Home Negócios Brasil tem 7,4 milhões de pessoas em teletrabalho e profissão de assistente virtual ganha força
Negócios

Brasil tem 7,4 milhões de pessoas em teletrabalho e profissão de assistente virtual ganha força

Envie
Foto: Divulgação
Envie

Atividades de áreas administrativas, de informação, comunicação e atividades financeiras estão entre as principais profissões

O teletrabalho se tornou realidade e ganha cada vez mais espaço entre os brasileiros. Segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), 7,4 milhões de pessoas exerciam teletrabalho em 2022 no Brasil. O levantamento integra um módulo inédito da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad).

De acordo com o instituto, o teletrabalho é caracterizado pelo uso de dispositivos eletrônicos como computador, tablet ou telefone para a realização das atividades laborais em locais alternativos ao endereço padrão. Uma profissão com essas características e que ganha cada vez mais espaço no Brasil é a de Assistente Virtual.

Camile Just, referência dessa profissão no Brasil e head de Produto na escola de negócios O Novo Mercado, descobriu que poderia oferecer serviços administrativos, financeiros e de secretariado para várias empresas de diversos setores e localidades sem sair de casa. “Ser assistente virtual é criar o seu próprio trabalho, decidindo quantas horas e em que horário prefere trabalhar, com quais serviços e que tipo de clientes quer atender. Além disso, a profissão proporciona mais liberdade e autonomia para escolher como usar o seu tempo, priorizando a família, saúde, projetos pessoais e muito mais”, afirma Camile.

De qualquer lugar no mundo, o prestador pode oferecer atividades variadas para diversas empresas nas áreas administrativa, financeira ou de secretariado. Entre os principais serviços, estão controle de contas a pagar e receber, emissão de notas fiscais, orçamentos, contato com fornecedores, contratação de funcionários e até mesmo cobrança e controle de pagamentos, gestão de agenda, entre outras inúmeras atividades, dependendo do ramo de atividade da empresa.

A profissão também se mostrou uma opção para quem busca recolocação no mercado de trabalho, principalmente após os 50 anos. Márcia Cantão, de 66 anos, trabalha há seis anos como assistente virtual, profissão que foi um marco em sua vida e que possibilitou uma nova perspectiva após sua aposentadoria. “A profissão contribuiu para eu superar minhas próprias dificuldades e enfrentar o etarismo. Durante a pandemia, vi a oportunidade de me dedicar aos estudos e crescer ainda mais na profissão que me oferece uma oportunidade de renda. Hoje, tenho a liberdade para atuar e atender clientes de diversas áreas, que vão desde uma escola de yoga até escritórios de arquitetura”, afirma.

Sobre O Novo Mercado

O Novo Mercado é a maior escola de marketing digital e negócios do país, e oferece aulas e cursos exclusivos para quem deseja dar os primeiros passos no mundo digital, além de formações profissionalizantes. Em 2022, a escola atingiu a marca de mais de 500 aulas e 160 mil alunos, distribuídos em mais de 90 países. 

vinicius.oliveira@loures.com.br 

11 98384-2509

Envie
Artigo relacionado
Negócios

O Plágio que Mudou a Carreira de Marcos Marafigo

Uma experiência negativa levou Marcos a se tornar um especialista respeitado na...

Negócios

A Mostra Kzulo de Arquitetura, Decoração, Design e Paisagismo retorna em 2024

Com o tema “Histórias”, explorando o rico legado cultural de Goiás e...

Negócios

Marcos Marafigo: Conectando Empresários e Impulsionando Negócios com o “Café com Negócios”

Marcos Marafigo, especialista em registro de marcas, está revolucionando a maneira como...