Saúde

Biolab gravou episódio inédito de podcast sobre saúde mental no Brain Congress 2025, em Fortaleza (CE)

A Biolab Farmacêutica reafirma seu compromisso com a promoção de iniciativas que...